Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. (2010-2022)

(* 31/10/1951, Pirenópolis, Goiás)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (1976), em 1977 ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Campinas/SP. Fez Licenciatura Eclesiástica em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1980). É Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior da Companhia de Jesus em Belo Horizonte/MG (1985). Tem Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual de Campinas (1983 e 1992).

Em 1978 trabalhou como professor no Colégio Anchieta em Nova Friburgo/RJ.

Ingressou na PUC-Rio em 1986 e se tornou professor do Departamento de Geografia. Em 1989 fundou o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima). Foi Diretor do Departamento de Geografia entre 1991 e 1994, ano em que assumiu a Vice-Reitoria da Universidade. Foi um dos idealizadores da Agenda Ambiental da PUC-Rio, lançada em 2009, e também do novo curso de graduação em Ciências Biológicas, o primeiro no Brasil com ênfase em Ciências Ambientais.

Em julho de 2010 assumiu a Reitoria da PUC-Rio, mas continua atuando como professor dos Departamentos de Geografia e de Biologia, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação.

É membro do Conselho Superior da Faperj e do Conselho do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

É autor de 55 artigos científicos e 12 livros, entre eles Um olhar sobre a natureza, Ética e meio ambiente, A flora do campus da PUC-Rio e  Ética socioambiental.

Cronologia do Núcleo de Memória da PUC-Rio.

Currículo Lattes, disponível em http://lattes.cnpq.br/8769189053430629

Currículos do Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. - Arquivo da Reitoria da PUC-Rio.

Reitor Professor Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J.