Padre Jesús Hortal Sànchez S.J. (1995 a 2010)

(* 14/02/1927, Figueras, Espanha)

Ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus em 1950, e foi ordenado sacerdote em 1961. Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia do Colégio Cristo Rei (1962), em Filosofia pela Universidade Pontifícia de Comillas (1956), e em Direito pela Universidade de Salamanca (1949). Possui licenciatura e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1967) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Santo Tomás (Santo Domingo, República Dominicana, 1958).

Atuou como professor de Biologia Educacional e de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei, em São Leopoldo, RS, entre 1960 e 1962. Foi professor de Direito Canônico e de Cultura Religiosa na Universidade Católica de Goiás entre 1968 e 1973. Foi professor de Direito Canônico na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, entre 1970 e 1979. Foi professor de Direito Canônico e Eclesiologia na Faculdade de Teologia do Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, RS, entre 1968 e 1982. Foi Diretor do Instituto de Teologia e Ciências Religiosas da PUC-RS entre 1980 e 1985. Foi professor visitante de Direito Canônico da Faculdade de Teologia do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus em Belo Horizonte, MG, entre 1982 e 1992. É professor de Direito Canônico do Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro desde 1986.

Na PUC-Rio foi diretor do Departamento de Teologia entre 1986 e 1992, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos entre 1992 e 1995, e Reitor entre 1995 e 2010.

Na sua gestão como Reitor foi implantado o Programa de Avaliação Institucional (1996) e foi criado o Mestrado em Metrologia, pioneiro no Brasil. Foi inaugurado o prédio da Incubadora de Empresas do Projeto Gênesis e assinado com a Petrobras convênio para a implantação de um Centro de Excelência de Pesquisa de Petróleo em Águas Profundas (1997). O curso de Tecnólogo em Processamento de Dados foi transformado em Bacharelado em Informática. Foi criada a CCEAD - Coordenação Central de Educação a Distância, em 1999, e em 2005 o Departamento de História ofereceu o primeiro curso de graduação na modalidade a distância, em convênio com o MEC. Em 2000 foi inaugurado o novo Centro Cultural e Esportivo e lançada a pedra fundamental da nova igreja da PUC-Rio, inaugurada em 2005.

Em 2001 a Universidade foi avaliada pela Capes com as melhores notas nos cursos de pós-graduação stricto sensu do Brasil. Em 2002 alguns cursos de pós-graduação lato sensu passaram a ser oferecidos no Centro da cidade. Em 2006 foi assinado o Convênio PUC-Rio/Petrobras para construção do Núcleo de Competência em Petróleo, e foi escolhido o projeto para a construção do prédio da futura Midiateca da Universidade. No Enade de 2007 a PUC-Rio foi considerada a oitava melhor universidade do Brasil e a melhor do Estado do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano foi inaugurado o Instituto São Bento em Duque de Caxias, pólo avançado da PUC-Rio, e foram iniciados os cursos de Pós-Graduação lato sensu na Barra da Tijuca. Em 2008 foi adquirido terreno na Estrada Santa Marinha, próximo ao Parque da Cidade, onde serão instalados cursos do Centro de Ciências Biológicas e Medicina. Neste ano o Índice Geral de Cursos de Graduação publicado pelo MEC considerou a PUC-Rio a primeira IES particular do país. Em 2009 foi inaugurado o Instituto de Mídias Digitais. Em projeto coordenado pelo Cetuc e em parceria com o Governo do Estado foi implantado o acesso gratuito a Internet em rede sem-fio nas comunidades do Morro Dona Marta, Cidade de Deus, Manguinhos, Pavão-Pavãozinho, Jacarezinho e Rocinha.

Em seu período como Reitor Padre Hortal foi também Vice-Presidente da Organização das Universidades Católicas Latino-Americanas, Membro da Comissão do Exame Nacional do Curso de Direito (1996 a 2003), Membro do Conselho Superior da Faperj (1997 a 2003), Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Consultor da Pontifícia Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, Integrante da Assessoria de Ecumenismo e Diálogo Religioso da CNBB.

Atualmente é professor associado do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Cronologia do Núcleo de Memória da PUC-Rio.

Currículo Lattes, disponível em http://lattes.cnpq.br/5474816081285023

Currículos do Padre Jesus Hortal Sànchez S.J. Arquivo da Reitoria da PUC-Rio.

Reitor Padre Jesús Hortal Sànchez S.J.