Cronologia do ano

02 > Lançamento do novo site da Biblioteca Central

Em comemoração dos 20 anos de serviço on-line.

02 > Conversa com o cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho

Bate-papo com o diretor sobre o longa-metragem Um filme de cinema.

O Prof. Luiz Costa Lima dirige-se à plateia. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
O Prof. Luiz Costa Lima dirige-se à plateia. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

02 > Ciclo de entrevistas em homenagem ao Prof. Luiz Costa Lima

As entrevistas abordaram os livros publicados pelo homenageado. Evento organizado pelo Departamento de História.

03 > Epochal Change in the Modern World

O Prof. Nicholas Onuf (IRI) apresentou os principais pontos do seu próximo livro, The Mightie Frame: The Modern World and Epochal Change.  A Profa. Marta Fernández (IRI), como moderadora do debate, e o professor Victor Coutinho Lage, da UFBA, como apresentador, participaram do encontro.

03 e 05 > VIII Simpósio de Teologia

Esta edição celebra os dez anos da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Na abertura do evento, a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O.Cist., do Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e do Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.

03 a 06 > VI Ciclo de Debates em Linguagem

As discussões foram pautadas pelo tema Estudos da linguagem na vida contemporânea. A programação incluiu ainda painéis de debate, palestra, apresentação de alunos, sessão de pôsteres e workshops. Evento do Departamento de Letras.

04 > Debate sobre a África

O convidado foi o historiador e diplomata Alberto da Costa e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras.

05 > Fragmentação de Habitats e Perda da Diversidade Biológica: O que Dizem os Pequenos Mamíferos da Mata Atlântica?

Com o Prof. Marcos Figueiredo, da Unirio. Evento do Departamento de Geografia e Meio Ambiente.

05 > Pobreza, Cultura e Meio Ambiente: O Caso de Comunidades Quilombolas na Mata Atlântica do Sudeste Brasileiro

Com o Prof. Rodrigo Penna (GEO). Evento do Departamento de Geografia e Meio Ambiente.

Evento realizado no auditório do IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Evento realizado no auditório do IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

06 > Encontros AGI/PUC-Rio: Innovation Triple Helix - O Modelo Sueco de Inovação

O evento fez parte das atividades da Semana de Inovação Suécia-Brasil, promovida pela Embaixa da Suécia. O Modelo de Inovação Triple Helix destaca a sinergia e a integração dos atores do ecossistema de inovação gerando avanços tecnológicos em várias áreas, com grandes impactos sociais.

06 > A Geolocalização da Vida Cotidiana

Palestra com o diretor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Télécom ParisTech, Prof. Christian Licoppe, com o tema Como aplicativos de geolocalização em smartphones podem se tornar mecanismo de controle, vigilância e coerção. Evento do Departamento de Ciências Sociais.

06 > Do Caso da Guerrilha do Araguaia ao Caso Herzog: Litigância Estratégica no Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Aula organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito. A palestrante convidada foi a diretora do Centro pela Justiça e o Direito Internacional, Beatriz Affonso.

07 > XII Jornada de Docentes Católicos do Ensino Superior

Conduzida pelo padre Luiz Fernando Klein S.J., a jornada teve por objetivo refletir sobre a relação professor-aluno a partir da Pedagogia Inaciana. Realizada no Centro Loyola de Fé e Cultura.

O prof. Silviano Santiago, ao final da homenagem. Fotógrafa Beatriz Meireles. Acervo Comunicar.
O prof. Silviano Santiago, ao final da homenagem. Fotógrafa Beatriz Meireles. Acervo Comunicar.

09 > Homenagem a Silviano Santiago

Abertura com o Prof. Júlio Diniz (Decano do CTCH) e o Prof. Alexandre Montaury (LET). Participação de Eneida Maria de Souza (UFMG), Frederico Coelho (LET), Renato Cordeiro Gomes (COM), Eneida Leal Cunha (LET), Marília Rothier Cardoso (LET), Roberto Correa dos Santos, da UERJ, Anamaria Skinner, da UFRJ e Luiz Fernando Medeiros de Carvalho, da UFF. Exibição de documentário sobre Silviano Santiago.

09 > Mesa-Redonda The Nonproliferation Review

A revista The Nonproliferation Review dedicou uma seção especial à análise da política nuclear brasileira durante os governos do Partido dos Trabalhadores (PT). O debate reuniu os professores Monica Herz (IRI), Layla Dawood, da UERJ e Victor Coutinho, da UFBA. Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais.

09 > Advocacia Popular: Prática e Reflexão

O encontro debateu o exercício da advocacia voltado para movimentos sociais. A discussão reuniu a advogada Raphaela Lopes, da organização de direitos humanos Justiça Global, a advogada popular Maira de Souza Moreira e o integrante do Fórum Capixaba em Defesa do Rio Doce, Gabriel Vicente Riva. Evento organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e pelo Departamento de Direito.

Abertura do Seminário, no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura do Seminário, no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

09 a 11 > Seminário Descolonizando as Relações Internacionais: Pós-Colonialismo e seus Fragmentos

O evento promoveu o debate sobre atores subalternos e sobre temas tradicionalmente subestimados no campo de estudo das Relações Internacionais, a partir do contributo das abordagens pós-coloniais.

09 a 11 > II Simpósio Internacional de Leitura e o VIII Encontro Nacional da Cátedra UNESCO de Leitura

Os diversos espaços para comunicações, pôsteres e painéis obedeceram a quatro eixos temáticos: Leitura e Educação, Leitura Infância e Juventude, Leitura e Novas Tecnologias, Leitura e Cultura Popular. O seminário abordou também os rumos das pesquisas em leitura e projetos de formação de leitores e apresentou um painel da situação da leitura no Brasil e em países da América Latina. A conferência de abertura, Leitura, Desenvolvimento e Inclusão, ficou a cargo de Mempo Giardinelli, da Fundación Mempo Giardinelli, Argentina. Realizado no Salão da Pastoral.

10 > Palestra Intolerância de Gênero

A palestra teve como convidada a doutoranda em Teologia Maria Cristina Furtado. Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.

10 > Seminário A Reforma e o Diálogo Ecumênico

Seminário interno de Diálogo Ecumênico do Programa de Pós-Graduação em Teologia. Na abertura, palestra do Prof. Pe. Luís Corrêa Lima S.J. sobre a importância histórica da comemoração conjunta da Reforma. O Diálogo toma como ponto de partida o documento de diálogo luterano-católico Do Conflito à Comunhão. Evento do Departamento de Teologia.

O Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. na abertura do evento. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
O Reitor Prof. Pe. Josafá S.J. na abertura do evento. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

10 > Confraternização dos professores e funcionários técnico-administrativos

Homenagem aos funcionários e professores que completaram 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 anos de atuação na Universidade. Presentes o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e o Vice-Reitor Comunitário Prof. Augusto Sampaio. Evento realizado no Ginásio Poliesportivo.

Apresentação que antecedeu à palestra no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Apresentação que antecedeu à palestra no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

16 > Série de atividades Contra o Racismo Religioso

Os encontros começaram às 11h com uma intervenção cultural no Anfiteatro Junito Brandão e terminam às 17h, após um debate no auditório B6, na Ala Frings. O projeto é uma realização do Grupo de Estudos de Antropologia das Religiões de Matriz Africana (GEARMA), do CASOC, do Coletivo Malungos - Juventude de Terreiro RJ, do Ile Omiojuaro e do Núcleo de Estudos Constitucionais (NEC). Evento organizado pelo Departamento de Ciências Sociais.

16 > Palestra sobre o Índice H

Com o Prof. João Carlos Soares de Mello, da UFF, que desenvolve pesquisas relacionadas ao índice H, discutido na​ última avaliação quadrienal da CAPES (2013-2016) em comitês de avaliação de algumas Engenharias. No caso das Engenharias III, foi um dos subitens considerados na avaliação dos programas. Evento de interesse não apenas para os professores dos programas de Engenharias III, como também de outras áreas, visto que o uso dessa métrica ​pode representar uma tendência de avaliação. Realização do Departamento de Engenharia Industrial.

16 > Palestra Internacional de Sustentabilidade

Com o arquiteto e designer italiano Water Arturo Vittori, da ONG Warka, o evento foi organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

16 e 17 > Pode a Natureza Falar?

Seminário sobre a subalternização do meio ambiente pelas práticas e discursos internacionais. Organizado pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI).

16 e 17 > II Simpósio do Centro Acadêmico de Relações Internacionais

O tema das Mesas foram Política Externa Brasileira e Cultura e Teoria de Relações Internacionais.

16 e 18 > Os 50 anos do livro A Sociedade do Espetáculo, do escritor marxista Guy Debord

No primeiro dia do Encontro, os professores Patrícia Machado, da PUC-Rio e Julio Bezerra, da UFRJ, discutiram o cinema de Guy Debord. No segundo dia, os professores Gustavo Celedón, da Universidade de Valparaíso e Liliane Heynemann, da PUC-Rio, abordaram a questão do espetáculo na obra de Debord. Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

16 a 20 > IV Seminário Letras Expandidas

Resistir foi o tema do encontro organizado pelo programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, que reuniu artistas, intelectuais e pós-graduandos do Brasil e do exterior.

17 > A PUC-Rio entre as melhores do QS Latin American Rankings 2018

A PUC-Rio ficou entre as 4% melhores universidades da América Latina, segundo o QS Latin American Rankings 2018, ocupando a 13ª posição geral. Foram avaliadas pelo ranking 400 universidades, oriundas de 10 países. A PUC-Rio conquistou, ainda, a sexta posição nacional, sendo a única instituição privada a figurar entre as dez melhores do Brasil. Destacou-se também junto à comunidade acadêmica e ao mercado de trabalho, tendo obtido a quarta posição brasileira no indicador de reputação nesses segmentos.

17 > Palestra sobre a segurança pública da cidade

Com o secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio de Janeiro, Índio da Costa, que explicou como a violência urbana interfere em outras áreas da cidade, como a saúde e educação. Evento realizado no Auditório Padre Anchieta.

Apresentação do novo sistema da Biblioteca, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Apresentação do novo sistema da Biblioteca, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

17 > 20 Anos Online da DBD

Com a presença do Reitor, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e do Vice-Reitor Acadêmico, Prof. José Ricardo Bergmann.

18 > Palestra Teorias Contemporâneas da Juventude

Com o Prof. Luiz Antonio Groppo, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Evento do Departamento de Comunicação Social.

18 > II Encontro do APlab: pesquisas e práticas em avaliação psicológica

Os seguintes temas foram abordados no encontro: autismo, Síndrome de Burnout, desenho da família, motivações para se ter filhos, vulnerabilidade social e estresse em minorias LGB e psicometria. Evento apoiado pelo Departamento de Psicologia.

18 > Apresentação do documentário Canções do Exílio: A labareda que lambeu tudo, de Geneton Moraes Neto

O filme reúne depoimentos de artistas sobre suas experiências na ditadura militar. Após a exibição, houve palestra com os professores Larissa Corrêa e Romulo Matos, do Departamento de História.

Palestra do Pe. Arturo Sosa S.J. no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Palestra do Pe. Arturo Sosa S.J. no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

18 > Visita do Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa S.J.

O Pe. Arturo Sosa S.J. conheceu as instalações e alguns dos projetos realizados pela Universidade, e reuniu-se com o Reitor, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., com os vice-reitores, decanos e professores.

18 e 19 > Conferência MoodleMoot Brasil 2017

Realizada em vários países do mundo, o encontro é dedicado aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o evento contou com palestras e sessões técnicas e pedagógicas para usuários, desenvolvedores e administradores, em todos os níveis.

19 > Simpósio de Tecnologia e Inovação em Saúde

Temas como genômica, bioinformática, novas tecnologias no tratamento do câncer e inovação no ensino médico foram abordados. O encontro terá a participação de pesquisadores da Universidade e do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O simpósio é organizado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia em Saúde da PUC-Rio (NITES).

19 > Seminário Anual LEUS - Serviços públicos coletivos e a luta pelo direito à cidade

Abertura com o Prof. Luiz Roberto Cunha (Decano do CCS) e Bekithemba Gumbo, da ONU. Mesa sobre a Democratização do Acesso aos Serviços Públicos Coletivos, com Ana Lucia Brito, do PROURB-UFRJ; Pricila Loretti, da UFRRJ, LeMetro/UFRJ e InEAC/UFF; e Cláudio Maximiano, Subsecretário de Estado de Obras Civis e Programas Especiais/RJ. Lançamento do documentário Permanecer, a luta pelo direito à cidade. Evento organizado pelo Departamento de Serviço Social.

19 > Seminário Religião e Ciência - O Mistério da Consciência: A Ciência Atual e a Tradição Cristã

O Prof. Pe. Paul Schweitzer S.J. (MAT) apresentou teorias atuais sobre o assunto e procurou a convergência com a fé cristã em sua tradição de filosofia e teologia. Evento do Departamento de Matemática.

19 e 20 > XV Oktobermat

Presença de professores do Departamento de Matemática da PUC-Rio e de instituições como o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

20 > Um Olhar Francês Sobre a Literatura e o Cinema Brasileiro

Palestra com a Profa. Sylvie Debs, da Universidade de Strasbourg. Ela coordena a Casa Brasileira de Refúgio, um centro voltado para o apoio e proteção de escritores e artistas exilados. Evento organizado pelo Departamento de Letras.

20 > 18º Encontro RING - Desenvolvedores de Jogos do Rio de Janeiro

Palestras técnicas, mesa-redonda sobre inserção na indústria de jogos e mostra de jogos são algumas das atividades organizadas pelo Departamento de Artes e Design.

20 > Seminário República Democrática do Congo Hoje: Um Olhar Sobre a Sociedade Pela Lente da Arte

O debate tratou das relações históricas e atuais entre arte e sociedade no país. Participaram a Profa. Emi Koide, do Centro de Artes, Letras e Humanidades da UFRB; a curadora da 4ª edição da Biennale de Lubumbashi, Daniella Géo, e a artista-residente do Congo, Jean Katambayi Mukendi.

23 > Melhores Universidades 2017: PUC-Rio é a melhor instituição privada da Região Sudeste

A PUC-Rio foi considerada a melhor instituição da Região Sudeste entre as instituições privadas pelo Prêmio Melhores Universidades 2017, do Guia do Estudante da Editora Abril. A Universidade já havia sido contemplada com o prêmio nas categorias Artes e Design, Engenharia e Produção e Informática e Ciências Exatas. O Prêmio Melhores Universidades 2017, além de identificar os vencedores e finalistas de suas duas tradicionais categorias – Universidade do Ano e As Melhores por Área de Conhecimento – deu destaque também às melhores instituições por região.

Mesa de abertura do evento, no auditório B6. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Mesa de abertura do evento, no auditório B6. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

23 a 27 > Ciclo de Debates Direito em Movimento - Reforma Trabalhista, Visões e Perspectivas

A palestra de abertura teve como convidados o Prof. Gabriel Ulyssea (ECO) e o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ). O ciclo ocorreu nos dias 23, 25 e 27 de outubro.

24 > Projeto Diálogos - Longevidade e Previdência no Brasil

Com o Prof. José Márcio Camargo (ECO). Encontro organizado pela Associação de Antigos Alunos e pelo Departamento de Administração.

Abertura com o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J.. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura com o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J.. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

24 e 26 > Segunda Semana de Estudos Amazônicos (2ª SEMEA)

Com o objetivo de debater com a comunidade científica as questões e desafios da Amazônia, pesquisadores nacionais e locais participaram dos debates, representando as comunidades ribeirinhas e mulheres indígenas. Mesas-redondas no auditório do RDC, rodas de conversa e atividades lúdicas no Anfiteatro Junito Brandão, mostras sobre a cultura amazônica e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) nos pilotis da Ala Kennedy fizeram parte da programação. A palestra de abertura com o Reitor Pe. Josafá S.J. tratou da Laudato Si‘ e a Amazônia.

24 e 26 > III Semana de Marketing Esportivo

Promovido pelos alunos da disciplina de Marketing Esportivo do Departamento de Comunicação Social.

25 > A moral, a Ética e a Educação Popular em Espaços Formais e Não-Formais

Seminário organizado pelo Núcleo de Educação de Adultos.

O decano do CCBS, prof. Hilton Koch, e o reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. descerram a placa comemorativa da inauguração. Fonte: site do Departamento de Medicina da PUC-Rio.
O decano do CCBS, prof. Hilton Koch, e o reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. descerram a placa comemorativa da inauguração. Fonte: site do Departamento de Medicina da PUC-Rio.

26 > Inauguração das novas instalações da Casa da Medicina

Concluída a reforma na Casa da Medicina, localizada na Estrada da Gávea, 36. O novo espaço, de 900 m2, oferece dois auditórios, salas de aula, laboratórios de pesquisa e de informática. Projetos de pesquisa que fazem parte do Núcleo de Inovação e Tecnologia em Saúde (NITES) desenvolvem atividades neste local, além de atividades acadêmicas e palestras do Departamento. A inauguração contou com a presença do reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., além dos vice-reitores, decanos, professores e convidados.

26 > The Black-Scholes Model for option pricing led to a tremendous development of trading of financial instruments in stock exchange

Palestra com o Prof. José Ferreira Alves, da Universidade do Porto. Evento do Departamento de Matemática.

27 > Jornalismo Construtivo na Era da Sustentabilidade

Palestra com a jornalista Ana Luiza Prudente. Evento do Departamento de Comunicação Social.

27 > Encontro A Experiência do Refúgio sob o Olhar Feminino

Foi exibido o curta A Mulher em Travessia, que percorre o universo de mulheres de diferentes nacionalidades em situação de refúgio, em sua acolhida no Rio de Janeiro. O encontro discutiu o impacto de questões de gênero na experiência de refúgio. Participaram do evento Emanuela Pinheiro, criadora do curta, Catalina Revollo Pardo e Nelly Camach. A mesa-redonda fez parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da ACNUR na PUC-Rio e foi organizada pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.

28 > I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução

O objetivo do encontro foi promover a interação entre universidades e empresas interessadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

28 > IX Jornada do Curso de Especialização em Psicoterapia de Família e Casal - Sexualidade e Conflito na Clínica com Famílias e Casais

Evento realizado no Auditório do IAG, organizado pelo Departamento de Psicologia.

28 > World Usability Day (WUD) 2017

O evento anual é organizado pelo Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI) do Departamento de Artes e Design para comemorar o mês da Ergonomia. O objetivo é celebrar os avanços das melhores práticas na criação de produtos e serviços e contrinuir para a educação das pessoas sobre a importância da usabilidade em nossas vidas diárias. O WUD, que acontece ao redor do mundo, foca em tornar a comunidade de Designers, Ergonomistas e outros participantes da área em uma comunidade de excelência, cada vez mais comprometida com a usabilidade e a experiência do usuário. O tema do ano foi A Inclusão por meio da Experiência do Usuário.

Mesa de abertura, no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Mesa de abertura, no Auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

30 > Colóquio Arte e a Hipótese Comunista

Parte das comemorações do centenário da Revolução Russa, o encontro examinou as relações entre arte e política. Organizado pelo Departamento de História.

30 > IV Ciclo de Oficinas do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP)

O Encontro Redes Sociais, Problemas, Prazeres e Aprendizagens debateu a importância das redes sociais, assinalando seus pontos positivos e negativos para a aprendizagem, socialização e qualidade de vida.

31 > Notícias Teológicas com palestra sobre os 500 anos da Reforma Protestante

O pastor Edson Fernando de Almeida, integrante do grupo de pesquisa Apophatiké - Estudos Transdisciplinares em Mística, foi o convidado do encontro organizado pela Cátedra Carlo Maria Martini.

Encontro realizado na sala de reuniões do Decanato do CTCH. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Encontro realizado na sala de reuniões do Decanato do CTCH. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

31 > Key Notions in Intermedial Research

Palestra com o Prof. Lars Elleström, da Linnaeus University, Suécia. Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades.

31 > A energia eólica na agenda das políticas públicas

Conferência com o Prof. Fabio Fonseca Figueiredo, da UFRN. Evento do Seminário LEUS-2017 - Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais do Departamento de Serviço Social.