lft-logo

A Profa. Carla Göbel Burlamaqui (FIS) será a próxima Coordenadora Adjunta do experimento LHCb do CERN

15/06/2022

Nota publicada pelo prof. Sidnei Paciornik, Decano do CTC - Centro Técnico Científico:

Caras e caros colegas,

É com orgulho que anuncio um reconhecimento internacional marcante para a Profa. Carla Göbel Burlamaqui, do Depto. de Física do CTC PUC-RIo.

Carla será a próxima Coordenadora Adjunta de Física (Deputy Physics Coordinator) do experimento LHCb do CERN, principal centro de pesquisa em física de partículas do mundo.

Ela foi convidada para esse cargo pela recém-eleita Coordenadora de Física Yasmine Amhis (IJC lab-Paris) e sua nomeação foi ratificada pelo Conselho da Colaboração LHCb no dia 10/06/2022. Esta é a primeira vez que um cientista brasileiro assume este cargo.

Durante o mandato de dois anos, que será iniciado em agosto, as duas pesquisadoras responderão diretamente ao porta-voz da Colaboração e serão responsáveis pela qualidade dos resultados de Física que serão submetidos à publicação em jornais científicos. Elas indicarão os especialistas que coordenam os diversos grupos de trabalho em física, definirão as equipes de revisão interna das análises de dados e aprovação dos resultados, bem como supervisionarão todas as etapas de revisão do artigo final até a submissão aos jornais científicos.

A colaboração LHCb é composta por cerca de 1500 membros de 89 instituições em 19 países. Até o momento, mais de 600 artigos foram publicados com dados coletados desde 2010, somando mais de 47 mil citações. Em 2022, o experimento volta a coletar dados com uma atualização significativa das tecnologias usadas nos sub-detectores e no sistema de aquisição de dados. Serão dois anos especialmente interessantes para a nova Coordenação de Física da colaboração.

A Prof. Carla Göbel possui bacharelado em Química (1991) e mestrado em Física (1994) pela PUC-Rio. Fez o doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) sendo parte dele como doutorado-sanduíche no Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab, EUA). Desde 2003 é professora do quadro principal do Departamento de Física da PUC-Rio. É pesquisadora nível 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas ao estudo de decaimentos e violação de Carga-Paridade envolvendo mésons contendo os quarks charm e beauty no experimento LHCb.

Em nome do Decanato do CTC, parabenizo a professora.

Ver também a matéria publicada pela Vice-reitoria Acadêmica.