Nota de pesar da Reitoria:
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro comunica, com profundo pesar, o falecimento do Professor Augusto Luiz Duarte Lopes Sampaio, ocorrido nas primeiras horas desta segunda-feira, 23 de dezembro de 2024.
Graduado em Economia pela PUC-Rio em 1967, o Prof. Augusto iniciou sua trajetória docente em nossa Universidade no ano seguinte, no Departamento de Economia. Desde então, desempenhou um papel fundamental na construção e fortalecimento de nossa Universidade, ocupando diversos cargos de liderança ao longo de décadas de dedicação. Foi Coordenador Setorial de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais, Vice-Decano e Decano do mesmo Centro, Diretor do Instituto de Administração e Gerência (IAG), Vice-Reitor para Assuntos Administrativos e, por mais de três décadas, Vice-Reitor para Assuntos Comunitários. Desde 2023, exercia a função de Assessor Especial da Reitoria para Assuntos Comunitários.
Seu trabalho à frente dessas funções foi marcado pela promoção de políticas de acolhimento e inclusão, contribuindo decisivamente para o fortalecimento do espírito comunitário e humanista que caracteriza a PUC-Rio. Seu legado reflete o compromisso com o desenvolvimento humano e o bem-estar de nossa Comunidade Universitária, em harmonia com os valores que norteiam nossa missão institucional.
A PUC-Rio se solidariza com a família, oferecendo todo o apoio necessário neste momento difícil, e estende suas condolências aos amigos, colegas e a todos que compartilharam de sua convivência e amizade.
Reitor Pe. Anderson Antonio Pedroso S.J.
Fala do Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., ex-Reitor da PUC-Rio, na despedida ao Prof. Augusto:
NO VÍDEO DO TEMPO, O AUGUSTO QUE AMAMOS
A experiência de vida nos ensina que existem pessoas que passam pela terra e deixam marcas e legados pelo seu modo de ser e agir, perenizando na memória dos que tiveram o privilégio de compartilhar as alegrias e tristezas da existência humana.
O Professor Augusto Sampaio integra o time dessas pessoas especiais, que cumpriu os princípios expressos nos Salmos, pois na juventude e na velhice continuou produzindo frutos de bondade, solidariedade e justiça. A sua história faz parte do mundo universitário, onde mais de 50 anos foram vividos na PUC-Rio, numa entrega incondicional pela inclusão social, onde os mais pobres viam nele a possibilidade de realizar o sonho de um título acadêmico e um lugar de dignidade numa sociedade não inclusiva.
Seu amor incondicional, sua sábia perseverança nos grandes ideais sociais, sua crença que podemos construir um mundo mais justo e fraterno e sua fé plasmada em obras, foram os grandes faróis que iluminaram seu horizonte existencial. Conhecido e amado por todos, teve um papel fundamental na vivência do marco referencial da instituição, onde nos momentos difíceis sabia encontrar consenso e saída para os impasses, sempre agregando diálogo, respeito pelas diferenças e senso de humor.
Com sua capacidade de transitar em diferentes contextos internos e externos, Augusto Sampaio vivia intensamente a rotina criativa da PUC-Rio, sempre aberto para acolher as incertezas que provinham dos conflitos e disputas do ambiente complexo e competitivo do mundo universitário.
Foram muitos os títulos e homenagens que recebeu ao longo de sua história, além dos beijos e abraços de gratidão e reconhecimento pelo seu trabalho de incluir e dar oportunidade de realizar os sonhos de muitos jovens. Sua memória será sempre lembrada no vídeo do tempo, como alguém que passou por esse mundo deixando um legado que ficará marcado em muitas mentes e corações. Embora seu coração biológico tenha parado, o seu espirito continuará vivo na morada eterna, onde diante de Cristo receberá a recompensa de todo o bem realizado neste mundo transitório e passageiro.
Seu Natal será diferente, pois a sua pequena luz brilhará diante da grande luz divina na infinitude da eternidade. Descanse em paz, amado amigo, e continue lembrando de nós diante de Deus.
Com carinho e gratidão, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.
Mensagem do Prof. Marcelo Gattass, Vice-reitor de Desenvolvimento e Inovação:
Prezada Comunidade Universitária,
Augusto Sampaio foi um amigo muito querido. Compartilhamos o fato de nossas famílias terem um passado em Corumbá, MS. Toda vez que nos encontrávamos no Campus, ele provocava cantando o hino Corumbaense. Às vezes ele fazia isso na frente de qualquer pessoa, inclusive de algumas que mal me conheciam. Éramos dois matutos pantaneiros dando vexame na Capital.
Apesar de profissionalmente muito diferentes, tínhamos muitas coisas em comum. Ambos decidimos nos apoiar no solo fértil da PUC-Rio para desenvolver um projeto transformador. O meu era tecnológico desenvolvimentista e inspirado em politicas governamentais, o dele humano transformador que inspirou politicas mais inclusivas para o país. Na sua simplicidade ele era um gigante.
A PUC-Rio perde um membro importante de seu quadro e todos perdemos um grande amigo. O exemplo que ele deixou, entretanto, permanece. Fortalecer a luta contra as injustiças de nossa sociedade com projetos transformadores que possam germinar em outros cantos do país. A comunidade da PUC-Rio é pequena num país gigantesco, mas pessoas como o Augusto dão um sentido maior ao nosso trabalho.
Adeus, amigo... "Corumbá destes meus sonhos e dos meus primeiros dias, ainda sinto o calor como raio de saudade dentro do meu coração. Os teus dias tão risonhos...".