Participação dos bolsistas de Iniciação Científica do Núcleo de Memória nos Seminários PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) da PUC-Rio.
2015A Escola de Formação de Operários da PUC-Rio e a política externa brasileira durante os anos 1950 e 1960
Autor:
Yasmin Getirana Gonçalves Vicente, bolsista IC (2014-2015)
Este trabalho visa estudar a Escola de Formação de Líderes Operários, criada em 1957 e vinculada à PUC-Rio e à Confederação Brasileira de Trabalhadores Cristãos, bem como os círculos operários do Rio de Janeiro, de onde saiam muitas vezes os alunos dessa instituição. O período estudado irá do final da década de 1950 até o final de 1960.
2015A Universidade Católica e a Restauração da Igreja
Autor:
André Mesquita Penna Firme, bolsista IC (2014-2017)
O objetivo deste trabalho é entender o quadro geral da fundação das Faculdades Católicas. Pretende-se abordar o movimento de Restauração Católica em três principais aspectos: entender como se configuraram as discussões acerca da educação, qual foi o papel da Igreja e qual a centralidade do assunto no movimento de Restauração Católica; compreender a formação dos espaços católicos e a intenção da fundação de uma Universidade Católica; mapear o papel que teve o Rio de Janeiro no processo de Restauração e nos projetos para a nação.
2015O papel de um intelectual: inserção social na cidade do Rio de Janeiro
Autor:
Fabio Cano Gómez, bolsista IC (2014-2015)
O objetivo desse trabalho é compreender o que faz de um indivíduo um intelectual e para isso se pretende analisar o papel de diferentes intelectuais na cidade do Rio de Janeiro. As experiências estudadas deverão mostrar a diversidade dos meios em que se exerce a intelectualidade. Para isso, será importante também compreender de que forma esses indivíduos em estudo consideram seu papel dentro dessa categoria de intelectual.
2015Uma cruzada para a cidade: dom Helder Camara e o Rio de Janeiro nas décadas de 1950 e 1960
Autor:
Matheus Lima Targuêta, bolsista IC (2013-2015)
Este trabalho busca investigar a proposta da Cruzada São Sebastião a fim de detectar sua especificidade no Rio de Janeiro e na Igreja Católica de seu tempo; além de tomá-la como um contraponto às remoções recentes em decorrência dos megaeventos sediados na cidade.
2015Estudantes em transição: a disputa pelas agendas do movimento estudantil da PUC-Rio no século XXI
Autor:
Miguel Alexandre da Costa Azaldegui, bolsista IC (2014-2017)
O objetivo deste trabalho é identificar e entender essas novas dinâmicas do movimento estudantil e as suas causas históricas, fazendo um movimento de análise que parte do mais geral para o caso específico da PUC-Rio. Para isso, é necessário um primeiro entendimento das lutas e ideais tradicionais, sua relação com o contexto de cada época e a transformação destas com a chegada de variáveis como a globalização, a relativa democratização do ensino superior, das redes sociais e da ascensão e afirmação dos debates de identidade.