02 > Lançamento do novo site da Biblioteca Central
Em comemoração dos 20 anos de serviço on-line.
Em comemoração dos 20 anos de serviço on-line.
Bate-papo com o diretor sobre o longa-metragem Um filme de cinema.
O Prof. Nicholas Onuf (IRI) apresentou os principais pontos do seu próximo livro, The Mightie Frame: The Modern World and Epochal Change. A Profa. Marta Fernández (IRI), como moderadora do debate, e o professor Victor Coutinho Lage, da UFBA, como apresentador, participaram do encontro.
Esta edição celebra os dez anos da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Na abertura do evento, a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O.Cist., do Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e do Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.
As discussões foram pautadas pelo tema Estudos da linguagem na vida contemporânea. A programação incluiu ainda painéis de debate, palestra, apresentação de alunos, sessão de pôsteres e workshops. Evento do Departamento de Letras.
O convidado foi o historiador e diplomata Alberto da Costa e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras.
Com o Prof. Marcos Figueiredo, da Unirio. Evento do Departamento de Geografia e Meio Ambiente.
Com o Prof. Rodrigo Penna (GEO). Evento do Departamento de Geografia e Meio Ambiente.
O evento fez parte das atividades da Semana de Inovação Suécia-Brasil, promovida pela Embaixa da Suécia. O Modelo de Inovação Triple Helix destaca a sinergia e a integração dos atores do ecossistema de inovação gerando avanços tecnológicos em várias áreas, com grandes impactos sociais.
Palestra com o diretor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Télécom ParisTech, Prof. Christian Licoppe, com o tema Como aplicativos de geolocalização em smartphones podem se tornar mecanismo de controle, vigilância e coerção. Evento do Departamento de Ciências Sociais.
Aula organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito. A palestrante convidada foi a diretora do Centro pela Justiça e o Direito Internacional, Beatriz Affonso.
Conduzida pelo padre Luiz Fernando Klein S.J., a jornada teve por objetivo refletir sobre a relação professor-aluno a partir da Pedagogia Inaciana. Realizada no Centro Loyola de Fé e Cultura.
Abertura com o Prof. Júlio Diniz (Decano do CTCH) e o Prof. Alexandre Montaury (LET). Participação de Eneida Maria de Souza (UFMG), Frederico Coelho (LET), Renato Cordeiro Gomes (COM), Eneida Leal Cunha (LET), Marília Rothier Cardoso (LET), Roberto Correa dos Santos, da UERJ, Anamaria Skinner, da UFRJ e Luiz Fernando Medeiros de Carvalho, da UFF. Exibição de documentário sobre Silviano Santiago.
A revista The Nonproliferation Review dedicou uma seção especial à análise da política nuclear brasileira durante os governos do Partido dos Trabalhadores (PT). O debate reuniu os professores Monica Herz (IRI), Layla Dawood, da UERJ e Victor Coutinho, da UFBA. Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais.
O encontro debateu o exercício da advocacia voltado para movimentos sociais. A discussão reuniu a advogada Raphaela Lopes, da organização de direitos humanos Justiça Global, a advogada popular Maira de Souza Moreira e o integrante do Fórum Capixaba em Defesa do Rio Doce, Gabriel Vicente Riva. Evento organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e pelo Departamento de Direito.
O evento promoveu o debate sobre atores subalternos e sobre temas tradicionalmente subestimados no campo de estudo das Relações Internacionais, a partir do contributo das abordagens pós-coloniais.
Os diversos espaços para comunicações, pôsteres e painéis obedeceram a quatro eixos temáticos: Leitura e Educação, Leitura Infância e Juventude, Leitura e Novas Tecnologias, Leitura e Cultura Popular. O seminário abordou também os rumos das pesquisas em leitura e projetos de formação de leitores e apresentou um painel da situação da leitura no Brasil e em países da América Latina. A conferência de abertura, Leitura, Desenvolvimento e Inclusão, ficou a cargo de Mempo Giardinelli, da Fundación Mempo Giardinelli, Argentina. Realizado no Salão da Pastoral.
A palestra teve como convidada a doutoranda em Teologia Maria Cristina Furtado. Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.
Seminário interno de Diálogo Ecumênico do Programa de Pós-Graduação em Teologia. Na abertura, palestra do Prof. Pe. Luís Corrêa Lima S.J. sobre a importância histórica da comemoração conjunta da Reforma. O Diálogo toma como ponto de partida o documento de diálogo luterano-católico Do Conflito à Comunhão. Evento do Departamento de Teologia.
Homenagem aos funcionários e professores que completaram 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 anos de atuação na Universidade. Presentes o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e o Vice-Reitor Comunitário Prof. Augusto Sampaio. Evento realizado no Ginásio Poliesportivo.
Os encontros começaram às 11h com uma intervenção cultural no Anfiteatro Junito Brandão e terminam às 17h, após um debate no auditório B6, na Ala Frings. O projeto é uma realização do Grupo de Estudos de Antropologia das Religiões de Matriz Africana (GEARMA), do CASOC, do Coletivo Malungos - Juventude de Terreiro RJ, do Ile Omiojuaro e do Núcleo de Estudos Constitucionais (NEC). Evento organizado pelo Departamento de Ciências Sociais.
Com o Prof. João Carlos Soares de Mello, da UFF, que desenvolve pesquisas relacionadas ao índice H, discutido na última avaliação quadrienal da CAPES (2013-2016) em comitês de avaliação de algumas Engenharias. No caso das Engenharias III, foi um dos subitens considerados na avaliação dos programas. Evento de interesse não apenas para os professores dos programas de Engenharias III, como também de outras áreas, visto que o uso dessa métrica pode representar uma tendência de avaliação. Realização do Departamento de Engenharia Industrial.
Com o arquiteto e designer italiano Water Arturo Vittori, da ONG Warka, o evento foi organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Seminário sobre a subalternização do meio ambiente pelas práticas e discursos internacionais. Organizado pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI).
O tema das Mesas foram Política Externa Brasileira e Cultura e Teoria de Relações Internacionais.
No primeiro dia do Encontro, os professores Patrícia Machado, da PUC-Rio e Julio Bezerra, da UFRJ, discutiram o cinema de Guy Debord. No segundo dia, os professores Gustavo Celedón, da Universidade de Valparaíso e Liliane Heynemann, da PUC-Rio, abordaram a questão do espetáculo na obra de Debord. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.
Resistir foi o tema do encontro organizado pelo programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, que reuniu artistas, intelectuais e pós-graduandos do Brasil e do exterior.
A PUC-Rio ficou entre as 4% melhores universidades da América Latina, segundo o QS Latin American Rankings 2018, ocupando a 13ª posição geral. Foram avaliadas pelo ranking 400 universidades, oriundas de 10 países. A PUC-Rio conquistou, ainda, a sexta posição nacional, sendo a única instituição privada a figurar entre as dez melhores do Brasil. Destacou-se também junto à comunidade acadêmica e ao mercado de trabalho, tendo obtido a quarta posição brasileira no indicador de reputação nesses segmentos.
Com o secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio de Janeiro, Índio da Costa, que explicou como a violência urbana interfere em outras áreas da cidade, como a saúde e educação. Evento realizado no Auditório Padre Anchieta.
Com o Prof. Luiz Antonio Groppo, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Evento do Departamento de Comunicação Social.
Os seguintes temas foram abordados no encontro: autismo, Síndrome de Burnout, desenho da família, motivações para se ter filhos, vulnerabilidade social e estresse em minorias LGB e psicometria. Evento apoiado pelo Departamento de Psicologia.
O filme reúne depoimentos de artistas sobre suas experiências na ditadura militar. Após a exibição, houve palestra com os professores Larissa Corrêa e Romulo Matos, do Departamento de História.
O Pe. Arturo Sosa S.J. conheceu as instalações e alguns dos projetos realizados pela Universidade, e reuniu-se com o Reitor, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., com os vice-reitores, decanos e professores.
Realizada em vários países do mundo, o encontro é dedicado aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o evento contou com palestras e sessões técnicas e pedagógicas para usuários, desenvolvedores e administradores, em todos os níveis.
Temas como genômica, bioinformática, novas tecnologias no tratamento do câncer e inovação no ensino médico foram abordados. O encontro terá a participação de pesquisadores da Universidade e do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O simpósio é organizado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia em Saúde da PUC-Rio (NITES).
Abertura com o Prof. Luiz Roberto Cunha (Decano do CCS) e Bekithemba Gumbo, da ONU. Mesa sobre a Democratização do Acesso aos Serviços Públicos Coletivos, com Ana Lucia Brito, do PROURB-UFRJ; Pricila Loretti, da UFRRJ, LeMetro/UFRJ e InEAC/UFF; e Cláudio Maximiano, Subsecretário de Estado de Obras Civis e Programas Especiais/RJ. Lançamento do documentário Permanecer, a luta pelo direito à cidade. Evento organizado pelo Departamento de Serviço Social.
O Prof. Pe. Paul Schweitzer S.J. (MAT) apresentou teorias atuais sobre o assunto e procurou a convergência com a fé cristã em sua tradição de filosofia e teologia. Evento do Departamento de Matemática.
Presença de professores do Departamento de Matemática da PUC-Rio e de instituições como o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Palestra com a Profa. Sylvie Debs, da Universidade de Strasbourg. Ela coordena a Casa Brasileira de Refúgio, um centro voltado para o apoio e proteção de escritores e artistas exilados. Evento organizado pelo Departamento de Letras.
Palestras técnicas, mesa-redonda sobre inserção na indústria de jogos e mostra de jogos são algumas das atividades organizadas pelo Departamento de Artes e Design.
O debate tratou das relações históricas e atuais entre arte e sociedade no país. Participaram a Profa. Emi Koide, do Centro de Artes, Letras e Humanidades da UFRB; a curadora da 4ª edição da Biennale de Lubumbashi, Daniella Géo, e a artista-residente do Congo, Jean Katambayi Mukendi.
A PUC-Rio foi considerada a melhor instituição da Região Sudeste entre as instituições privadas pelo Prêmio Melhores Universidades 2017, do Guia do Estudante da Editora Abril. A Universidade já havia sido contemplada com o prêmio nas categorias Artes e Design, Engenharia e Produção e Informática e Ciências Exatas. O Prêmio Melhores Universidades 2017, além de identificar os vencedores e finalistas de suas duas tradicionais categorias – Universidade do Ano e As Melhores por Área de Conhecimento – deu destaque também às melhores instituições por região.
A palestra de abertura teve como convidados o Prof. Gabriel Ulyssea (ECO) e o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ). O ciclo ocorreu nos dias 23, 25 e 27 de outubro.
Com o Prof. José Márcio Camargo (ECO). Encontro organizado pela Associação de Antigos Alunos e pelo Departamento de Administração.
Com o objetivo de debater com a comunidade científica as questões e desafios da Amazônia, pesquisadores nacionais e locais participaram dos debates, representando as comunidades ribeirinhas e mulheres indígenas. Mesas-redondas no auditório do RDC, rodas de conversa e atividades lúdicas no Anfiteatro Junito Brandão, mostras sobre a cultura amazônica e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) nos pilotis da Ala Kennedy fizeram parte da programação. A palestra de abertura com o Reitor Pe. Josafá S.J. tratou da Laudato Si‘ e a Amazônia.
Promovido pelos alunos da disciplina de Marketing Esportivo do Departamento de Comunicação Social.
Seminário organizado pelo Núcleo de Educação de Adultos.
Concluída a reforma na Casa da Medicina, localizada na Estrada da Gávea, 36. O novo espaço, de 900 m2, oferece dois auditórios, salas de aula, laboratórios de pesquisa e de informática. Projetos de pesquisa que fazem parte do Núcleo de Inovação e Tecnologia em Saúde (NITES) desenvolvem atividades neste local, além de atividades acadêmicas e palestras do Departamento. A inauguração contou com a presença do reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., além dos vice-reitores, decanos, professores e convidados.
Palestra com o Prof. José Ferreira Alves, da Universidade do Porto. Evento do Departamento de Matemática.
Palestra com a jornalista Ana Luiza Prudente. Evento do Departamento de Comunicação Social.
Foi exibido o curta A Mulher em Travessia, que percorre o universo de mulheres de diferentes nacionalidades em situação de refúgio, em sua acolhida no Rio de Janeiro. O encontro discutiu o impacto de questões de gênero na experiência de refúgio. Participaram do evento Emanuela Pinheiro, criadora do curta, Catalina Revollo Pardo e Nelly Camach. A mesa-redonda fez parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da ACNUR na PUC-Rio e foi organizada pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.
O objetivo do encontro foi promover a interação entre universidades e empresas interessadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Evento realizado no Auditório do IAG, organizado pelo Departamento de Psicologia.
O evento anual é organizado pelo Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI) do Departamento de Artes e Design para comemorar o mês da Ergonomia. O objetivo é celebrar os avanços das melhores práticas na criação de produtos e serviços e contrinuir para a educação das pessoas sobre a importância da usabilidade em nossas vidas diárias. O WUD, que acontece ao redor do mundo, foca em tornar a comunidade de Designers, Ergonomistas e outros participantes da área em uma comunidade de excelência, cada vez mais comprometida com a usabilidade e a experiência do usuário. O tema do ano foi A Inclusão por meio da Experiência do Usuário.
O Encontro Redes Sociais, Problemas, Prazeres e Aprendizagens debateu a importância das redes sociais, assinalando seus pontos positivos e negativos para a aprendizagem, socialização e qualidade de vida.
O pastor Edson Fernando de Almeida, integrante do grupo de pesquisa Apophatiké - Estudos Transdisciplinares em Mística, foi o convidado do encontro organizado pela Cátedra Carlo Maria Martini.
Conferência com o Prof. Fabio Fonseca Figueiredo, da UFRN. Evento do Seminário LEUS-2017 - Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais do Departamento de Serviço Social.