Lançamento do livro sobre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus

29/05/2017

O evento ocorreu na sala do Conselho Universitário. Veja aqui fotos do evento.

O livro Igreja do Sagrado Coração de Jesus: Fé, Arte, Memória foi produzido pelo Núcleo de Memória da PUC-Rio. O livro trata do processo de  construção da Igreja e das obras de arte nela existentes. Os capítulos do livro são os seguintes:

- Apresentação, Do sonho à realidade, escrita pelo Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.

- A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, escrita por Silvia Ilg Byington e Clóvis Gorgônio

- Jesus Entre os Doutores: o mosaico de Portinari, escrito pela Profa. Margarida de Souza Neves

- As imagens do altar: esculturas de Mazeredo, escrito peça Profa. Margarida de Souza Neves e Rodrigo Lauriano Soares

- Crucifixo em madeira, escrito por Silvia Ilg Byington, Clóvis Gorgônio e André Mesquita Penna Firme

- O Batismo de Cristo e A Transfiguração: vitrais a partir de pinturas de Portinari, escrito por Eduardo Gonçalves e Yasmin Getirana

- A via sacra: óleos sobre tela de Carlos Oswald, escrito pela Profa. Margarida de Souza Neves, Miguel Alexandre da Costa Azaldegui e Milena Pereira.

Veja aqui o livro completo.

Mensagens recebidas sobre o livro e o evento de lançamento:

Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo, Vice-reitor Administrativo

Cara Margarida

Quero registrar que apreciei muito sua apresentação em nosso encontro com os Diretores, quando do lançamento do livro sobre nossa Igreja.

Parabéns e um abraço.

Sra. Dolores Perez, diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação

Venho parabenizá-los pelo livro sobre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, da PUC-Rio, cuja edição se constitui em uma obra de arte, pela compilação belíssima das fotos  e pela riqueza na descrição dos detalhes e características desse espaço sagrado. Com certeza, a publicação, que integrará o acervo da Biblioteca Central, será mais uma fonte histórica da nossa Universidade.

Resposta da Profa. Margarida de Souza Neves, coordenadora do Núcleo de Memória

Querida Dolores,
Obrigada por ter estado conosco na apresentação do livro e por valorizar o trabalho do Núcleo.  Esperamos que o exemplar da Biblioteca seja muito solicitado pelos leitores e seja útil para eles.

Miguel Alexandre da Costa Azaldegui, ex-bolsista do Núcleo de Memória

Olá a todos! Como vão?

Obrigado pelo envio do vídeo do lançamento, a apresentação estava muito interessante e bem construída como sempre é, nas mãos da querida Guida. Confesso que fiquei curioso pra ver até o final, hahaha. É  um orgulho ter feito parte desse processo, sou muito agradecido por vocês terem me dado essa oportunidade.

Um grande abraço a todos, Muitas saudades

Obs: Como não sou nenhum grande conhecedor de arte, fiquei mais um vez maravilhado com a referência ao pintor Oswaldo Guayasamín, suas obras e a posterior Capela do Homem, são espetaculares.

Resposta da Profa. Margarida de Souza Neves, coordenadora do Núcleo de Memória

Oi, Miguel!  Muitas saudades!!

Obrigada pelo email generoso.  Eu gosto muio do Guayasamin e do trabalho dele. Belo, forte e comprometido.  Tomara que o nosso seja assim!!

Capa do livro.