Falecimento do prof. Fernando Ferreira (COM)

22/07/2024

Nota da profa. Tatiana Siciliano, Diretora do Departamento de Comunicação Social:

Com profunda tristeza informamos o falecimento de nosso querido professor Fernando Ferreira.

Aluno das primeiras turmas do curso de Jornalismo da PUC-Rio, ainda nos anos 1950, Fernando retornou à Universidade na década seguinte já como professor. Desde então, em 49 anos, ele participou da formação de milhares de alunos que passaram não só pelas suas aulas, mas pelo estágio no Comunicar, projeto do qual foi um dos fundadores e entusiasta.

Fernando deixou de lecionar na PUC-Rio em 2012, mas a generosidade, gentileza, elegância e carinho com que transmitia seus conhecimentos serão sempre uma inspiração para todos os que tiveram a alegria de conviver com ele e um legado para as gerações futuras.

Neste momento queremos abraçar a família, em especial sua esposa Mara, os filhos, Bernardo, Elisa, a professora do Departamento de Comunicação Adriana Ferreira, e a neta Alice. Estendemos também nossos sentimentos a todos os ex-alunos, ex-estagiários e amigos do inesquecível Fê neste momento tão difícil.

Nota do Reitor pe. Anderson Antonio Pedroso S.J.:

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) expressa seu profundo pesar pelo falecimento do estimado Professor Fernando Ferreira, ocorrido no último sábado, 20 de julho.

Jornalista e crítico de cinema, formou-se numa das primeiras turmas de jornalismo da PUC-Rio, na década de 1950, iniciando, alguns anos mais tarde, uma profícua carreira de 49 anos como professor do Departamento de Comunicação.

Seu trabalho rendeu frutos importantes como o Comunicar, do qual foi um dos fundadores. Criado nos anos 1980, o projeto tem sido fundamental para assegurar que os alunos do Departamento de Comunicação deem seus primeiros passos na formação profissional. Seu papel como formador de jornalistas comprometidos com a ética profissional e a verdade sempre foi um exemplo a ser seguido, refletindo o ethos da nossa Universidade.

Estendemos nossos mais sinceros sentimentos aos seus familiares, amigos e colegas do corpo docente e discente do Departamento de Comunicação. Que a memória de seu exemplo inspire a todos os membros da nossa Comunidade Universitária.

O Jornal da PUC publicou homenagens de amigos, companheiros de trabalho e ex-alunos:

O jornalista e escritor Caio Barretto Briso escreveu Para Fernando, com uma lágrima.

O prof. Alexandre Augusto Freire Carauta (COM) escreveu O pulsante legado do maestro Fernando.

A profa. Rose Esquenazi (COM) escreveu Fernando Ferreira: um educador de alma grande.

Também deram depoimentos Rita Luquini, Jorge Paulo, Renata Ratton, Lilian Saback, Carla Russo, Paula Autran, Carmem Petit, Martha Batalha, Arthur Ituassu e Luísa Chaves de Melo.

Notícia publicada no jornal O Globo, 21/07/2024.

Imagem publicada no Instagram do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio