lft-logo

Falecimento da Professora Ana Waleska Pollo Campos Mendonça (EDU)

22/05/2017

Ver aqui uma seleção de fotos e documentos relacionados à Profa. Ana Waleska.

Ver aqui os textos lidos na missa de sétimo dia em homenagem à Profa. Ana Waleska: Prof. Ralph Ings Bannel (EDU), Prof. Júlio Diniz (LET, decano do CTCH) e Profa. Libania Xavier (UFRJ).

À comunidade da PUC-Rio,

O Departamento de Educação recebeu com o mais profundo pesar a notícia do falecimento da Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, na manhã desta segunda-feira, dia 22 de maio.

É uma perda irreparável não apenas para nossa instituição, mas para o campo da educação no Brasil. A dedicação, a ética e o compromisso, que marcaram sua trajetória profissional, inspiraram gerações de educadores. Sua produção intelectual constituiu-se também em contribuição fundamental para a história da educação em nosso país.

Enorme tristeza impõe-se sobre nossos corações em saber que não mais poderemos contar com a convivência rotineira com Waleska e com sua contribuição ímpar ao desenvolvimento de nossa instituição. Por outro lado, estamos certos de que suas pesquisas inovadoras continuarão marcando o campo educacional.

Neste momento de dor, consideramos muito importante celebrar sua memória e sua dedicação integral à PUC-Rio e aos muitos amigos que fez em tantos anos de convívio nesta universidade. Desejamos aos familiares, amigos e colegas que essas lembranças contribuam para aplacar o inestimável sofrimento da perda.

Professores, alunos e funcionários do Departamento de Educação estarão, no dia de amanhã, recolhidos acompanhando, com sua presença e orações, a cerimônia de sepultamento.

Cemitério São João Batista (capela ainda não informada)
Velório a partir das 9h e 30m
Missa de Corpo Presente às 13h
Sepultamento às 14h

Um abraço fraterno

Prof. Ralph Ings Bannell – Diretor do Departamento de Educação
Profa. Alicia Bonamino – Coordenadora de Pós-Graduação
Profa. Rosalia Duarte – Vice-Coordenadora de Pós-Graduação
Profa. Cristina Carvalho – Coordenadora de Graduação
Profa. Zena Eisenberg – Coordenadora do NOAP
Prof. Alberto Tornaghi – Coordenador do NEAD

Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Reitor da PUC-Rio

Foi com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento de nossa querida Professora Ana Waleska, do Departamento de Educação, recentemente promovida a Professora Titular. Esta brilhante educadora construiu uma história de dedicação e competência em nossa Universidade, que jamais será esquecida.

Que Deus de Bondade e Misericórdia possa acolhê-la na pátria definitiva, onde certamente ela estará intercedendo pelos seus familiares e por todos nós que pertencemos à esta Instituição que ela tanto amava.

Com nossas orações e sentimento de pesar.

Prof. Pe. Francisco Ivern Simó S.J., Vice-Reitor da PUC-Rio

É com muita tristeza que recebo essa notícia, embora soubesse da sua doença e eu não seja do Departamento de Educação. A Profa. Ana Waleska era uma referência praticamente necessária na sua área, e ela era parte da PUC-Rio. As minhas condolências e as minhas orações por ela e os membros da sua família.

Prof. Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J., presidente da Mantenedora

Muito triste a morte da Ana Waleska, uma grande pessoa. Mas era pessoa de fé cristã, fé na vida eterna. E já está lá, na visão de Deus "tal como Ele é", como diz o Evangelho.

Prof. José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor Acadêmico

Lamento profundamente o falecimento da professora Ana Waleska e, em nome da Vice-Reitoria Acadêmica, presto solidariedade aos colegas, amigos e familiares.

Prof. Luiz Carlos Scavarda do Carmo, Vice-Reitor Administrativo

Conheci Ana Waleska por quase 40 anos. Desenvolvemos uma grande amizade que se consolidou com os muitos encontros que tivemos ao longo dos anos, muitos ocorridos em momentos muito difíceis da Instituição, na qual ela por vezes representou a ADPUC.

Sentirei sempre muitas saudades. Além de suas grandes virtudes de ser humano, foi também uma impecável Professora e Pesquisadora.

Minhas condolências a sua família e minhas orações pessoais.

Prof. Augusto Sampaio, Vice-Reitor Comunitário

Com tristeza tomei conhecimento do falecimento da querida Profa. Ana Waleska, companheira desde os difíceis tempos dos idos 1960.

Sempre atuante na vida Comunitária da Universidade, Ana Waleska me impressionava pela maneira delicada, mas incisiva com que participava dos debates da época.

Fica a nossa homenagem, pautada por imensa saudade.

Prof. Paulo Cesar Duque Estrada, Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa

Em nome de toda a equipe da CCPG, e em meu próprio nome, manifesto o mais profundo pesar e solidariedade aos colegas, amigos e parentes da Profa. Waleska.

Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz, Decano do CTCH

O Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas lamenta com profundo pesar o falecimento da nossa querida amiga, colega e professora Ana Waleska Pollo Campos Mendonça.

Nossa solidariedade e apoio aos familiares e amigos da Waleska nesse difícil momento.

Prof. Luiz Roberto Cunha, Decano do CCS

E com enorme pesar que recebemos essa triste notícia. Waleska foi contemporânea nos idos dos anos 1960, tempos difíceis, mas tempos onde já tínhamos uma forte participação na vida da PUC-Rio. Sua dedicação e trabalho em defesa da nossa instituição, sua competência acadêmica, seu trabalho comunitário, todos seus predicados deixam importantes marcas na comunidade da PUC-Rio. 

Em nome do CCS solidarizo-me com sua família nesta hora tão dolorosa.

Prof. Luiz da Silva Mello, Decano do CTC

Em nome do CTC lamento profundamente a notícia do falecimento da Profa. Ana Waleska. Pessoalmente convivi com a Waleska durante mais de 30 anos, primeiro na ADPUC e depois em inúmeras Comissões e Conselhos da PUC-Rio, sendo testemunha ao longo de todo este tempo do seu amor por esta Universidade, sua generosidade, inteligência e engajamento nas mais importantes questões da academia e da sociedade. É um momento de grande tristeza, em que presto minha solidariedade aos demais colegas, aos amigos e aos familiares da Profa. Ana Waleska.

Prof. J. Landeira-Fernandez, diretor do Departamento de Psicologia

Neste momento de dor e saudades, queremos prestar nossa solidariedade aos familiares e amigos da Profa. Ana Waleska. Nossos sinceros sentimentos. 

Prof. Marcelo Gantus Jasmin, diretor do Departamento de História

Em nome do Departamento de História, venho prestar a nossa solidariedade à família da Waleska e aos seus colegas do Departamento de Educação. Há décadas Waleska foi nossa colaboradora em vários projetos de Ensino de História e sempre uma amiga muito presente, lutadora e afável. É uma grande perda para todos nós. 

Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira, diretor do Departamento de Geografia

Em nome dos professores do Departamento de Geografia e Meio Ambiente envio nossas condolências aos colegas e familiares da Profa. Ana Waleska.

Prof. Luiz Camillo Osorio, diretor do Departamento de Filosofia

Em nome de todo o Departamento de Filosofia, gostaria de expressar nossos sinceros sentimentos aos colegas da Educação e aos familiares da professora Ana Waleska. Nossa solidariedade a todos neste momento de profunda tristeza.

Prof. Marcos Craizer, diretor do Departamento de Matemática

Em nome do Departamento de Matemática, lamento profundamente a perda na nossa querida colega Ana Waleska Mendonça.

Prof. Tacio Mauro Pereira de Campos, diretor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Nossa querida e simpática Profa. Ana Waleska era um dos pilares de nossa Universidade.
Em meu nome e do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental expresso minhas condolências a seus familiares e colegas do CTCH.

Profa. Maria Fernanda Campos Lemos, diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Em nome do Departamento de Arquitetura e Urbanismo gostaria de manifestar nosso pesar pelo falecimento da professora Ana Waleska e desejar muita força aos amigos e familiares.

Prof. José Marcus Godoy, diretor do Departamento de Química

Há algumas semanas a encontrei no Núcleo de Memória da PUC-Rio, ao lado da minha sala, e hoje recebo esta notícia. Dá para refletir como frágil nós somos.

Gostaria de expressar, em meu nome e dos demais membros do Departamento de Química, meus sinceros votos de pesar e solidariedade.

Profa. Andréia Clapp Salvador, diretora do Departamento de Serviço Social

Em nome dos professores, funcionários e alunos do Departamento de Serviço Social, expresso os mais profundos sentimentos e votos de pesar, à família de Ana WalesKa e ao Departamento de Educação.

Prof. Ricardo Ismael, diretor do Departamento de Ciências Sociais

Em nome dos professores, funcionários e alunos do Departamento de Ciências Sociais, registro nossos sentimentos e solidariedade aos familiares da professora Ana Waleska e aos seus colegas do Departamento de Educação.

Prof. Francisco de Guimaraens, diretor do Departamento de Direito

O Departamento de Direito externa sua tristeza com a notícia do falecimento da professora Ana Waleska, a quem devemos, na PUC-Rio, muitos anos de luta, seriedade e compromisso com a função da Universidade.

Ao Departamento de Educação, aos familiares e aos amigos da professora Ana Waleska, nosso sentimento de pesar.

Profa. Angeluccia B. Habert, diretora do Departamento de Comunicação

Vamos continuar lembrando de Ana Waleska, uma pessoa vibrante, amiga e solidária. Neste momento, registramos nossa tristeza com a perda de uma parte da PUC-Rio.

Prof. Fernando Lázaro, diretor do Departamento de Física 

Em nome do Departamento de Física venho manifestar o nosso pesar pelo falecimento da Profa. Ana Waleska.

Nossos sentimentos para os seus familiares e colegas.

Prof. José Eugenio Leal, diretor do Departamento de Engenharia Industrial

Em nome do Departamento de Engenharia Industrial, manifestamos nosso pesar pelo falecimento da nossa colega Profa. Ana Waleska Mendonça.

À sua família e aos colegas do Departamento de Educação, nossa palavra de conforto neste momento de profunda tristeza.

Prof. Paulo Cesar Motta, diretor do Departamento de Administração

Em nome do Departamento de Administração, enviamos nossos sentimentos de pesar para os familiares e amigos de Ana Waleska.

Na PUC-Rio, recordaremos sempre sua competente colaboração e inigualável fidelidade.

Prof. Pe. Leonardo Agostini, diretor do Departamento de Teologia

O Departamento de Teologia manifesta o profundo pesar pelo falecimento da Profa. Ana Waleska.

Recebemos a notícia, como todos, com grande tristeza e dor. Além de magnifica educadora, era de uma fina e gentil educação. Conquistava, facilmente, com seu modo simples de ser e de falar!

Aos familiares, parentes e amigos asseguramos nossas orações. Ao nosso Bom Deus, pedimos que conceda à Profa. Ana a felicidade eterna, prêmio dos justos e das pessoas de boa vontade que só buscam o bem comum.

Que o seu exemplo nos fortaleça!

Prof. Khosrow Ghavami, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Com imensa tristeza que recebo essa notícia sobre o falecimento da Profa. Ana Waleska. Sempre a perda de qualquer pessoa é triste, e a tristeza ainda maior quando esta pessoa é nosso conhecido.

As minhas condolências para todos os membros da PUC-Rio e especialmente para os membros da sua família.

Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade, Departamento de Teologia

Foi com profundo pesar que recebi aqui em Perugia, onde me encontro, a notícia do falecimento de nossa amiga e colega Ana Waleska. Trabalhamos juntos em estreita colaboração por muitos anos. Sempre admirei seu caráter, capacidade e determinação ética.

A todos parentes, amigos e colegas ‎expresso minha tristeza e solidariedade neste momento de dor.

Prof. Reinaldo Castro Souza, Departamento de Engenharia Elétrica

Também lamento muito a passagem da Profa. Ana Waleska. Apesar de sermos de centros distintos, estávamos sempre nos cruzando no campus. Meus sentimentos aos membros de sua família e que Deus dê a ela o merecido descanso eterno.

Profa. Regina Coeli Lisboa Soares, Departamento de Direito

Ao Departamento de Educação, ao Vicente, companheiro de toda a vida, aos filhos e demais familiares, meu grande abraço. Uma das primeiras pessoas que conheci fora do Departamento de Direito, encarnava o espírito acolhedor e combativo da nossa Universidade; tomara tenha deixado um pouco disso em cada uma e em cada um de nós.

Prof. Marco Antônio Pamplona, Departamento de História

É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento de nossa querida, Ana Waleska. Sabemos todos a enorme falta que ela fará a todos que com ela conviveram e à comunidade da PUC como um todo. Resta-nos desejar força e serenidade à família neste difícil momento.

Profa. Terezinha Féres-Carneiro, Departamento de Psicologia

É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento precoce da nossa querida e guerreira Ana Waleska. Ela deixa um enorme vazio na nossa universidade e em cada um de nós, mas, sem dúvida, deixa também marcas indeléveis dos ensinamentos firmes e preciosos que nos transmitiu, ao longo de tantas décadas.

Meu pesar e minha solidariedade, neste momento de tanta dor, aos colegas do Departamento de Educação e aos familiares da nossa querida Ana Waleska.

Prof. José Carlos D’Abreu, Departamento de Engenharia Química e de Materiais

Minha solidariedade aos familiares da querida colega Ana, nossa contemporânea desde os anos 1960 na PUC-Rio. Que Deus a guarde.

Prof. Gustavo Sénèchal de Goffredo, assessor jurídico da Reitoria

É, sem dúvida, uma grande perda para a Universidade e todos os que tiveram a sorte de conhece-la.

Profa. Maria Alice Rezende de Carvalho, Departamento de Ciências Sociais

Dia muito triste pela perda de minha muito jovem ex-professora, grande companheira nas lutas da ADPUC e, ainda hoje, animada interlocutora em pesquisas sobre profissões intelectuais no Brasil. É impossível avaliar, hoje, a extensão dessa perda. Aos colegas que mais proximamente conviviam com ela, deixo um abraço. À família, votos de força e serenidade.

Prof. Augusto César Silva, Departamento de Geografia e Meio Ambiente

É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento da Profa. Ana Waleska.

Uma colega ímpar nas parcerias interdepartamentais, além da pessoa amiga e participativa na construção de uma educação de qualidade no país, há tantos anos.

Meus sinceros sentimentos à família e amigos.

Profa. Maria Clara Bingemer, Departamento de Teologia da PUC-Rio

Sinto profundamente o falecimento da querida colega e amiga Waleska, que conheci antes mesmo de ingressar na PUC-Rio, por amigos comuns e movimentos de igreja.  Sempre a respeitei e admirei muito e agora choro a perda que sua ausência deixará para a Universidade.

Peco a Deus que de forca a Vicente, seu companheiro de toda a vida.  E que nós saibamos honrar seu legado e sua memória. Waleska está viva em Deus e entre nós.

Prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho, diretor do Departamento de Letras

Em nome do Departamento de Letras, venho manifestar sentimento de profundo pesar pelo falecimento da Profa. Ana Waleska. Neste momento de dor e tristeza, resta dirigir a nossa solidariedade a familiares, amigos e colegas do Departamento de Educação.

Profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória da PUC-Rio

Muito triste a notícia da morte da Waleska, referência na área de história da educação, mulher forte e lutadora, mas ao mesmo tempo doce e solidária, a quem nos habituamos a ver também como referência ética.

Para mim é a amiga muito querida de décadas.  Para a PUC-Rioela é não só a professora titular admirada e querida, mas também a presença constante nos órgãos colegiados, na direção do Departamento de Educação, na ADPUC, em todos os debates acadêmicosque envolvem a Universidade e na vida comunitária.

O Núcleo de Memória guarda muitas fotografias de Waleska e vai abrir uma Galeria de Fotos em sua homenagem.  Nela estarão as fotos de Waleska aluna da PUC-Rio na passeata dos 100 mil, a foto de sua formatura que ela trouxe para que o Núcleo a tivesse em seu acervo, seu retrato no dia da aula magna como professora titular, e muitas outras fotografias.  Vai ser duro olhar para elas e saber que a Waleska se foi, que não vamos nos encontrar mais com ela pelos pilotis.  Mas aos poucos as lembranças boas irão transformar a dor de agora em gratidão por tê-la em nossas vidas, na vida do Departamento de Educação e de toda a PUC-Rio.

Aos colegas do Departamento de Educação, ao CTCH, ao Vicente, seu marido e seu amigo de uma vida inteira; a Ana Luiza, Teca, Bia e José, seus filhos e aos netos que um dia saberão coisas boas e bonitas sobre a avó, o meu abraço e o de toda a equipe do Núcleo de Memória da PUC-Rio.

Prof. Raul Nunes, Departamento de Engenharia Química e de Materiais

Maria Alice conseguiu externar muito bem o que sinto. Faço minhas suas palavras.

Profa. Djenane Cordeiro Pamplona,

Com profunda tristeza recebi a notícia da partida da nossa companheira Ana Waleska de valor inestimável para a Educação do país e companheira de lutas na ADPUC.

Pessoa gentil e apaixonada. A PUC-Rio ficou mais pobre.

Envio aos familiares e todos os companheiros meu carinho.

Profa. Angela Wagener, Departamento de Química

É com grande pesar que recebo esta triste notícia. Waleska foi minha contemporânea no colégio Santa Úrsula, sempre com seu jeito meigo mas firme. Envio meus sinceros sentimentos ao departamento de Educação e à família de Waleska.

Profa. Tereza Cavalcanti, Departamento de Teologia

Ana Waleska foi companheira alegre e comprometida em muitas lutas pela Universidade e pela Educação. Uma pessoa positiva que neste momento nos inspira por sua fé, sua determinação e bom humor. Por isso permanece viva entre nós.

Prof. Fernando Rizzo, Departamento de Engenharia Química e de Materiais

Muito triste esta notícia. A comunidade da PUC perde uma de suas mais qualificadas referências.

Meus sentimentos para os colegas e familiares da Waleska.

Prof. Pe. Jesús Hortal Sànches S.J., Departamento de Teologia

Estive ontem, o dia todo, fora do Rio. Por isso só tomei conhecimento da triste notícia às dez da noite. E digo triste, porque realmente a Profa. Ana Waleska era uma portadora de alegria. Extrovertida, humana, amiga.  Deixou uma lembrança de dedicação ao trabalho e um testemunho de fé. Que Deus lhe recompense todo o bem que semeou entre nós.

Profa. Maria Elisa Noronha de Sá, Departamento de História

Muito triste com a perda da nossa querida Waleska, envio meu profundo pesar e meu carinho para toda a sua família e em especial para a querida Teca.

Profa. Vera Damazio, Departamento de Artes & Design

Muito, muito triste... mas ao mesmo tempo muito, muito grata por ter tido a sorte de conviver com Waleska desde meus primeiros dias na PUC-Rio, nas reuniões de conselho universitário, na direção da ADPUC, nos saraus no Grandjean de Montigny, nas confraternizações de final de ano, nas conversas conselheiras, nos almoços no Couve Flor... 

A todos os colegas e família, meu carinho e esperança que a dor da perda dê logo espaço apenas a nossas melhores lembranças.

Profa. Claudia Garcia, aposentada, Departamento de Psicologia

Saudades da Waleska pessoa verdadeira, calorosa, otimista, acolhedora que sempre encontrava nos pilotis, no Couve Flor, nos eventos acadêmicos.  E da Waleska combativa, incansável na defesa da ética e do bem comum, presença marcante e insubstituível na Associação de Docentes da PUC-Rio nos anos 1970.

Muito carinho para seus familiares.

Profa. Denise Berruezo Portinari, Departamento de Artes e Design

Muito triste a notícia do falecimento da querida Waleska, gentil guerreira com quem sempre se podia contar para o bom combate e para a palavra justa na hora mais necessária. Perdemos, todos, uma referência e um alento. Minha solidariedade e pesar ao Departamento de Educação e aos seus familiares e amigos próximos.

Profa. Tania Dauster Magalhães e Silva, Departamento de Educação

Minha gratidão ao Núcleo de Memória que nos dá a felicidade de rever a querida Waleska em momentos de sua vida.

Profa. Mônica Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Queridos amigos do PPGE – PUC-Rio,

Com muita tristeza soubemos agora do falecimento da professora Ana Waleska.

Recebam nossos abraços e carinho neste momento tão difícil.

Prof. Carlos Roberto Jamil Cury, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Prezada [profa.] Alicia [Bonamino],

Consternado, recebi a notícia do falecimento da colega Ana Waleska.

Não tenho outra referência dela a não ser a PUC-Rio. Peço-lhe, pois, em nome de nosso coleguismo e amizade, fazer chegar à família o meu abraço que o estendo ao programa também.

Profa. Oresta López Pérez, El Colegio de San Luis, México

Estimados colegas, ayer recibí la triste noticia del deceso de nuestra querida colega la Dra. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, Historiadora de la educación en Rio de Janeiro.

Conozco a Ana Waleska desde hace más de una década, especialmente por sus aportes a la historia de la educación secundaria y al estudio de la formación de profesores en Brasil. La amplia obra publicada por la Dra. Waleska  más de 10 libros en los que ella es autora única y/o organizadora, así como cerca de un centenar de artículos, ponencias y capítulos de libros, son una muestras de su solidez como investigadora, y en una línea de conocimiento. En México hemos conocido principalmente sus ponencias y libros presentados en varios congresos iberoamericanos de historia de la educación. Algunos de sus trabajos son lecturas en nuestros doctorados de Historia y Ciencias sociales de El Colegio de San Luis.

Con Ana, compartimos la organización de congresos y paneles internacionales, desde los comités científicos. Por ejemplo en el de CIHELA Congreso Internacional de Historia de la Educación Iberoamericana y el de ISCHE, International Standing Conference for the History of Education, que hemos realizado en San Luis Potosí.

También tuvimos oportunidad de tenerla como conferencista en México en mi seminario permanente de investigación. He conocido su brillante trayectoria como profesora investigadora tanto en su universidad como en otras instituciones mexicanas.Tengo una impresión muy grata del trabajo en equipo que realizaba la Dra. Waleska, me tocó ser testigo de la calidad de sus seminarios en la PUC de Rio de Janeiro y tengo conocimiento de  su trayectoria como formadora de nuevos investigadores, entre ellos algunos muy destacados a nivel internacional, mismos que la reconocen y siguen sus pasos en la academia.

En mayo de  2014, tuvimos la oportunidad de contar con la Dra. Waleska en el "Seminario Internacional: Metodologías cualitativas y temas emergentes de la investigación educativa en México y Brasil", en el cual pudimos apreciar con mayor cuidado sus aportes a las teorías y metodologías en la historia de la educación. Destacó además, por las acertadas sugerencias que hizo a nuestros doctorantes.

Su participación y liderazgo para formar redes académicas es otro rasgo que deseo señalar. Mismos que se aprecian en la construcción de una red de historiadores de la educación de Rio de Janeiro.  Me ha tocado ser parte de una de sus reuniones periódicas y puedo constatar la calidad y el aporte personal que la Dra. Waleska generosamente brinda a esta reunión académica.

En México cuenta con nuestro reconocimiento por todo lo que ella aportó como brillante investigadora, como excelente profesora y como parte de una comunidad académica muy valiosa, como lo es la SBHE.

Mi cariño y mi reconocimiento a la Dra. Waleska y un abrazo a sus colegas y familiares ante tan lamentable pérdida.

Profa. Flávia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), RS

Querida [profa.] Alicia [Bonamino],

Estou comovida com a notícia do falecimento de Ana Walesca, uma profissional exemplar, companheira amistosa e generosa em eventos. Tenho por ela grande admiração e respeito.

Abraço a ti e outras colegas da academia igualmente comprometidas com a educação como ela.

A Profa. Ana Waleska, no dia de sua posse como Professora Titular na PUC-Rio, 02/05/2016. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
A Profa. Ana Waleska, no dia de sua posse como Professora Titular na PUC-Rio, 02/05/2016. Fotógrafo Antônio Albuquerque.