Falecimento do Prof. Pe. Marcos Vinício Miranda Vieira (TEO)

14/06/2020

O prof. pe. Marcos Vinicio Miranda Vieira, que era coordenador da Cultura Religiosa na PUC-RIo, faleceu no dia 14/06/2020 de Covid-19. Ficou internado 55 dias, estava inclusive com perspectivas de saída, mas teve uma piora. A família é de Juiz de Fora, para onde será levado o corpo. Ele tinha 52 anos e trabalhou na PUC-Rio desde 1997. Atuou na Praça Seca, também na Pavuna, e nos últimos 9 anos era o pároco de Rio das Pedras. No dia 15/06, 09:00h, Dom Orani Tempesta, O. Cist., Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio, celebrou missa de corpo presente por sua alma.

Mensagem do Reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.:

Sentimento de pesar

Depois de um sofrimento prolongado, causado pela COVID-19, permanecendo mais de 50 dias no hospital, parte para o céu o nosso querido padre Marcos Vinícius Miranda Vieira, Coordenador da Cultura Religiosa (CRE) da PUC-Rio. Apesar de contar com boas mediações hospitalares e competentes médicos e enfermeiros, a ação avassaladora do coronavírus foi maior, danificando os seus órgãos vitais e destruindo todas as resistências de seu organismo. Durante este tempo no hospital, inúmeras preces e orações foram elevadas a Deus, pedindo pela recuperação de nosso querido padre e coordenador. Infelizmente, a ação destruidora da contaminação foi maior do que a capacidade de resistência de seu corpo.

Padre Marcos Vinícius foi arrebatado em direção à eternidade no domingo (14/06), dia do Senhor, levando à presença de Deus toda a sua história, construída com alegria, espirito missionário, vigor apostólico e amor incondicional aos mais pobres. Seu trabalho como pároco, em Rio das Pedras, será sempre lembrado por aquela comunidade, pois todos reconhecem o quanto ele era querido e admirado pelo povo de Deus. A nossa Igreja da PUC-Rio sempre procurou atender aos pedidos de padre Marcos Vinícius, colaborando economicamente para a compra de elevadores, na confecção dos quadros da Via Sacra e nas campanhas de cestas básicas em prol das famílias mais pobres da paróquia.

Sua memória na PUC-Rio nunca será esquecida pela dedicação à CRE, os eventos interdepartamentais, as atividades com os alunos e professores, as parcerias com o Núcleo do Meio Ambiente (NIMA) e a Pastoral Universitária etc. Sua simplicidade mineira, seu coração generoso, seu entusiasmo apostólico e o apreço pela PUC-Rio são traços de alguém que viveu pouco, mas o suficiente para deixar um legado que não esqueceremos.

Padre Marcos Vinícius foi em direção à casa do Pai ocupar uma daquelas moradas que Jesus Cristo tem reservado para os que procuraram segui-lo com amor nesta terra, galgando os passos e os ensinamentos do Evangelho. Que junto da Trindade Divina ele possa interceder por todos nós e pela PUC-Rio. Descanse em paz, nosso querido amigo, professor e sacerdote da Igreja.

Nossos sinceros sentimentos de pesar aos seus familiares, ao Departamento de Teologia, ao diretor e professores, por tudo o que vocês fizeram por ele, sobretudo, nos momentos difíceis de sua enfermidade. Que o exemplo do padre Marcos Vinicius nos inspire a levar adiante a nossa missão na Universidade, com o desejo de procurar servir a Deus no ensino e na pesquisa.

Mensagem da Cultura Religiosa:

Falecimento do Padre Marcos Vinício Miranda Vieira

Prezados professores,

Momento de Oração de Exéquias  Pe. Marcos Vinício Miranda Vieira

Bom dia a todos/as!

Sigamos em oração, fé e confiança na ressurreição, na vida eterna, amém! Convido a todos/as para que façamos um momento de oração pelo eterno repouso do Pe. Marcos Vinício, pela fé e perseverança de seus pais e familiares. Igualmente pela ArqRio, Paróquia (Rio das Pedras), PUC-Rio, Departamento de Teologia e, especialmente pela CRE.

Grato, Pe. Waldecir Gonzaga, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio

Mensagem do diretor do Departamento de Letras, prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho:

Neste momento de perplexidade, consternação e tristeza, nós, do Departamento de Letras, apresentamos as nossas condolências ao Padre Waldecir Gonzaga e, em sua pessoa, a todos os integrantes do Departamento de Teologia pelo falecimento do Padre Marcos Vinício Miranda Vieira. Dirigimos os nossos mais fundos sentimentos de pesar aos familiares, amigos e colegas do Padre Marcos, esperando que possam encontrar algum conforto em momento futuro, depois de tão grande perda.

Ver aqui mensagem publicada no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro em 14/06/2020

Ver aqui matéria do jornal O Globo, 14/06/2020

O prof. pe. Marcos Vinicio Miranda Vieira, na abertura da Semana Arquidiocesana do Meio Ambiente, 2019.