lft-logo

Falecimento do prof. Ronald Cintra Shellard (FIS)

07/12/2021

Falecimento de Ronald Shellard, que foi professor do Departamento de Física de 1983 a 2010 e foi, por dois mandatos, presidente da ADPUC.

Nota do prof. Sidnei Paciornik, Decano do Centro Técnico Científico:

Cumpre-me comunicar o falecimento do Prof. Ronald Shellard, que foi professor do Departamento de Física durante muitos anos. Shellard teve um papel muito importante, tanto na PUC quanto no CBPF, onde também atuou por muitos anos.

Em nome do Decanato do CTC me solidarizo com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Nota de falecimento da Academia Brasileira de Ciências (http://www.abc.org.br/2021/12/07/nota-de-falecimento-ronald-cintra-shell...):

É com profundo pesar que a Academia Brasileira de Ciências comunica a morte do Acadêmico Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no dia 07/12, terça-feira. O cientista tinha 73 anos e estava em tratamento contra a um câncer agressivo.

Para o presidente da ABC, Luiz Davidovich, “o falecimento de Ronald Shellard representa uma grande perda para a ciência e para os amigos. Aliava à sua liderança científica o prazer pela leitura, a cultura ampla, o humor e a fina ironia sempre presentes, a forte disposição de luta pela ciência brasileira. Amigo de décadas, companheiro querido nessa batalha árdua que temos travado pela ciência e por um futuro sustentável para o país, deixa um vazio impossível de preencher. Meus sentimentos à esposa, aos filhos e netos, tesouros que enriqueciam sua vida.”

Shellard começou sua jornada na física em 1970, na Universidade de São Paulo (USP), onde cursou a graduação. Ainda no Brasil, concluiu o mestrado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT/Unesp, 1973). Entre 1973 e 1974, o Acadêmico aperfeiçoou-se em física e astronomia na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA) e concluiu o doutorado na mesma área (1978) na Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA). Dedicou-se à área de física experimental de altas energias e física das astropartículas.

Além de membro titular da ABC desde 2016, Shellard também era membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Americana de Física (APS, na sigla em inglês), da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês). Era pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Fez parte da colaboração que operava o Observatório Pierre Auger, da colaboração Cherenkov Telescope Array (CTA) e foi um dos fundadores do Southern Wide Field Gamma-Ray Observatory (SWGO), antreormente denominado Large Array Telescope for Tracking Energetic Sources (LATTES). Deixou muitas contribuições para a física e astronomia.

A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e presta suas condolências aos familiares e amigos.

Notícia publicada no site do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (https://www2.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/shellard-esse-pais-precisa-d...):

Shellard: "Esse país precisa desesperadamente de ciência"

Shellard nasceu em 22 de julho de 1948 na cidade de São Paulo (SP). Desde pequeno gostava de fazer experimentos e foguetes, prática que contribuiu para seu interesse pelas áreas de Engenharia e Física. Fez sua Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1970, Mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1973) e Doutorado em Física pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (1978). Antes de ingressar no CBPF foi Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 1994 ingressou no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, onde era Pesquisador Titular e desde 2015 era Diretor do CBPF.

Liderança no país nas áreas de Física Experimental de Altas Energias e Física das Astropartículas, tinha interesse no estudo das características de astropartículas (gamas e raios cósmicos) com energias muito altas. Integrava a Colaboração que opera o Observatório Pierre Auger, a Colaboração Cherenkov Telescope Array (CTA) e era um dos fundadores do Observatório Austral de Campo Amplo (Southern Wide Field Gamma-Ray Observatory – SWGO). Era também Presidente do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) e membro do CTC de outras Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e foi conselheiro da International Union for Pure and Applied Physics (IUPAP).

Foi membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2017 e possuía associações com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Sociedade Americana de Física (APS), a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e com o órgão internacional Instituto de Física (IOP), a Astroparticle Physics Forum (APIF) e membro Titular do Conselho Diretor do Centro Latino-Americano de Física (CLAF).

Shellard exerceu grande influência na formação da comunidade de pesquisadores na área de Física de Altas Energias. Foi orientador de diversos estudantes de Mestrado, Doutorado e tinha um compromisso permanente na formação de novos cientistas e na divulgação e popularização da ciência no país. Durante sua vida profissional, teve mais de quatrocentos trabalhos publicados, 18 mil citações1, além de sete livros publicados e/ou organizados.

Entre aqueles que o conheceram era muito comum ouvir e vê-lo provocar seus interlocutores: “Para fazer ciência não se pode ser muito conformado, tem que ter esse espírito de ‘fuçar’ as coisas”.

Sua vida e trajetória deixam um importante legado para o CBPF.

Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2021.

 

Mais sobre Ronald Cintra Shellard:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9624642322598710

Entrevista com o prof. Ronald Cintra Shellard (CBPF): https://www.youtube.com/watch?v=ImZdogxfZQw

A Ciência que eu Faço – Ronald Cintra Shellard: https://www.youtube.com/watch?v=qqZQ4a1LQGo

 

Notas:

MCTI – https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/nota-de-pesar-ro...

Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de

Janeiro - https://www2.cbpf.br/attachments/2021/Shellard_Consuni.pdf 

ABC – http://www.abc.org.br/2021/12/07/nota-de-falecimento-ronald-cintra-shell...

CNPq – https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/atualidades/nota-de-pesa...

CLAF – https://www.claffisica.org.br/news-item/nota-de-condolncias-do-centro-la...

FAPERJ – http://www.faperj.br/?id=4389.2.4

LIP – https://lip.pt/?section=press&page=news-details&id=1169&ref=homepage

SBF – http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/acontece/1466-a-sbf-esta...

http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/

SBPC – http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-lamenta-falecimento-do-fisico...

CTI Renato Archer – https://www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/cti/assuntos/noticias/nota-de-pe...

IBICT – https://www.gov.br/ibict/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2021/nota-d...

INPE – https://www.gov.br/inpe/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/nota-de-falecime...

LNCC – https://www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/lncc/assuntos/noticias/ultimas-n...

ON – https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/on-lamenta-falec...

IFSC/USP – https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/prof-ronald-cintra-shellard-soube-c...

Gilberto Kassab – https://psd.org.br/noticia/kassab-lamenta-morte-do-cientista-ronald-shel...

AB TELECOM – https://abtelecom.org.br/site/nota-de-falecimento-ronald-cintra-shellard/ 

CERN – http://www2.cbpf.br/attachments/2021/DG-DI-RCS-2021-126_Let-M_Portes_de_...

Prof. Ronald Cintra Shellard
Prof. Ronald Cintra Shellard