lft-logo

Painéis Asas - 80 anos PUC-Rio

30/03/2020

Espalhados pelo campus da PUC-Rio, três pares de asas estão prontos para você levantar voo. É mais uma forma de comemorar os 80 anos da PUC-Rio.

Reunimos aqui as fotos enviadas até o momento pela comunidade PUC-Rio ao Núcleo de Memória, tiradas em frente a um dos três pares de asas espalhados pelo campus da Universidade.

Publique suas fotos com as asas no Instagram e no Facebook e utilize a hashtag #pucrio80

Envie suas fotos em frente às asas para o Núcleo através do Fale conosco.

E não esqueça:  Com asas nada é pesado.

 


O funcionário Carlos Eduardo Amorim Nunes, Bibliotecário Supervisor, da Seção de Desenvolvimento de Coleções e Aquisição da Divisão de Bibliotecas e Documentação, em frente às asas colocadas nos pilotis do Edifício Cardeal Leme. Maio/2021.


A ex-aluna Daphne Schneider Cukierman, recém-doutora em Química pela PUC-Rio, posa em frente às asas localizadas no bosque da Universidade. Ela atua no Laboratório de Síntese Orgânica e Química de Coordenação Aplicada a Sistemas Biológicos (LABSO-Bio) da PUC-Rio, e tornou-se a doutora mais jovem do Brasil em todas as áreas do conhecimento. Daphne defendeu a tese com 26 anos, seis meses e dez dias e foi reconhecida pela plataforma de recordes Rank Brasil. Graças a seu desempenho acadêmico, Daphne pôde seguir da graduação direto para o doutorado ao passar em primeiro lugar no processo seletivo. Sua pesquisa na pós-graduação, sob a orientação do Prof. Nicolás A. Rey, teve como assunto principal a doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas, em pesquisa sobre substâncias que podem vir a ser importantes no tratamento dessas patologias. Março/2021

Prof. Luiz Roberto Cunha (ECO).
Luiz Roberto Azevedo Cunha é economista formado pela PUC-Rio e lidera os voos do CCS há muitos anos como Decano do Centro. Seu compromisso e sua colaboração estreita com a administração central acadêmica da PUC-Rio já fez dele Vice-Reitor Administrativo em tempos difíceis. Luiz Roberto valoriza e colabora sempre com o Núcleo de Memória da PUC-Rio. E muitas iniciativas acadêmicas, não apenas do seu Centro, mas de toda a Universidade podem dizer o mesmo. 13 de março de 2020.

Profa. Margarida de Souza Neves (Núcleo de Memória)
Margarida de Souza Neves, a quem os alunos e os amigos chamam de Guida, entrou na PUC-Rio como aluna de graduação no Departamento de História em 1963, e hoje é professora emérita desse departamento. Coordena atualmente o Núcleo de Memória da Universidade. A foto, feita por Renata Ratton, da VRAC, mostra que na PUC-Rio se aprende a planar em voos longos.  10 de março de 2020.

Vitória Albuquerque.
Essa passarinha se chama Vitória e pertence a uma linhagem que tem uma longa história na PUC-Rio. É filha de Bianca Renovato de Albuquerque, da equipe de Gabinete da VRAD e neta de Antônio José de Albuquerque Filho, que há mais de 50 anos fotografa a vida da PUC-Rio e hoje divide seu tempo entre a VRC e o Núcleo de Memória. Mas essa foto é obra da mãe. Vitória aprendeu tão bem que nada é pesado para quem tem asas que levantou voo trazendo companhia. Que cresça feliz e voe muito alto! 20 de fevereiro de 2020. 

Profa. Monica Herz (IRI)
Monica Herz tem uma longa história na PUC-Rio, onde fez a graduação em História, é mestre e doutora em Relações Internacionais, professora do IRI desde 1994 e Vice-Decana do CCS. As asas com as quais Monica levanta voo na PUC-Rio desde 1982 e que cuida com esmero são muito especiais. Ela as ganhou de seu pai, Georg Herz, engenheiro da Burroughs. Sem ele a PUC-Rio não teria sido a primeira universidade da América do Sul a contar com um computador de grande porte. O acervo do Núcleo de Memória guarda uma série de fotografias do início dos anos 1960 em que Georg Herz aparece, muito jovem, comandando as operações do Burroughs 205 e seus complexos componentes e guarda também uma linda fotografia de 2007 em que um Georg Herz maduro e emocionado acompanha, ao lado da pesquisadora Silvia Ilg Byington, o lançamento do Núcleo de Memória da PUC-Rio. Guarda ainda o áudio da entrevista que George Herz deu aos pesquisadores do Núcleo de Memória. 13 de março de 2020.

Prof. Marco Antonio Pamplona (HIS)
Marco Antonio Vilella Pamplona, é professor do Departamento de História e ex-aluno de graduação da PUC-Rio. Marco tem asas fortes para voar pela PUC-Rio, onde foi por diversas vezes diretor do Departamento de História e participou de vários colegiados, inclusive da Comissão Central de Carreira Docente. Também sabe voar para mais longe: já foi professor visitante nos Estados Unidos, na Itália, no Chile, e na Alemanha. 13 de março de 2020.

Clóvis Gorgônio (Núcleo de Memória)
Clóvis Gorgônio, pesquisador do Núcleo de Memória da PUC-Rio, desde a primeira hora de existência do Núcleo. Clóvis experimenta as primeiras asas a ficarem prontas. 19 de fevereiro de 2020.

Cristina Rebello (Sense)
Cristina Rebello é parceira do Núcleo de Memória da PUC-Rio desde 2008. São dela e da equipe da SENSE Design&Comunicação os painéis fotográficos comemorativos dos 80 anos da PUC-Rio e o cuidadoso design das asas, feito com fragmentos de fotografias do acervo do Núcleo de Memória. 19 de fevereiro de 2020.

Prof. Felipe Bastos.
O professor Felipe Bastos, pouco depois de defender sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio. 12 de março de 2020.


Jorge Bastos, pai do professor Felipe Bastos, de braços abertos no painel asas depois de assistir a defesa da tese de doutorado do filho no Programa de Pós-graduação em Educação. 12 de março de 2020.


Luzia Bastos acompanhou mais um voo do filho Felipe Bastos ao assistir a defesa da sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação. 12 de março de 2020.



O irmão Rodrigo Bastos, a cunhada Aline de Souza Bastos e o sobrinho Pedro de Souza Bastos após acompanharem a defesa da tese de doutorado do professor Felipe Bastos no Programa de Pós-graduação em Educação. 12 de março de 2020.


Esse passarinho se chama Pedro e levanta voo apoiado nos braços da mãe Aline de Souza Bastos. Esteve na PUC-Rio pela primeira vez para acompanhar a defesa da tese de doutorado do tio Felipe Bastos no Programa de Pós-graduação em Educação. 12 de março de 2020.


Funcionária Paloma Rodrigues Moreira, da Biblioteca Central, posa em frente ao painel colocado nos pilotis do Edifício da Amizade. 2020.


Funcionária Marta Bela Reis, da Biblioteca Central, em frente ao painel Asas colocado nos pilotis do Edifício da Amizade. 20/02/2020.