Painéis Asas - 80 anos PUC-Rio

30/03/2020

Espalhados pelo campus da PUC-Rio, três pares de asas estão prontos para você levantar voo. É mais uma forma de comemorar os 80 anos da PUC-Rio.

Reunimos aqui as fotos enviadas até o momento pela comunidade PUC-Rio ao Núcleo de Memória, tiradas em frente a um dos três pares de asas espalhados pelo campus da Universidade.

Publique suas fotos com as asas no Instagram e no Facebook e utilize a hashtag #pucrio80

Envie suas fotos em frente às asas para o Núcleo através do Fale conosco.

E não esqueça:  Com asas nada é pesado.

Prof. Luiz Roberto Cunha (ECO).
Luiz Roberto Azevedo Cunha é economista formado pela PUC-Rio e lidera os voos do CCS há muitos anos como Decano do Centro. Seu compromisso e sua colaboração estreita com a administração central acadêmica da PUC-Rio já fez dele Vice-Reitor Administrativo em tempos difíceis. Luiz Roberto valoriza e colabora sempre com o Núcleo de Memória da PUC-Rio. E muitas iniciativas acadêmicas, não apenas do seu Centro, mas de toda a Universidade podem dizer o mesmo. 13 de março de 2020.

Profa. Margarida de Souza Neves (Núcleo de Memória)
Margarida de Souza Neves, a quem os alunos e os amigos chamam de Guida, entrou na PUC-Rio como aluna de graduação no Departamento de História em 1963, e hoje é professora emérita desse departamento. Coordena atualmente o Núcleo de Memória da Universidade. A foto, feita por Renata Ratton, da VRAC, mostra que na PUC-Rio se aprende a planar em voos longos.  10 de março de 2020.

Vitória Albuquerque.
Essa passarinha se chama Vitória e pertence a uma linhagem que tem uma longa história na PUC-Rio. É filha de Bianca Renovato de Albuquerque, da equipe de Gabinete da VRAD e neta de Antônio José de Albuquerque Filho, que há mais de 50 anos fotografa a vida da PUC-Rio e hoje divide seu tempo entre a VRC e o Núcleo de Memória. Mas essa foto é obra da mãe. Vitória aprendeu tão bem que nada é pesado para quem tem asas que levantou voo trazendo companhia. Que cresça feliz e voe muito alto! 20 de fevereiro de 2020.

Profa. Monica Herz (IRI)
Monica Herz tem uma longa história na PUC-Rio, onde fez a graduação em História, é mestre e doutora em Relações Internacionais, professora do IRI desde 1994 e Vice-Decana do CCS. As asas com as quais Monica levanta voo na PUC-Rio desde 1982 e que cuida com esmero são muito especiais. Ela as ganhou de seu pai, Georg Herz, engenheiro da Burroughs. Sem ele a PUC-Rio não teria sido a primeira universidade da América do Sul a contar com um computador de grande porte. O acervo do Núcleo de Memória guarda uma série de fotografias do início dos anos 1960 em que Georg Herz aparece, muito jovem, comandando as operações do Burroughs 205 e seus complexos componentes e guarda também uma linda fotografia de 2007 em que um Georg Herz maduro e emocionado acompanha, ao lado da pesquisadora Silvia Ilg Byington, o lançamento do Núcleo de Memória da PUC-Rio. Guarda ainda o áudio da entrevista que George Herz deu aos pesquisadores do Núcleo de Memória. 13 de março de 2020.

Prof. Marco Antonio Pamplona (HIS)
Marco Antonio Vilella Pamplona, é professor do Departamento de História e ex-aluno de graduação da PUC-Rio. Marco tem asas fortes para voar pela PUC-Rio, onde foi por diversas vezes diretor do Departamento de História e participou de vários colegiados, inclusive da Comissão Central de Carreira Docente. Também sabe voar para mais longe: já foi professor visitante nos Estados Unidos, na Itália, no Chile, e na Alemanha. 13 de março de 2020.

Clóvis Gorgônio (Núcleo de Memória)
Clóvis Gorgônio, pesquisador do Núcleo de Memória da PUC-Rio, desde a primeira hora de existência do Núcleo. Clóvis experimenta as primeiras asas a ficarem prontas. 19 de fevereiro de 2020.

Cristina Rebello (Sense)
Cristina Rebello é parceira do Núcleo de Memória da PUC-Rio desde 2008. São dela e da equipe da SENSE Design&Comunicação os painéis fotográficos comemorativos dos 80 anos da PUC-Rio e o cuidadoso design das asas, feito com fragmentos de fotografias do acervo do Núcleo de Memória. 19 de fevereiro de 2020.

Prof. Felipe Bastos.
O professor Felipe Bastos, pouco depois de defender sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio. 12 de março de 2020