lft-logo

88 anos do nascimento de Lélia Gonzalez

02/02/2023

Publicação no Instagram da Editora Boitempo:

Hoje completaria seus 88 anos Lélia Gonzalez, referência incontornável para a teoria e prática do feminismo negro no Brasil. Vanguardista dos movimentos negros no país, Lélia foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, criado em 1978, que reivindicava o fim da violência e da discriminação racial cotidianas. Dentro do Movimento, foi uma das vozes mais proeminentes contra o sexismo e o machismo.

A nova edição de FESTAS POPULARES NO BRASIL será publicada este ano pela Boitempo (finalmente!). Escrita em 1987, a obra de Lélia Gonzalez apresenta registros fotográficos de festas populares do Brasil de norte a sul. Com textos informativos da autora, para além das festividades, mostra os laços indissociáveis entre Brasil e África, a integração entre o profano e o sagrado e a reinvenção das tradições religiosas na formação imaginária e cultural de nosso país.

Texto e fotos da profa. Margarida de Souza Neves (Núcleo de Memória da PUC-Rio):

No muro da Escola Joaquim Nabuco, uma escola da rede pública do bairro de Botafogo, está pintada a imagem de Lélia Gonzalez, reconhecida por aqueles alunos e pela PUC-Rio, onde atuou como professora no então Departamento de Sociologia e Política, como "luz no mundo".  Zélia completaria hoje, dia 2 de fevereiro, festa de Iemanjá e da Candelária, 88 anos de idade.

   

Publicação no Instagram da Editora Boitempo
Publicação no Instagram da Editora Boitempo