lft-logo

Falecimento da professora Maria Isabel Mendes de Almeida (CIS)

02/11/2021

A profa. Maria Isabel Mendes de Almeida era Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa na Universidade Candido Mendes/UCAM, Coordenadora do CESAP (Centro de Estudos Sociais Aplicados) onde funciona o NES (Núcleo de Estudos em Subjetividade - dedicado à pesquisa das culturas jovens urbanas) e professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

A missa de sétimo dia será no dia 08/11/2021, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio.

Nota de pesar e solidariedade do Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Reitor da PUC-Rio:

A Reitoria da PUC-Rio manifesta com muita tristeza o falecimento da Profa. Maria Isabel Mendes de Almeida, do Departamento de Ciências Sociais.  Uma grande perda para a família, para a Universidade Cândido Mendes e para todos aqueles que conviveram com ela em nossa PUC-Rio. Neste momento difícil, nos resta estender a nossa solidariedade e oferecer orações, para que o Bom e Misericordioso Deus a acolha na pátria celeste. Conservemos na memória todos os bons e inesquecíveis momentos de sua convivência em nossa comunidade acadêmica.

Nota de pesar do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio:

O Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio está de luto.

Perdemos tragicamente nossa querida Maria Isabel, para amigas e amigos, Bebel.

A história de Maria Isabel com a PUC-Rio teve início na década de 1970, quando foi aluna do então Departamento de Sociologia e Política. Desde a década de 1990, tornou-se professora deste Departamento, sempre de forma muito dedicada e comprometida com o conhecimento de ponta na sociologia e na antropologia, em especial em questões afetas às culturas juvenis, sua principal especialidade.

Ficaremos com as lembranças dos ótimos momentos de trocas intelectuais, de debates acadêmicos em nossos seminários e nas atividades rotineiras, em que Isabel sempre deixou a marca do profundo envolvimento e paixão pela atividade de pesquisadora e docente.

Colegas, funcionárias e estudantes lamentamos profundamente a partida definitiva daquela que foi tão próxima e querida por quase três décadas.

Nota do prof. Marcelo Burgos, diretor do Departamento de Ciências Sociais:

Caras e caros colegas, nesta data tão significativa, comunico, para quem ainda não sabe, que o velório da nossa querida Maria Isabel será amanhã, 4ª feira, dia 03/11, no cemitério São Francisco Xavier, Caju.

Aproveito para compartilhar o texto que a nossa colega Sarah [profa. Maria Sarah da Silva Telles] redigiu, a nosso pedido, para uma nota de pesar que publicamos, em versão sintética, no site e redes sociais do Departamento de Ciências Sociais.

Nossa colega e amiga Maria Isabel Mendes de Almeida, Bebel para suas amigas e amigos, nos deixou de forma trágica, não pudemos nos despedir.

Para nos consolar um pouco, escreveremos a seguir algumas recordações nestas décadas de vida profissional no Departamento e de amizade a partir da PUC.

Ela foi aluna do então Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio na década de 1970 e fez o mestrado e o doutorado no IUPERJ, ambas instituições de excelência. Retornou à PUC como professora nos anos 1990 para o quadro principal, o qual deixou para assumir a Pró-Reitoria de Pós na UCAM, ficando como colaboradora em nossa Pós-Graduação e ministrando uma disciplina por ano na Graduação. Fez ainda um pós-doutoramento em Paris, em 2010.

Tinha muito orgulho de ser sobrinha do jesuíta Dom Luciano Mendes de Almeida, um dos principais bispos progressistas do Brasil, uma grande referência e considerado um santo, para muitos. Para Bebel ele era o tio preferido.

Sua paixão pela docência só era comparável à paixão pela pesquisa, principalmente sobre o tema das culturas juvenis, ao qual se dedicou até hoje. Sempre super querida pelos estudantes, na Graduação e na Pós, tendo muitos orientandos e coorientandos em sua trajetória acadêmica.

Sua inquietação intelectual era genuína e incansável, o que a levava a ter uma enorme dificuldade de ministrar a mesma disciplina sem alterar quase toda a bibliografia. Ela não escondia conosco o quanto abominava a rigidez da burocracia acadêmica, que exige o cumprimento das ementas e da bibliografia cadastradas em cada disciplina. Para ela, isto era uma tarefa quase impossível, que obedecia de muita má vontade mas com bastante humor e criatividade.

Estivemos juntas em inúmeras atividades acadêmicas, mas registraria aqui nossa parceria na coordenação de um Grupo de Trabalho em pelo menos três Encontros Nacionais de Estudos de Consumo, momentos enriquecedores em nossa cumplicidade intelectual e junto à Lívia Barbosa. Nossa outra querida colega e amiga Santuza Cambraia Naves, que nos deixou há quase dez anos, era sua principal e maior amiga, as duas eram inseparáveis na PUC. Agora, em outro plano, se reencontram.

Suas maiores paixões, junto com Eduardo Martins, são as filhas Clara e Julia, e, desde 2020, a nova paixão com a chegada da netinha Helena.

Nos últimos anos, a tragédia de que é feita a vida bateu fundo em sua pessoa. Bebel deixa um grande vácuo para quem está aguardando a volta do presencial, o reencontro com colegas, amigos e estudantes, com o retorno às atividades no campus da Gávea.

Fomos amigas desde o final da Graduação, ela um pouco mais nova do que eu. Fica a lembrança de uma querida amiga, leal, generosa, sensível, de uma sofisticação intelectual muito própria, inclusive no seu humor, qualidades reconhecidas por todas e todos nós.

Viva a vida desta guerreira, querida amiga Bebel!

Mensagem do prof. Luiz Roberto Cunha, Decano do CCS:

Querida Sarah e colegas do Departamento de Ciências Sociais:

Em nome do CCS agradeço muito seu comovente texto que, também, nos lembra a trajetória acadêmica dessa pessoa especial que, como escreveu ontem Marcelo, ao me comunicar a grande perda para a família e para nós do PUC-Rio, lembrou que ela era "delicada, dedicada e intelectualmente sofisticada". Quando professora do quadro principal, nos anos 90, Bebel teve um papel importante, junto com voce, Sarah, e outros professores, na renovação do departamento. Sempre era um prazer intelectual poder as ideias de Bebel nas questões da nossa PUC-Rio.

Que a família, inspirados pela espiritualidade do grande jesuíta Dom Luciano Mendes de Almeida, encontrem, nesta hora tão triste o conforto necessário para enfrentar esta enorme perda.

Mensagem do prof. Júlio Cesar Valladão Diniz, Decano do CTCH:

Em nome do Decanato de Teologia e Ciências Humanas manifesto a nossa tristeza e pesar pelo falecimento da nossa querida colega e amiga, Profa. Maria Isabel Mendes de Almeida, do Departamento de Ciências Sociais. Nossa solidariedade à família, ao Departamento e amigos. Uma grande perda para todos nós.  

Mensagem do prof. Gustavo Sénèchal (JUR):

Foi uma grande perda. Meu abraço à família.

Mensagem da profa. Inez Stampa (SER), diretora do Departamento de Serviço Social:

Em meu nome e no nome do Departamento de Serviço Social envio nossos sinceros sentimentos por esta enorme perda.

Abraço fraterno aos amigos e familiares.

Mensagem do prof. Marcelo Jasmin, diretor do Departamento de História:

Obrigado Sarah. Nessa hora de tristeza é muito bom ouvir tuas palavras de amizade. 

Em nome do Departamento de História, e em meu nome, deixo aqui um abraço forte aos amigos, aos familiares de Bebel e aos colegas dos Departamento de Ciências Sociais. Que venham dias melhores para todos nós.

Mensagem do prof. Marco Pamplona, diretor do Núcleo de Memória:

Estimados Marcelo, Sarah e todos os amigos e colegas do Departamento de Ciências Sociais,

É com enorme tristeza que recebemos a notícia da passagem de Maria Isabel Mendes de Almeida, a Bebel sempre querida e admirada por todos que com ela conviveram. Nos solidarizamos com todos vocês nesse momento de muita dor e desejamos conforto e paz aos familiares e amigos.

Em nome da Equipe do Núcleo de Memória, transmito-lhes nossos sinceros sentimentos.

Mensagem da Profa. Luciana Fontes Pessôa, diretora do Departamento de Psicologia:

Em nome do Departamento de Psicologia, lamentamos  profundamente o falecimento do Profa. Maria Isabel Mendes de Almeida. Aos familiares e aos amigos, nossa palavra de conforto neste momento de tristeza.

Mensagem da profa. Cláudia Pereira, do Departamento de Comunicação Social:

Recebi com enorme tristeza e perplexidade a notícia da inestimável perda de Maria Isabel. Estivemos juntas, no dia 01/10/2021, em uma qualificação de Doutorado em meu Programa, trouxe ótimas contribuições e demonstrou, como sempre, uma leitura dedicada ao trabalho que era ali avaliado. Ela integraria a banca de defesa de meu orientando. Suas contribuições para os estudos das juventudes fazem parte de minha bibliografia. 

Presto aqui toda a minha solidariedade a vocês e à família.

Mensagem do prof. Francisco de Guimaraens, diretor do Departamento de Direito:

Em nome do Departamento de Direito, manifesto minha solidariedade neste momento de dor. Que a família de Maria Isabel e seus amigos encontrem forças para confortar a tristeza que agora sentem.



 

Convite para a missa de sétimo dia.
Convite para a missa de sétimo dia.