Lançamento do Anuário PUC-Rio 2019

16/12/2020

Foi lançado no dia da Assembleia Universitária o Anuário PUC-Rio 2019, nas versões impressa e online. A versão impressa será distribuída aos Departamentos e demais setores da Universidade conforme possível, dentro das limitações que a pandemia impõe à presença de professores e funcionários no campus.

O site do Anuário 2019 é www.puc-rio.br/anuario2019

Na Apresentação do Anuário 2019 a Coordenadora do Núcleo de Memória, profa. Margarida de Souza Neves, ressalta:

Como todos os anos, a equipe do Núcleo de Memória trabalhou em 2020 para publicar o Anuário de 2019, uma vez que os números, as informações, os relatórios e as avaliações se consolidam, sempre, no ano subsequente àquele a que se refere o Anuário.

Mas 2020 não foi como todos os anos.

Pegos pelo turbilhão da pandemia da COVID 19 desde março de 2020, sitiados e reféns das informações que tínhamos em nossas casas e em nossas memórias pessoais, 2019 parecia a todos nós um passado remoto. E nos deparamos com o exercício extemporâneo de buscar dados sobre um tempo aparentemente distante em que os professores, alunos e funcionários não eram só uma coleção de rostos numa tela de computador, a Universidade era uma realidade tangível, nosso trabalho profissional não invadia nossas casas, e o medo da doença, da morte e do futuro não era o cenário que nos era oferecido.

Foi difícil e foi muito estranho para todos os envolvidos nesse trabalho fazer o Anuário de 2019 no ano em que manter viva a esperança era nossa principal tarefa.  É importante que os leitores e os usuários desse Anuário no futuro saibam que os dados que registram o antigo normal de 2019 e os relatórios que avaliam o sucedido foram recolhidos debaixo de uma tempestade inclemente, nunca vista, em que os raios e trovões dos boletins com atualizações sobre a pandemia se sucediam e se misturavam com os trovões e os raios das notícias sobre a vida pública brasileira e sobre o cenário internacional.

Por isso é imprescindível que o Núcleo de Memória, também ele na intempérie, agradeça muito o esforço de cada pessoa que afastada de sua sala de trabalho, de seus arquivos e isolada, contribuiu para que o Anuário 2019 fosse possível e o compromisso com a continuidade da publicação da série fosse assegurado.

Muito obrigada.

No mais, é esperar contra toda esperança que as tempestades se acalmem.

Uma coisa é certa:  a elaboração do Relatório de 2020 em 2021 será tudo menos uma tarefa rotineira e aborrecida.

Capa da versão impressa do Anuário 2019