lft-logo

Falecimento do Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo

01/08/2021

Nota do Prof. Sidnei Paciornik, Decano do Centro Técnico Científico:

É com profunda tristeza que comunico o falecimento do nosso queridíssimo Scavarda.

Scavarda fez parte da comunidade PUC-Rio deste 1970, quando iniciou sua graduação em Telecomunicações, seguida pelo mestrado e pelo doutorado em Física. Posteriormente, tornou-se professor do mesmo Departamento, no qual atuou até recentemente.

Teve um papel fundamental na Universidade. Foi Decano do CTC entre 1993 e 1999 e Vice-Reitor Administrativo por mais de uma década. Trouxe para o CTC o foco no ensino de Engenharia. Na década de 90, foi um dos mentores do program REENGE - Reengenharia da Educação em Engenharia, que teve forte impacto sobre os currículos de Engenharia no Brasil.

Reconhecido nacional e internacionalmente, Scavarda foi Membro da Academia Nacional de Engenharia e da Academia Pan-americana de Engenharia. Foi membro do conselho superior da FAPERJ, do Comitê Gestor da CNI e do Conselho de Tecnologia da FIERJ.

Tive o prazer de ser seu orientado desde a Iniciação Científica, a partir de 1979, até o final do doutorado, em 1988. Muito mais do que um orientador acadêmico, Scavarda se tornou um grande amigo. Criativo, profundamente culto, conviver com ele sempre foi uma aula, um banho de conhecimento e de alegria. Ainda me lembro do "passeio guiado" que ele me proporcionou ao Museu do Vaticano, abrindo meus olhos para a beleza e a sutileza da arte milenar que nos cercava.

Scavarda combinava, como poucos, competência técnica com dotes artísticos, sendo um grande amante da música. Pessoa carinhosa, simpática, ao lado de sua amada esposa Anita criou uma família especial, amorosa e íntegra.

Fará enorme falta em nossos corações.

>> A pedido, informo que o velório e a cremação do nosso amado Scavarda, que ocorrerão nesta segunda-feira, serão restritos à família. Infelizmente, a situação de pandemia exige este tipo de cuidado.

>> Nosso Reitor, Pe. Josafá, informa que rezaremos pelo Scavarda na missa de hoje à noite na PUC.

Nota do Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Reitor da PUC-Rio:

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo. Conservaremos no coração a memória dos anos que ele se dedicou à PUC-Rio como discente, docente, Decano e Vice-Reitor Administrativo. Seremos eternamente gratos pelo amor que ele tinha à nossa Universidade, enfrentando com sabedoria os momentos difíceis da nossa instituição, sempre aberto para o diálogo e à busca de soluções equilibradas. Como homem de fé e ciência, procurou testemunhar com gestos e palavras as suas convicções mais profundas, tendo Deus como a sua fonte perene de inspiração.

Apesar de sentirmos a sua ausência, temos a certeza que na morada eterna ele estará intercedendo por seus familiares e pela nossa missão na Universidade. Que ele seja recebido na pátria eterna e definitiva.

Nota do prof. José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos:

Com profundo pesar, tomei conhecimento do falecimento do professor Luiz Carlos Scavarda do Carmo.

Neste momento, julgo importante lembrar de sua valorosa trajetória acadêmica, que se iniciou na graduação de Engenharia Elétrica, nos anos 60, e continuou na docência, no Departamento de Física, destacando-se pela relevância da pesquisa e pela formação de muitos pesquisadores, tendo chegado a Professor Titular.

Como Decano do Centro Técnico Científico, Scavarda enfrentou importantes desafios como a reestruturação do Centro, a renovação do Ensino da Engenharia - que trouxe importantes contribuições como as disciplinas hands-on, destinadas à solução de problemas reais - e a implantação de um programa inovador de empreendedorismo, temas em que teve destacada atuação, obtendo reconhecimento  nacional e internacional.

Constantemente preocupado com a difusão da Ciência e a aproximação entre a Universidade e as escolas, criou o PIUES, nos anos 90.

O professor Scavarda conhecia o espírito da PUC-Rio, e sua atuação na Vice-Reitoria para Assuntos Administrativos demonstrou grande atenção aos assuntos acadêmicos.

Ficam as lembranças de nossas reuniões marcadas pela amizade, cordialidade e longas conversas sobre temas diversos.

Em nome da equipe da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, envio meus votos de pesar para a família e para os amigos do já saudoso Luiz Carlos Scavarda do Carmo.

Nota do Prof. Ricardo Tanscheit, Vice-reitor para Assuntos Administrativos:

Eu, pessoalmente, e toda a equipe da Vice-reitoria Administrativa lamentamos profundamente o falecimento do Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo.

O Prof. Scavarda deixou um legado imensurável como resultado dos anos em que esteve à frente da Vice-reitoria Administrativa. Tinha amplo conhecimento da Universidade e sempre conduziu as questões orçamentárias e financeiras com um entendimento das particularidades de cada departamento ou unidade. Sabia como poucos delegar funções, sempre valorizando o seu pessoal e tratando todos com respeito.

O Prof. Scavarda teve a sensibilidade de perceber os momentos propícios para mudanças na forma de conduzir questões importantes, tais como a automatização de processos  - que permitiu que trafegássemos com relativa tranquilidade nesta época de atividades remotas -, a busca pelo ressarcimento de despesas de projetos e os aportes das instituições financeiras sediadas no campus. Tinha particular orgulho de como as atividades de P&D contribuíam para o orçamento da Universidade.  Este seu olhar para a pesquisa foi sempre levado em conta nas decisões, mesmo em épocas de dificuldades financeiras.  Além disso, mostrava um especial interesse pelo ensino de Engenharia, área na qual se tornou um expoente nacional, merecendo também o reconhecimento internacional.

Era sempre bom conversar com ele sobre inúmeros assuntos não administrativos, tais como música clássica e história da humanidade. Era uma pessoa com interesses diversos e estava sempre lendo algo que gostava de compartilhar conosco.

Neste momento de pesar fica a certeza da inegável contribuição do Prof. Scavarda para a situação destacada de nossa Universidade no âmbito nacional, assim como a convicção de que é possível administrar uma instituição complexa levando em conta a sua diversidade e prezando a elegância e a civilidade.

Posso dizer, acima de tudo, que foi um privilégio desfrutar do convívio com o amigo Scavarda ao longo de tantos anos. Deixamos aqui os nossos sentimentos ao seus familiares.

Mensagem da Profa. Tatiana Siciliano, Diretora do Departamento de Comunicação Social:

Em nome dos professores e funcionários Departamento de Comunicação Social lamento muito a perda para a comunidade PUC do Professor Scavarda  e expresso nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Que ele fique com Deus e descanse em paz.

Mensagem do Prof. Marcelo Jasmin, Diretor do Departamento de História:

Muito triste a notícia. Lembro sempre da gentileza e do sorriso do Scavarda a cada encontro nosso ao longo dessas décadas. Que descanse em paz.

Em nome do Departamento de História, expresso os nossos sentimentos à família.

Mensagem do Prof. Francisco de Guimaraens, Diretor do Departamento de Direito:

A gentileza do Scavarda deixará muitas saudades. Enquanto ele esteve à frente da Vice-Reitoria Administrativa, sempre se preocupou em explicar as engrenagens da PUC-Rio nas reuniões em que tratamos de questões do Departamento de Direito. Sou muito grato ao Scavarda pelo conhecimento institucional que gratuitamente me transmitiu. É mais uma perda para nossa universidade nesses dois anos de tanta dor.

Em nome do Departamento de Direito, manifesto toda a solidariedade aos familiares do Scavarda e desejo que encontrem forças para superar este momento de tristeza.

Mensagem da Profa. Regina Coeli Lisboa Soares (JUR):

Com muita tristeza, envio um grande abraço aos familiares e amigos do querido Professor Scavarda.

Mensagem do Prof. Carlos Raymundo Cardoso (JUR), Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica:

Associo-me ao pesar de todos pela passagem de nosso prezado Professor Scavarda.

Sempre fui grato à sua compreensão a respeito da dimensão e importância do Núcleo d Prática Jurídica do Departamento de Direito, e dele tivemos apoio a nossas iniciativas de modernização.

É uma pena saber que não mais vou poder encontra-lo no Pilotis do Kennedy ou na fila do Couve Flor, onde, quando o tempo permitia, nos estendíamos em conversas que estão em minha lembrança.

A todos os familiares, meus sinceros sentimentos de pesar.

Mensagem da Profa. Lilian Saback (COM), Coordenadora-Geral do Comunicar:

Caros, em nome do Comunicar, lamento profundamente a partida do professor Scavarda, um parceiro e entusiasta do nosso trabalho. Fará muita falta para a nossa Universidade.

Um abraço para a família e amigos.

Mensagem da Profa. Luciana Fontes Pessôa, Coordenadora de Graduação do Departamento de Psicologia:

Em nome dos professores e funcionários do Departamento de Psicologia, lamentamos  profundamente o falecimento do Prof.  Luiz Carlos Scavarda do Carmo. Aos familiares e aos amigos, nossa palavra de conforto neste momento de tristeza.

Mensagem do Prof. Marco A. Pamplona, Diretor do Núcleo de Memória da PUC-Rio:

É consternados, e com imenso pesar, que recebemos essa notícia sobre o amigo Scavarda. Sua gentil presença entre nós e a atuação competente nos assuntos administrativos em benefício da comunidade da PUC dificilmente serão esquecidos por todos os que com ele conviveram. Em nome do Núcleo de Memória, deixamos nossos sinceros sentimentos à família e aos amigos, nesse momento bastante difícil.

Mensagem do Prof. Adriano Pilatti (JUR):

Grande figura humana, notável cientista, professor e dirigente generoso, comprometido, dedicado. Sua presença afável, repleta de simpatia e empatia, deixará saudades em tds nós. Exercitava como poucos a arte da boa conversa, leve mas sempre densa. Tristeza, saudade, admiração e gratidão se misturam em nossos corações.

Um grande abraço aos parentes, amigos e colegas do inesquecível admirador da "Carcamânia" - como ele se referia, de modo carinhoso e brincalhão, à Itália de nossos ascendentes.

Mensagem do Prof. Luis Manuel R. Fernandes, Diretor do Instituto de Relações Internacionais:

O Instituto de Relações Internacionais manifesta profundo pesar pelo falecimento do estimado Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo. Seu legado é memorável e de grande relevância a toda PUC-Rio.

A Comunidade IRI se solidariza com seus familiares e amigos. Estendemos a todos nossos mais sinceros sentimentos.

Mensagem do Prof. Álvaro Ferreira (GEO):

Triste notícia! Uma pessoa correta e dedicada à PUC. Uma perda muito grande.

Mensagem dos professores Hilton Koch, Decano do CCBS, e Jorge Biolchini, Diretor do Departamento de Medicina:

A notícia do falecimento do Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo foi recebida com profundo pesar pelo Departamento de Medicina e pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Todos seus feitos pelo bem do ensino e da Universidade ficarão na lembrança de todos para sempre.

Que o Prof. Scavarda siga no caminho da luz e que Deus conforte o coração de todos seus amigos e familiares.

Prof. Luiz Carlos Scavarda, 2019. Fotógrafa Amanda Dutra. Acervo Comunicar.
Prof. Luiz Carlos Scavarda, 2019. Fotógrafa Amanda Dutra. Acervo Comunicar.