lft-logo

Falecimento do Professor Marcelo Andrade, do Departamento de Educação

29/10/2017

Mensagem do Departamento de Educação:

Prezados Professores,

É com consternação e tristeza que o Departamento de Educação comunica a perda inestimável de seu querido professor Marcelo Andrade.

Nota do Departamento de Educação: No dia 31/10/2017, às 10:00 h, o Departamento de Educação estará unido em oração na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio. A oração será no mesmo horário do sepultamento do professor Marcelo Andrade, que acontecerá em Volta Redonda.

Nota do Departamento de Educação: A Missa da Ressurreição do nosso querido e inesquecível Marcelo Andrade, professor do Departamento de Educação e Vice-decano de Graduação do CTCH, [...]  será celebrada pelo Reitor, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., no dia 06/11/2017, segunda-feira, às 18 horas, na Igreja do Sagrado Coração – PUC-Rio.

O Prof. Marcelo Andrade ao lado do Prof. Leandro Konder. 2007. Fotógrafa Isabela Campos. Acervo Comunicar.
O Prof. Marcelo Andrade ao lado do Prof. Leandro Konder.
2007. Fotógrafa Isabela Campos. Acervo Comunicar.

O Prof. Marcelo Andrade em evento no Auditório Padre Anchieta. Ao fundo, o Prof. José Carmelo. 2015. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Prof. Marcelo Andrade em evento no Auditório Padre Anchieta.
Ao fundo, o Prof. José Carmelo. 2015. Fotógrafo Antônio
Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

O Prof. Marcelo Andrade durante o Meu Primeiro Dia na PUC, no Ginásio Poliesportivo. 2017. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Prof. Marcelo Andrade durante o Meu Primeiro Dia na PUC,
no Ginásio Poliesportivo. 2017. Fotógrafo Antônio
Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
O Prof. Marcelo Andrade no lançamento do novo site do CTCH. 2017. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
O Prof. Marcelo Andrade no lançamento do novo site do
CTCH. 2017. Fotógrafo Antônio Albuquerque.


Mensagem do Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz, Decano do CTCH:

Lamento comunicar o falecimento do nosso amigo, colega, colaborador, professor do departamento de Educação e vice-decano de graduação do CTCH, MARCELO ANDRADE.

Temos a certeza de que o seu desaparecimento precoce é uma perda inestimável para a nossa instituição e para a área de Educação em nosso país. Que o Marcelo permaneça para sempre no coração de seus familiares, amigos e companheiros de trabalho.

Mensagem do Núcleo de Memória:

O Núcleo de Memória quer se unir aos professores, funcionários e alunos do Departamento de Educação, ao Decanato do CTCH e aos muitos amigos que ele soube fazer na PUC-Rio na dor da perda do professor Marcelo Andrade.

Marcelo foi um grande professor, pesquisador corajoso e competente e uma pessoa muito rara.

Aos seus irmãos, toda a nossa solidariedade. Saibam que na PUC-Rio, Marcelo é muito querido e será lembrado com respeito e com carinho.

Equipe do Núcleo de Memória da PUC-Rio

Nota da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação:

A Diretoria da ANPEd lamenta o falecimento neste domingo, 29/10/2017, do professor e pesquisador MARCELO ANDRADE e expressa condolências a seus familiares e amigos. Marcelo era associado da ANPEd e professor do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Participou ativamente da vida da nossa Associação. Integrou o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação, participou dos GTs de Didática e Filosofia da Educação e foi por diversas vezes membro de comissão de eleição da diretoria da ANPEd e Conselho Fiscal.  Era Licenciado em Filosofia (1995); Sociologia (1996) e História (1996); Mestre em Educação (2000) e Doutor em Ciências Humanas / Educação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou o Programa de Doutorado no Exterior - PDSE/CNPq (2005) na Universitat de València, Espanha. Professor Associado do Departamento de Educação; Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC) e, desde julho de 2016, era Vice Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio. Bolsista do Programa Jovem Cientista (FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Pesquisador Associado ao Grupo Iberoamericano de Ética e Filosofía Política (Universitat de València, Espanha); ao Programa Teaching, Learning and Culture (University of Texas at El Paso - EUA) e ao REDISCO: Religions, Discriminations (Université Lyon 2, França). Foi membro da ONG Novamerica; do Observatório de Educação em Direitos Humanos; e do Conselho Diretor do Movimento da Ação da Cidadania. Atuou como professor de ensino fundamental, médio e superior, educador popular e pesquisador. Atuou nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, destacando-se com os temas: Didática, Ensino e Aprendizagem; Currículo e Multiculturalismo; Educação e Direitos Humanos e Ética Intercultural.

Seus últimos artigos publicados em co-autoria foram:

BASTOS, F. ; ANDRADE, Marcelo.  'Ser mulher não tem a ver com dois cromossomos x': impactos da perspectiva feminista de gênero no ensino de ciências. Revista Diversidade e Educação, v. 4, p. 56-64, 2017.

ANDRADE, Marcelo.; CANDAU, V. M. ; SACAVINO, S. ; GUERSOLA, M. V. . Da 'cidade partida' à 'cidade cerzida': jovens e crianças se educam em direitos humanos. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 153, p. 46-52, 2017.

Em 11 de maio de 2016 Marcelo Andrade concedeu entrevista ao Boletim Especial da ANPEd intitulado "Conquistas em Risco". Acesse aqui a entrevista completa.

Mensagem do Prof. Pe. Francisco Ivern S.J., Vice-reitor da PUC-Rio:

As nossas orações por ele e pela sua família. A PUC-Rio perde um fiel e muito valioso colaborador!

Mensagem do Prof. José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos:

Em nome da Vice-Reitoria Acadêmica, venho manifestar os mais sinceros sentimentos pelo falecimento tão precoce do professor Marcelo Andrade, e prestar solidariedade aos familiares, amigos e colegas do Departamento de Educação. 

Mensagem do Prof. Sérgio Bruni, Vice-reitor para Assuntos de Desenvolvimento:

Meus caros.
Recebo com imenso pesar esta tristíssima notícia. Que Deus o acolha e conforte seus familiares a amigos. É uma perda precoce que deixa em todos nós que tivemos o privilégio de conhecê-lo uma grande lacuna. Rezemos pelo Marcelo.

Mensagem do Prof. Luiz Roberto Cunha, Decano do CCS:

Em nome do CCS e de seus professores, nossos sentimentos aos colegas do CTCH e à família do prof. Marcelo, por esta perda inestimável para a PUC-Rio.

Mensagem do Prof. Luiz da Silva Mello, Decano do CTC:

Em nome do CTC quero externar nossa solidariedade à família, aos amigos, ao Departamento de Educação e ao CTCH pela perda, tão precoce, do estimado professor Marcelo Andrade. Muita paz e força a todos.

Mensagem do Decanato do CCBS:

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde manifesta seu sentimento de tristeza pelo falecimento do Professor Marcelo Andrade e registra sua grande contribuição ao Decanato tendo ministrado aulas em turmas de pós-graduação para docentes na área da saúde.

Condolências aos familiares e amigos.

Mensagem da Profa. Marta Fernández, diretora do Departamento Instituto de Relações Internacionais:

Em nome do Instituto de Relações Internacionais, lamentamos a perda e manifestamos solidariedade à família do professor Marcelo Andrade assim como aos colegas e alunos do Departamento de Educação.

Mensagem do Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira, diretor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente:

Em nome dos professores do Departamento de Geografia e Meio Ambiente, os nossos sentimentos e a nossa solidariedade à família e aos colegas do Departamento de Educação.

Mensagem do Prof. J. Landeira-Fernadez, diretor do Departamento de Psicologia:

Realmente uma notícia muito triste. Fica a lembrança de uma pessoa meiga e querida sempre disposta a ajudar. Uma grande perda para todos nós.

Em nome do Departamento de Psicologia, nossos sinceros pêsames aos seus alunos, colegas, amigos e familiares.

Mensagem do Prof. Tácio de Campos, diretor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental:

Em nome do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, expresso nossas condolências aos familiares do colega Marcelo e aos colegas do Departamento de Educação.

Mensagem do Prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho, diretor do Departamento de Letras:

Em nome do Departamento de Letras, manifesto sentimento de profundo pesar pelo falecimento de Marcelo Andrade. Neste momento de tristeza, apresento nossas condolências aos docentes e alunos do Departamento de Educação, e, em especial, aos familiares e amigos do Marcelo.

Que descanse em paz e que a memória de sua generosidade possa permanecer entre nós.

Mensagem do Prof. Luiz Felipe Scavarda, Diretor do Departamento de Engenharia Industrial:

Em nome do Departamento de Engenharia Industrial,  manifesto o pesar pelo falecimento do nosso colega Prof . Marcelo Andrade.

À sua família e aos colegas do Departamento de Educação, nossa palavra de conforto neste momento de tristeza.

Mensagem da Profa. Maria Fernanda Campos Lemos, diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo:

É com enorme tristeza que recebo a notícia do falecimento do nosso colega Marcelo, que nos breves momentos em que tive a honra de conviver sempre se mostrou tão afetuoso.

Em nome do Departamento de Arquitetura e Urbanismo gostaria de manifestar nossas condolências e desejar muita paz e força aos familiares e amigos do professor Marcelo.

Mensagem do Prof. Paulo Cesar Motta, diretor do Departamento de Administração:

Em nome do Departamento de Administração, enviamos nossos sentimentos de pesar para os familiares e amigos de Marcelo Andrade.

Na PUC, recordaremos sempre sua competente colaboração e  inigualável fidelidade.

Mensagem do Prof. Marcelo Gantus Jasmin, diretor do Departamento de História:

Muito triste a notícia. Surpreendente para muitos de nós. Que os amigos, colegas e familiares recebam o carinho dos membros do Departamento de História.

Mensagem do Prof. Pe. Leonardo Agostini, diretor do Departamento de Teologia:

O Departamento de Teologia une-se a toda a PUC-Rio, neste momento, ao recebermos a triste notícia do falecimento do querido Prof. Marcelo Andrade, que tanto se dedicou à causa da Educação em nossa instituição e, nos últimos tempos, atuando também como e vice-decano de Graduação do CTCH.

Nossos sentimentos e orações pelo seu eterno repouso, no abraço carinhoso do Pai. Estendemos nossas orações aos familiares, à PUC-Rio, ao Decanato do CTCH e, especialmente, ao Departamento de Educação.

Mensagem da Profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

Querido Júlio e colegas do Departamento de Educação e do CTCH,

Muito triste a morte do Marcelo.  Não só pelo que ele fazia e valia intelectualmente mas pelo que ele era: uma pessoa doce e firme, solidária e amiga.  Todos vamos sentir muita falta dele.

O Núcleo de Memória publicou em seu site a linda nota lançada pela ANPED ontem, as mensagens que circulam na rede interna da PUC-Rio e algumas fotos que temos dele em nosso acervo.

Um grande abraço a todos e à família do Marcelo.

Mensagem da Prof. José Marcus Godoy, diretor do Departamento de Química:

Ë sempre mais difícil confrontarmo-nos com a perda de alguém no auge de vida profissional. Em nome do Departamento de Química, gostaria de expressar nossas condolências e solidariedade aos familiares do Prof. Marcelo Andrade, extensivo aos seus colegas e amigos do Departamento de Educação.

Mensagem do Prof. Marcos Craizer, diretor do Departamento de Matemática:

Em nome do Departamento de Matemática, gostaria de manifestar minha solidariedade ao Departamento de Educação pela inestimável perda do Professor Marcelo Andrade.

Mensagem do Prof. Ricardo Ismael, diretor do Departamento de Ciências Sociais:

Em nome do Departamento de Ciências Sociais, quero manifestar nossos sentimentos de pesar e de solidariedade pela perda do Professor Marcelo Andrade. 

Mensagem da Profa. Andreia Clapp Salvador, diretora do Departamento de Serviço Social:

Em nome do Departamento de Serviço Social, manifesto o sentimento de pesar pelo falecimento do professor e amigo Marcelo Andrade. Ao Departamento de Educação e Familiares, o nosso apoio.

Mensagem da Profa. Denise Berruezo Portinari (DAD):

Querido Júlio e colegas do Decanato do CTCH  e do Departamento de Educação,

Recebi com imensa tristeza a notícia do falecimento do muito querido Marcelo Andrade. Meus sentimentos a todos os colegas que tiveram a oportunidade do seu convívio na PUC, bem como aos seus amigos e familiares.

Professor Marcelo Andrade. Fonte: site da Anped.
Professor Marcelo Andrade. Fonte: site da Anped.