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Bibliografia sobre Memória - cg0181_010 cg0181_010 2023 Esperamos que seja útil e cumpra a função que toda bibliografia deve ter, a de ser um convite à leitura e um mapa que nos leva a descobrir tesouros.
Bibliografia sobre Memória - cg0181_015 cg0181_015 2021 Fichamento do texto TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Barcelona: Paidós, 2000.
Bibliografia sobre Memória - cg0181_016 cg0181_016 2020 Fichamento do texto VELHO, Gilberto. Memória Identidade Projeto. In: VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. p. 97-105.
Bibliografia sobre Memória - cg0181_009 cg0181_009 2018 RIGNEY, Ann. Remembrance as remaking: memories of the nation revisited. In: Nations and Nationalism, London, Association for the Study of Ethnicity and Nationalism, n. 24, p. 240-257, 2018. Open Access. Disponível em https://www.academia.edu/36589722/Remembrance_as_remaking_memories_of_the_nation_revisited_NATIONS_AND_NATIONALISM
Bibliografia sobre Memória - cg0181_003 cg0181_003 2013 SARLO, Beatriz. Tempo passado. Cultura da memoria e guinada subjetiva. São Paulo; Belo Horizonte: Companhia das Letras: Editora da UFMG, 2007. Resenha escrita por Mylène Herry, « Beatriz Sarlo, Tiempo Pasado » In: Témoigner. Entre histoire et mémoire. http://journals.openedition.org/temoigner/629 e https://doi.org/10.4000/temoigner.629
Bibliografia sobre Memória - cg0181_002 cg0181_002 2011 SPENCE, Jonathan. O palácio da memória de Matteo Ricci. A história de uma viagem: da Europa da contrarreforma à China da Dinastia Ming. São Paulo: Companhia das Letras, 1986. Resenha em inglês, intitulada “A Jesuit in the Forbidden City. Matteo Ricci, 1552-1610.” publicada em Annales por Po-chia Hsaia em https://www.recensio.net//rezensionen/zeitschriften/annales/2011/2-1-mobilites/ReviewMonograph759751841
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_001 cg0128_001 2010 SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. Análise do Processo de construção da(s) identidade(s) instituciona(is) de uma universidade: a contribuição de Castells. Revista Trevo, v. 1, n. 1. 2010. "O processo de construção da identidade institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é analisado, neste documento, a partir da contribuição de dois autores que serviram de base para estruturar o texto: Manuel Castells (2006) pela sua distinção de diferentes formas e origens de construção de identidades sociais e David Silverman (1970), por sua formulação da abordagem da ação no estudo das organizações, na qual são definidos os principais passos de análise de uma trajetória institucional."
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_004 cg0128_004 9/2007 BOSCHETTI, Vania Regina. PLANO ATCON E COMISSÃO MEIRA MATTOS: CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO DA UNIVERSIDADE DO PÓS-64. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.27, p.221 –229, set. 2007 - ISSN: 1676-2584 O trabalho apresenta uma reflexão sobre a construção da lei 5540/68, buscando identificar as causas estruturais geradoras da universidade nos governos militares a partir do golpe de 1964: a influência dos grupos, os interesses envolvidos, e, a elaboração do referencial teórico-ideológico para a universidade brasileira e o papel a desempenhar nos planos de governo. Tópicos: Governo Militar e Educação; A construção do ideário da Reforma Universitária
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_003 cg0128_003 2006 FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Revista Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Editora UFPR Situa as tentativas de criação de universidades no Brasil da Colônia ao Império e início da República, que não tiveram êxito. Registra a promulgação de vários dispositivos legais referentes ao ensino superior na Primeira República, embora a criação de universidades tenha sido postergada pelo Governo Federal até 1920, quando foi instituída a Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). Registra ainda, na década de 20, as discussões da Academia Brasileira de Educação e da Academia Brasileira de Ciências sobre concepções, funções e modelos de universidade. Analisa a Reforma de Ensino Superior de Francisco Campos (1931) e sua tendência centralizadora, registrando no período a criação da Universidade de São Paulo (1934) e da Universidade do Distrito Federal (1935), que expressam concepções distintas à proposta federal. Situa a instituição da Universidade do Brasil (1937) como modelo padrão, criada em 1920 (URJ) e reorganizada em 1931. Discute a universidade no pós-1945, destacando a tomada de consciência de sua situação por vários setores da sociedade, a partir dos anos 50, e, em especial, o papel do movimento estudantil no início dos anos 60. Apresenta algumas medidas oficiais decorrentes dos acordos MEC/USAID, do Plano Atcon e do Relatório Meira Mattos. Analisa a Reforma Universitária de 1968 e suas consequências para as instituições universitárias. Tópicos: Tentativas de criação de universidade no Brasil; Os 30 anos e as propostas de Universidade; A Universidade no Brasil no pós-45; A Reforma Universitária de 1968: algumas questões;
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_015 eg0116_015 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_016 eg0116_016 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_001 eg0116_001 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_002 eg0116_002 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_003 eg0116_003 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_004 eg0116_004 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_005 eg0116_005 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_006 eg0116_006 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_007 eg0116_007 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_008 eg0116_008 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil - eg0116_009 eg0116_009 31/10/2005 Artigo da professora Vera Candau intitulado 'A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil', que analisa o processo de implantação do programa de Pós-Graduação no Departamento de Educação da PUC-Rio.

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