Falecimento do jornalista Alberto Dines

22/05/2018

Dines foi professor do curso de Jornalismo da PUC-Rio entre 1963 e 1968, no qual criou e ministrou as disciplinas Jornalismo Comparado e Teoria da Imprensa.

Ele trabalhou em diversos órgãos de imprensa, como as revistas Visão, Manchete e Fatos e Fotos, e os jornais Última Hora, Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil e Diário da Noite, e colaborou com o Pasquim. Em 1994, foi o responsável pela criação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 1996, criou o Observatório da Imprensa.

Faleceu em São Paulo aos 86 anos.

Nota do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio:

É com profunda tristeza que o Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro vem manifestar solidariedade aos familiares pelo falecimento do jornalista Alberto Dines. Sua morte representa uma grande perda para a Comunicação Social no país. Professor de jornalismo na PUC-Rio na década de 1960, atuou com destaque em diversos meios de comunicação, como Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, Última Hora, Manchete, Visão, Editora Abril, TV Cultura e TV Brasil. Em 1996, lançou o portal Observatório da Imprensa, um projeto para a crítica de mídia do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas. Nascido no Rio de Janeiro, em 1932, ele deixa um precioso legado à prática, ao ensino e à pesquisa em jornalismo.

Profa. Patrícia Maurício, coordenadora do Curso de Jornalismo

Veja aqui o artigo publicado pelo Núcleo de Memória no Jornal da PUC sobre um importante episódio na trajetória de Dines, relacionado à PUC-Rio.

Veja aqui o verbete sobre Alberto Dines no Dicionário Biográfico do CPDOC/FGV.

Alberto Dines na formatura de uma turma de Jornalismo da PUC-Rio, em 1965.