Falecimento do professor Fernando Cavalcanti Walcacer (JUR)

08/07/2024

Mensagem da profa. Caitlin Mulholland, Diretora do Departamento de Direito:

Nosso amigo Fernando Walcacer partiu hoje, dia 06 de julho, em paz, às 9h15.

A vitalidade e o compromisso do Fernando com a PUC-Rio, suas/seus alunas/as, seu grupo estudos no NIMA-JUR serão sempre lembrados. Uma de suas maiores alegrias era regressar à PUC-Rio depois das férias e rever seus/suas amigos/as e alunos/as.

Conviver com o Fernando em nossa universidade foi uma honra que tivemos nos últimos 30 anos. Uma pessoa muito especial, um ambientalista sensível e um dos juristas e professores de Direito Ambiental mais importantes que o Brasil já teve. Temos a sorte de seguir convivendo com seus muitos frutos, sejam as pessoas que ele ajudou a formar, algumas professoras desta casa, seja a perpetuação de seu modo de ser e ensinar.

Que sua amorosa família e seus inúmeros amigos e admiradores consigam se conformar nas lembranças e lições que ele deixa, que poderemos celebrar ainda muitas vezes no âmbito desta Instituição de ensino.

Deixamos nossos sentimentos por esta enorme perda.

Nota do Reitor, pe. Anderson Antonio Pedroso S.J.:

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) expressa seu profundo pesar pelo falecimento do Prof. Fernando Cavalcanti Walcacer, ocorrido no último dia 6 de julho.

No Departamento de Direito, o Professor Walcacer distinguiu-se pela excelência na formação de advogados, dedicando-se com fervor às questões ambientais. Seu legado é vasto e duradouro, um testemunho de sua incansável dedicação e paixão.

Estendemos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Que a memória de seu exemplo inspire os estudantes da nossa Universidade.

Nota do prof. Marcelo Burgos, Diretor do Departamento de Ciências Sociais:

Em nome do Departamento de Ciências Sociais, manifestamos nosso profundo pesar por essa perda tão importante para o Departamento de Direito, para a PUC e para o campo jurídico.

A missa em memória do prof. Walcacer será no dia 11/07, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio.

O prof. Walcacer em 2019. Fotógrafa Larissa Gomes. Acervo Comunicar.