Falecimento da Profa. Vera Magiano Hazan (DAU)

31/07/2021

Nota do Departamento de Arquitetura e Urbanismo:

É com enorme tristeza que comunicamos o falecimento, ocorrido ontem, dia 31 de julho de 2021, de nossa querida professora Vera Magiano Hazan.

Professora e orientadora devotada e multi-premiada, Vera era também Supervisora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo de nosso DAU, estando à frente de projetos de grande destaque, entre eles a Estação Avançada de Pesquisa de Fernando de Noronha da Marinha do Brasil, e o novo auditório da PUC-Rio.

Vera foi uma defensora incansável da chamada acessibilidade universal em arquitetura, e nos últimos anos vinha se dedicando – com grande sucesso e reconhecimento internacional – à Arquitetura Humanitária, com projetos e ações voltadas para refugiados e pessoas em situação de rua. Há poucas semanas, um texto seu sobre este tema foi publicado na prestigiosa revista Virus. (http://www.nomads.usp.br/virus/virus22/?sec=4&item=7&lang=en)

Vera foi uma arquiteta e urbanista completa, tendo atuado nas áreas de projeto, ensino, pesquisa e extensão; foi também uma assídua participante do debate público sobre a arquitetura e a vida nas cidades, tendo sido membra do Instituto de Arquitetos do Brasil e do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Rio de Janeiro, onde integrou a Comissão de Formação e Exercício Profissional do CAU-RJ.

A contribuição de Vera tanto para o nosso DAU quanto para a PUC-Rio é inestimável – nós sentiremos sua falta por muito, muito tempo.

Vera deixa seu querido marido, Adalton, e seus amados filhos gêmeos Daniel e Alexandre, com apenas 12 anos.

Sua morte precoce, em decorrência da Covid-19, interrompe uma vida cheia de promessas.

Suas múltiplas contribuições ficarão.

Nota do Reitor, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.:

A Reitoria é solidária aos familiares e amigos da Professora VERA HAZAN, cujo falecimento surpreendeu a todos nós. Sua dedicação ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da  PUC-Rio, e seu espírito  de colaboração com a Vice-Reitoria Comunitária e à Pastoral , jamais serão esquecidos.

Nossos sentimentos aos docentes e discentes do Departamento. Pedimos ao Bom Deus que a receba em seu Reino Definitivo.

Mensagem do Prof. Marcelo Burgos, Diretor do Departamento de Ciências Sociais:

É com profunda tristeza e perplexidade que recebemos esta notícia do falecimento da querida Vera Hazan.

Vera era uma grande amiga e parceira acadêmica de nosso Departamento, especialmente em atividades de extensão que desenvolvíamos juntos, com ela e com o DAU.

Em nome de meus colegas e alunos das Ciências Sociais, manifestamos nosso pesar e solidariedade com sua família nesse momento tão difícil.

Mensagem da Profa. Lilian Saback (COM), Coordenadora-Geral do Comunicar:

Prezados, muito triste a partida da professora Vera Hazan. Nosso sentimentos à família e colegas.

Mensagem do Prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho, Diretor do Departamento de Letras:

Em meu nome pessoal e em nome do Departamento de Letras, venho prestar condolências pela partida tão precoce da professora Vera Hazan.

Aos familiares e amigos, a cada colega do DAU e à equipe do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, resta-nos mandar um abraço cheio de solidariedade e de boas lembranças da Vera.

Que este sentimento de dor pela inesperada perda possa ser temperado com a memória dos momentos compartilhados no campus da PUC.

Mensagem da Profa. Maíra Machado-Martins (DAU), Coordenadora do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu):

Em nome do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades do CTCH da PUC-Rio, compartilho a mensagem da equipe da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, a qual a querida Vera integrava com muito orgulho, envolvimento e competência:

"É com muito pesar que nós, docentes e discentes da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio, recebemos a notícia do falecimento da Professora Vera Hazan, do curso de Arquitetura e Urbanismo, por contaminação da Covid-19. Vera é uma pessoa querida por todos, professora aguerrida às lutas sociais, pesquisadora sobre temas da arquitetura humanitária e compunha as disciplinas destinadas ao estudo do Refúgio na universidade. Não há palavras para expressar nossa dor em perder uma pessoa tão especial quanto a professora Vera. Gostaríamos de agradecer o tempo de convívio com ela e toda a generosidade e carinho que nos ofereceu e deixar nossos mais sinceros sentimentos ao marido, filhos e outros familiares neste momento tão difícil. Todas as homenagens à professora Vera!"

Vera deixará um vazio enorme na Universidade, pois envolvia-se em diversas atividades, articulando-se professores de muitos departamentos diferentes, sempre pronta a encarar novos desafios.

Incansável e extremamente dedicada a tudo que realizava, tinha muito amor pelo seu trabalho, sua pesquisa e sobretudo nas atividades com o corpo discente do DAU.

Professora dedicada ao exercício da interdisciplinaridade e do trabalho em equipe, nos recordaremos dela também a cada edital lançado pelo Instituto, tendo realizado diversos trabalhos através das atividades desenvolvidas na CSVM ou no Escritório Modelo do DAU.

Sua partida, tão prematura, será difícil para todos nós, Vera. Mas certamente você e Betim continuarão arquitetando ideias, juntos como sempre fizeram, em algum outro plano e seguirão presentes no campus, nas nossas lembranças e em nossos corações.

Mensagem dos professores Hilton Koch, Decano do CCBS, e Jorge Biolchini, Diretor do Departamento de Medicina:

Com profundo pesar o Departamento de Medicina e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde receberam a notícia do falecimento da Professora Vera Hazan, que muito colaborou com a universidade e, especialmente, com alguns projetos da Medicina.

Ressaltamos nossa admiração pelo seu trabalho e estimamos que Deus conforte os corações de amigos e familiares da professora Vera.

profa. Vera Hazan. Fonte: site do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.