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reforma universitária

Títuloordem crescente Código Data Descrição
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_006 cg0128_006 10/1967 ROSA S.J., Antônio Amaral, NOVAES, Paulo, GONÇALVES, Suzana. Reforma da P.U.C. Rio de Janeiro, 1967. Manuscrito datilografado. 34p. Projeto de reforma da estrutura e do funcionamento da PUC-Rio, desenvolvido durante a reitoria do Pe. Laércio Dias de Moura S.J. Tópicos: Reforma Universitária; Estrutura Universitária; Descrição da reforma; Organograma
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_005 cg0128_005 1966 ATCON, Rudolph P.,. Rumo à reformulação estrutural da universidade brasileira. Rio de Janeiro: MEC, 1966. "ESTUDO REALIZADO ENTRE JUNHO E SETEMBRO DE 1965 PARA A DIRETORIA DO ENSINO SUPERIOR DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA." "Como quadro de referências do presente estudo, antes de mais nada, precisamos definir a metodologia que nos permitisse chegar à desejada reestruturação institucional do Ensino Superior. Necessitamos de um marco, dentro do qual seja possível comparar as realidades encontradas no campo universitário brasileiro, para medir a conveniência ou não de manter, abolir ou modificar suas organizações, facilidades e serviços e para analisar com critérios fundamentados os planejamentos já propostos para sua melhoria."
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_004 cg0128_004 9/2007 BOSCHETTI, Vania Regina. PLANO ATCON E COMISSÃO MEIRA MATTOS: CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO DA UNIVERSIDADE DO PÓS-64. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.27, p.221 –229, set. 2007 - ISSN: 1676-2584 O trabalho apresenta uma reflexão sobre a construção da lei 5540/68, buscando identificar as causas estruturais geradoras da universidade nos governos militares a partir do golpe de 1964: a influência dos grupos, os interesses envolvidos, e, a elaboração do referencial teórico-ideológico para a universidade brasileira e o papel a desempenhar nos planos de governo. Tópicos: Governo Militar e Educação; A construção do ideário da Reforma Universitária
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_003 cg0128_003 2006 FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Revista Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Editora UFPR Situa as tentativas de criação de universidades no Brasil da Colônia ao Império e início da República, que não tiveram êxito. Registra a promulgação de vários dispositivos legais referentes ao ensino superior na Primeira República, embora a criação de universidades tenha sido postergada pelo Governo Federal até 1920, quando foi instituída a Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). Registra ainda, na década de 20, as discussões da Academia Brasileira de Educação e da Academia Brasileira de Ciências sobre concepções, funções e modelos de universidade. Analisa a Reforma de Ensino Superior de Francisco Campos (1931) e sua tendência centralizadora, registrando no período a criação da Universidade de São Paulo (1934) e da Universidade do Distrito Federal (1935), que expressam concepções distintas à proposta federal. Situa a instituição da Universidade do Brasil (1937) como modelo padrão, criada em 1920 (URJ) e reorganizada em 1931. Discute a universidade no pós-1945, destacando a tomada de consciência de sua situação por vários setores da sociedade, a partir dos anos 50, e, em especial, o papel do movimento estudantil no início dos anos 60. Apresenta algumas medidas oficiais decorrentes dos acordos MEC/USAID, do Plano Atcon e do Relatório Meira Mattos. Analisa a Reforma Universitária de 1968 e suas consequências para as instituições universitárias. Tópicos: Tentativas de criação de universidade no Brasil; Os 30 anos e as propostas de Universidade; A Universidade no Brasil no pós-45; A Reforma Universitária de 1968: algumas questões;
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_002 cg0128_002 1996 SEGENREICH, S. C. D. . Crise e Mudança na Construção Histórica de um Projeto Institucional : O caso da PUC-RJ. In: XIX Reunião anual da ANPED, 1996, Caxambu. Programa da Reunião, 1996. Tópicos: A origem da Universidade; As reformas da década de 1960; O processo de democratização dos anos 1980; Balanço de uma trajetória "Este trabalho toma como base uma pesquisa realizada entre 1988 e 1990, que teve como objetivo geral investigar o significado, para a comunidade da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC/RJ), da questão da participação no cotidiano da Universidade, face a seu projeto historicamente construído (Segenreich, 1990)."
Textos sobre a PUC-Rio - cg0128_001 cg0128_001 2010 SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. Análise do Processo de construção da(s) identidade(s) instituciona(is) de uma universidade: a contribuição de Castells. Revista Trevo, v. 1, n. 1. 2010. "O processo de construção da identidade institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é analisado, neste documento, a partir da contribuição de dois autores que serviram de base para estruturar o texto: Manuel Castells (2006) pela sua distinção de diferentes formas e origens de construção de identidades sociais e David Silverman (1970), por sua formulação da abordagem da ação no estudo das organizações, na qual são definidos os principais passos de análise de uma trajetória institucional."
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_014 ls0001_014 1988 Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página fala dos professores Vera Maria Ferrão Candau do Centro de Teologia e Ciências Humanas, pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa que era então Vice-Reitor Acadêmico e Rogério Werneck do Centro de Ciências Sociais.
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_013 ls0001_013 1988 Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página fala dos professores Vera Maria Ferrão Candau do Centro de Teologia e Ciências Humanas, pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa que era então Vice-Reitor Acadêmico e uma citação do prof. Rogério Werneck do Centro de Ciências Sociais.
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_012 ls0001_012 1988 Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página a fala do prof. João Paulo Albuquerque do Centro de Estudos em Telecomunicações.
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_011 ls0001_011 1988 Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página a fala da profa. Vera Maria Ferrão Candau do Centro de Teologia e Ciências Humanas.
Revista PUC Ciência (coleção) - ls0001_010 ls0001_010 1988 Entrevista com quatro professores da PUC-Rio, nesta página a fala do então vice-reitor acadêmico da PUC-Rio, pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa, sobre a reforma universitária e antecipação da PUC quanto a isso.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_009 cg0031_009 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_008 cg0031_008 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_007 cg0031_007 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_006 cg0031_006 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_005 cg0031_005 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_004 cg0031_004 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_003 cg0031_003 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_002 cg0031_002 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.
Relatório sobre a Reforma Universitária na PUC-Rio. - cg0031_001 cg0031_001 1973 circa Relatório sem título e autoria com um balanço da Reforma Universitária realizada pela PUC-Rio em 1968. Destaca a reformulação do sistema de ensino em primeiro ciclo, nível profissional e Pós-Graduação; a adoção do regime de créditos; a implantação do sistema regular de orientação aos alunos; a implantação e expansão do ensino de Pós-Graduação e da pesquisa; e a política de contratação de professores de tempo contínuo. Contém ainda listagem dos convênios em vigência na PUC-Rio em 1971 e a relação das universidades brasileiras nas quais a PUC-Rio cooperou para a implantação de novos métodos de administração escolar, a partir da experiência da Universidade com a reforma universitária. Ao final, o relatório traz quadros com números totais de alunos da Graduação e da Pós-graduação por centro de 1971 e 1972; número total de professores de tempo contínuo e horistas por centro de 1972; número de alunos matriculados de 1941 a 1972; e os valores das despesas orçamentárias da Universidade em 1972.

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