Participação dos bolsistas de Iniciação Científica do Núcleo de Memória nos Seminários PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) da PUC-Rio.
2014Projetos educacionais para a juventude brasileira: Igreja Católica, Estado Novo e Movimento Escoteiro nas décadas de 1930 e 1940
Autor:
Thaís Lacerda Queiroz Carvalho, bolsista IC (2013-2014)
No atual estágio desta pesquisa foi possível perceber contrastes e também afinidades entre os projetos das três instituições. Para a Igreja Católica o foco estava no objetivo da reunificação moral da política brasileira a ser conduzida pelas elites intelectuais, formadas segundo os valores e a moral cristãos tal como eram compreendidos. Dessa forma, visava-se a formação de um jovem orientado por estas doutrinas que ocuparia posições de liderança na sociedade.
2014A relação entre a PUC-Rio e a Folia de Reis do Santa Marta entre os anos de 1975 e 1985
Autor:
Namíbia Rodrigues, bolsista IC (2013-2014)
A presença de um padre, vice-reitor acadêmico e professor da PUC-Rio como morador de uma favela não é algo corriqueiro. Seguindo os passos do Pe. Pedro Velloso S.J., o Pe. Agostinho Castejón S.J. participou do cotidiano dos moradores e aprofundou em sua cultura, tradições, formas de entender o Cristianismo, para o qual a Folia de Reis se configura como especialmente relevante.
Este trabalho investiga quatro momentos distintos na relação entre Helder Camara e a história da PUC-Rio. O primeiro período analisa a sua transferência para o Rio de Janeiro em 1936 para ser assistente-técnico do Instituto de Educação do Distrito Federal, e em 1942 foi chamado a atuar como docente da Universidade. O segundo período, marcado pela Ditadura Militar instaurada em 1964, constituiu um momento em que, já conhecido como “Bispo Vermelho”, foi silenciado na arena pública, e em particular na imprensa, e também pesa sobre ele um silêncio significativo na PUC-Rio.