Mensagem do Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso S.J.:
"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus"
Eclesiastes 3,1
Prezada Comunidade Universitária,
Neste último mês de junho, o Professor Augusto Sampaio nos procurou para pedir seu merecido tempo de descanso da função de Vice-reitor Comunitário. Função esta que realizou com dedicação e amor durante três décadas. Acolhemos seu pedido, garantindo que tudo seria feito com todo respeito e carinho que merece. Na ocasião da Missa do Sagrado Coração, ocorrida na Igreja do campus no dia 16 de junho, o Prof. Augusto teve a oportunidade de conversar pessoalmente com o Grão-Chanceler, Dom Orani Tempesta, um encontro que, segundo ele, lhe trouxe muita paz e alegria para a decisão tomada.
Dado um percurso tão longevo e a importância da presença do Prof. Augusto entre nós, após conversar com o Grão-Chanceler e receber sua autorização, apresentamos ao Prof. Augusto a possibilidade de se tornar Assessor Especial da Reitoria. Trata-se de um cargo de alta confiança e de grande importância na gestão atual da Universidade – pautada por processos de transparência e de governança sistêmica. Essa mudança de função sinaliza, por parte da Reitoria, a importância, o mérito e a continuidade do trabalho do Prof. Augusto em nossa Comunidade Universitária. Nesse sentido, uma sala estará sendo preparada para que o Professor possa exercer essa nova missão, pautada pelo acolhimento que lhe caracteriza.
Na última quinta-feira, 29 de junho, durante a Reunião extraordinária Ampliada de Reitoria, anunciamos que, por indicação do professor Prof. Augusto e com a prévia autorização do Grão-Chanceler, seria nomeado o Prof. Renato Callado como responsável interino pela Vice-reitoria Comunitária, o que fazemos hoje.
Em nome da nossa querida PUC-Rio, transmito o agradecimento sincero de uma Comunidade, a qual o Prof. Augusto Sampaio ajudou, de maneira muito afetiva, a construir e preservar.
Amanhã, dia 04 de julho, o Prof. Augusto comemora mais um ano de vida, e por isso, convido toda comunidade a expressar sua gratidão e carinho por meio de orações, mensagens e um abraço.
Mensagem do Decano do CTC, Prof. Sidnei Paciornik:
Prezado Augusto e demais colegas da PUC-Rio,
Difícil colocar em palavras a relevância deste momento. Qualquer mensagem de agradecimento será pequena frente à atuação desta pessoa maravilhosa.
Décadas de trabalho dedicado, com compaixão e MUITO bom humor! Milhares de alunos e famílias beneficiadas. Impacto social expressivo. E tantas histórias que, definitivamente, merecem um livro!
Augusto Sampaio é PUC-Rio. PUC-Rio é Augusto Sampaio.
Em nome do CTC, aceite meu muito, muito obrigado!
Com carinho, respeito e admiração.
Mensagem da Profa. Gisele Guimarães Cittadino (JUR):
Caríssimo Augusto,
Sidnei resumiu, de forma magnífica, o que toda a PUC-Rio sente nesse momento.
Conviver contigo ao longo dos últimos 40 anos foi, para mim, uma experiência enriquecedora. Ao longo dessas últimas décadas, você nos ensinou o que significa compromisso institucional.
É por conta de pessoas como você que conseguimos construir nossa cultura, nossa história, nossa comunidade de destino compartilhado.
Receba o meu agradecimento por ser, ao mesmo tempo, aquele que constrói, respeita e tem orgulho da nossa história.
Que todos os céus iluminem teu caminho!
Abraço fraterno.
Mensagem do Prof. Gustavo Sénèchal de Goffredo (JUR):
Amigo Augusto,
Vou continuar com a saudação que lhe faço: "MEU LÍDER!".
Você não foi somente o Vice-reitor Comunitário porque continua a ser um marco vivo da nossa PUC, exemplo de respeito à diversidade, tolerância e solidariedade.
A sua liderança na Universidade firmou-se por sua ética, seu comportamento na solução de problemas e na constituição de políticas de inclusão que serviram de inspiração para os programas do governo.
Você é parte integrante da história da nossa Universidade, pelo aspecto mais rico e nobre que ela pode expressar: a resistência à ditadura e proteção e acompanhamento dos perseguidos.
Entre seus companheiros de PUC, sua liderança é imorredoura e imbatível.
Desejo-lhe muita saúde, paz e harmonia.
Receba, meu Líder, meu fraterno abraço por seu aniversário.
Mensagem do Prof. Adriano Pilatti (JUR):
Augusto, querido,
Subscrevo integralmente as palavras de todos que já se manifestaram. Somos todos imensamente gratos admiradores seus.
Muitas e muitos, como eu, já te admirávamos antes de conhecer pessoalmente, por termos ouvido testemunhos do sereno desassombro com que você percorreu os porões da ditadura a resgatar estudantes e professores no período mais dantesco de nossa história.
E adicionamos à admiração o carinho, o bem querer, ao testemunhar sua dedicação cotidiana à Comunidade Universitária e a todos que, afligidos pelas mais diferentes angústias, te procuraram ao longo das últimas décadas. A todos o mesmo acolhimento, a todos as mesmas e boas e belas palavras, sempre coerentes com as ações.
Nenhum elogio será supérfluo quando dirigido a ti. Você é da estirpe dos imprescindíveis.
Grande e sentido abraço!
Veja a entrevista com o Prof. Augusto Sampaio no PUC Urgente.