Padre Francisco Xavier Roser S.J.

(*1904; +1967)
Fundador do Instituto de Física da PUC-Rio.

Falecido em 12/02/1967.

"De nacionalidade austríaca, o Padre Roser, nasceu em 14 de novembro de 1904, na cidade de St. Martin. De 1916 a 1924, cursou o ginásio oficial austríaco em Linz e Kalksburg. Naquele ano veio para o Brasil, ingressando no noviciado dos Jesuítas de Nova Friburgo. Ordenou-se anos mais tarde, passando a exercer o magistério naquele colégio, vindo depois para o Colégio Santo Inácio, no Rio. lnteressando-se pela Física, realizou estudos sôbre a matéria nas Universidades de Viena, Innsbruck, Chicago, Stanford, Fordham, no Instituto de Estudos Nucleares de Oak Ridge e no New York Office da Atomic Energic Commission. Em seguida, em viagens de estudos, percorreu as Universidades de Bristol, Cambrídge, Paris, Berlim, Goettingen, Zurique, Roma, La Paz e Bogotá.
"Especializou-se em raios cósmicos e física nuclear, interessando-se pela precipitação radiativa e sua influência sobre o organismo humano. Realizou vários trabalhos de pesquisa sobre radiatividade natural e ambiental, e seu excesso na atmosfera, participando de quase todas as conferencias da ONU sobre o assunto, como delegado do Brasil. Assistiu, também, a várias reuniões da Agência Interamericana de Energia Atômica. Foi o criador do Instituto de Física da PUC, ao qual deu o melhor de sua inteligência e de seu coração. Pe. Roser via no Rio de Janeiro uma grande fonte de talento jovem, o qual, tendo uma chance de treinamento moderno, poderia contribuir enormemente para o desenvolvimento do Brasil.
"Considerado um dos maiores cientistas nucleares da América do SuI, o Padre Roser naturalizou-se brasileiro em 10 de outubro de 1949. Pertencia a várias sociedades cientí­ficas estrangeiras, era membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Publicou artigos em vários jornais e revistas, além de diversos livros." (Anuário PUC-Rio 1967, p. 95)