Falecimento do professor Paulo Edmundo de Leers Costa Ribeiro (FIS)

06/03/2023

Faleceu no dia 06/03/2023 o prof. Paulo Costa Ribeiro, que foi aluno do curso de Física e professor da Universidade por décadas.

NOTA: A Missa de Sétimo Dia será realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, no dia 13/03/2023, às 18h.

Nota do prof. Jean Pierre von der Weid (CETUC):

Prezados colegas

Com imenso pesar venho comunicar o falecimento hoje do meu grande amigo, companheiro de pesquisas e de conversas na sala que dividimos por tantos anos no Departamento de Física.

Paulo Edmundo de Leers Costa Ribeiro foi um nome e sobrenome na física e no mundo. Amigo sincero e leal, físico criativo e corajoso, um lutador pela ciência e pela vida. Quando tudo parecia perdido ele vinha e dava a volta por cima.

Hoje, finalmente, partiu para o Descanso eterno.

Tenho orgulho de ter tido o privilégio da sua amizade.

Descanse em paz, caro amigo.

Paulo Edmundo de Leers Costa Ribeiro tornou-se professor emérito da PUC-Rio em 2011.

Concluiu o doutorado em Física pela Universidade de Grenoble em 1973. Publicou 58 artigos em periódicos especializados e 98 trabalhos em anais de eventos. Possui 14 capítulos de livros publicados. Possui 6 produtos tecnológicos e outro 1 item de produção técnica. Orientou 7 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 3 teses de doutorado, além de ter orientado 31 trabalhos de iniciação cientifica na área de Física. Coordenava 1 projeto de pesquisa. Atuava na área de Física, com ênfase em física aplicada para artes e arqueologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 115 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artistico-cultural são: magnetocardiografia, biomagnetismo, SQUID, baixas temperaturas, calor especifico, eletrogastrografia, epr, hemoglobina, hemoproteinas e mais recentemente, magnetismo aplicado a arte.

Veja matérias da TV Globo sobre o prof. Paulo Costa Ribeiro.

Fonte: site do CTC da PUC-Rio.