Falecimento do professor Ricardo Henrique Salles

01/11/2021

O prof. Ricardo Henrique Salles atualmente trabalhava na UNIRIO. Fez graduação em História e pós-doutorado na PUC-Rio, e foi professor da Universidade entre 1999 e 2002.

Nota do prof.  Pedro Claudio Cunca Brando Bocayuva Cunha (IRI):

Nosso grande companheiro e amigo Ricardo Salles acaba de falecer, hoje dia 01 de novembro de 2021.  Professor da UNIRIO, historiador, pesquisador, escritor com uma larga trajetória de militância política. Foi preso durante a ditadura, esteve na clandestinidade como dirigente da APML. Estudioso da escravidão e do Brasil no século XIX, coordenava o Grupo Gramsci e a Modernidade.

Nota de falecimento da UNIRIO:

A UNIRIO lamenta profundamente o falecimento do professor Ricardo Henrique Salles, da Escola de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH).

Professor titular da área de História Contemporânea, mestre e doutor em História, atuava desde 2002 na UNIRIO. Participou ativamente da estruturação da Escola de História e da consolidação do PPGH.

Pesquisador do CNPq, publicou livros de referência para a historiografia brasileira: Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército (1990) e Nostalgia Imperial: a formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado (1996), entre outras obras.

Nota de pesar da Escola de História da UNIRIO:

É com enorme tristeza e pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido amigo e colega Ricardo Henrique Salles.

Ricardo teve uma trajetória tão incomum quanto brilhante. Entrou na vida acadêmica após participar intensamente da resistência contra a ditadura militar nos anos 1970 e 1980.

Ao ingressar na pós-graduação em História na UFF, já havia publicado dois livros autorais que marcaram a historiografia brasileira: Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército (1990) e Nostalgia Imperial: a formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado (1996).

Ricardo ainda publicou três livros autorais: Joaquim Nabuco: um pensador do Império (2002), produto de sua tese de doutorado; Guerra do Paraguai: memórias & imagens (2003) e O Vale era o escravo. Vassouras, século XIX. Senhores e escravos no coração do Império (2006).

Desde então, vinha se dedicando a estudar e a discutir o conceito de Segunda Escravidão no Brasil. Agregador e generoso, Ricardo construiu parcerias sólidas ao longo de sua trajetória intelectual. Organizou seminários e coletâneas, liderou os grupos de pesquisa “Gramsci e a Modernidade” e “O Império do Brasil e a segunda escravidão” e orientou inúmeros alunos na graduação e na pós-graduação.

Professor do Departamento de História da UNIRIO desde 2002, Ricardo participou intensamente da estruturação da Escola de História e da consolidação de nosso Programa de Pós-Graduação. Nossa instituição perde um professor dedicado, um colega extraordinário, bem-humorado e sempre disposto a enfrentar as discussões coletivas com delicadeza, grandeza e galhardia. Nós perdemos um amigo muito querido. O Brasil perde um intelectual antenado com as grandes questões do seu tempo.

Ricardo Henrique Salles já está fazendo muita falta!

Nota de pesar da FAPERJ:

A diretoria da FAPERJ se une às manifestações de pesar pelo falecimento do professor e historiador Ricardo Henrique Salles (1950-2021). Professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Salles era natural de São Paulo e tinha 71 anos.

Em nota, a direção da UniRio lamentou profundamente a perda, lembrando que Salles era professor da Escola de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), mestre e doutor em História, e participou ativamente da estruturação da Escola de História e da consolidação do PPGH. Docentes da Escola de História e do PPGH também divulgaram nota na qual afirmam que "nossa instituição perde um professor dedicado, um colega extraordinário, bem-humorado e sempre disposto a enfrentar as discussões coletivas com delicadeza, grandeza e galhardia. Nós perdemos um amigo muito querido. O Brasil perde um intelectual antenado com as grandes questões do seu tempo".

A regional Rio da Anpuh - Associação Nacional de História - publicou igualmente uma nota, lamentando o passamento de Salles e lembrou que sua vida "esteve marcada por forte engajamento político e social e, na juventude, nas fileiras da oposição ao regime militar". Outra entidade a se manifestar foi a Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), que também lamentou a morte precoce de Salles: "Em sua profícua trajetória acadêmica, Ricardo Salles desvendou sob novos prismas as bases materiais da sustentação do Estado imperial e da reprodução da escravidão no Brasil oitocentista, sobretudo em seu núcleo no Vale do Paraíba".

Pesquisador do CNPq, Salles publicou livros de referência para a historiografia brasileira: Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército (1990) e Nostalgia Imperial: a formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado (1996), entre outras obras.

Em 1999, foi agraciado como vencedor do Concurso Nacional de Ensaios sobre Joaquim Nabuco, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nestlé.

Em 2013, sua pesquisa sobre a história da ordem escravista na região do Vale do Paraíba no século XIX foi tema de reportagem realizada pelo Núcleo de Difusão da FAPERJ. O estudo, assim como outros em que ele atuou, contava com o apoio da Fundação.

Nota de pesar da ANPUH-RJ.