lft-logo

PIBIC

Participação dos bolsistas de Iniciação Científica do Núcleo de Memória nos Seminários PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) da PUC-Rio.

2010 O uso e o significado atribuídos ao campus universitário da PUC-Rio pelos estudantes envolvidos no movimento estudantil entre os anos de 1977 e 1982

Autor: 
Juliana Cordeiro de Farias Bosslet, bolsista IC (2007-2012)

O presente trabalho pretende entender como os estudantes da PUC-Rio envolvidos com o movimento estudantil entre os anos de 1977 e 1982, se apropriaram do espaço universitário e atribuíram a ele valores e significados.

2010 A construção da Autoestrada Lagoa-Barra: um capítulo da história da PUC-Rio

Autor: 
Elisabeth Melo Cordeiro, bolsista IC (2009-2011)

A pesquisa tem como objeto a análise do numeroso acervo de imagens do jornal O Globo e das fotografias do acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio sobre a construção e inauguração da Autoestrada Lagoa-Barra. Essas fotografias remetem para um momento complexo e conflitivo da história da PUC-Rio, uma vez que o traçado inicial da via de acesso da Zona Sul à Barra da Tijuca supunha a passagem da autoestrada, que hoje corta o conjunto habitacional construído por Affonso Eduardo Reidy e conhecido como Minhocão, pelo campus da Gávea.

2010 Lembranças e esquecimentos no processo de remoção da favela da Praia do Pinto

Autor: 
Luciana dos Santos, bolsista IC (2007-2011)

A memória dos indivíduos e das coletividades é formada por lembranças e esquecimentos. Para aprofundar as memórias da favela da Praia do Pinto, este trabalho pretende operar com o conceito de lugares de memória, proposto por Pierre Nora e procura pensar a favela da Praia do Pinto como um lugar de entrecruzamento entre lembranças e esquecimentos.