Falecimento de Maria da Conceição dos Santos Ferreira (DBD)

26/04/2017

Nossa amiga bibliotecária chegou na PUC-Rio em 1972, na gestão da Profa. Monica Rector, chefiando a Biblioteca Pe. Magne. Nessa época a Universidade fervia com os acontecimentos do Brasil e do mundo. Era um tempo de descobertas, idealismo, vontade de mudar e viver.

Conceição ficou conosco durante seis anos, depois saiu da Universidade e foi trabalhar na Casa de Rui Barbosa e um ano depois teve seu segundo filho, Gustavo. Pessoa de temperamento inquieto e muito responsável, primava pelo seu trabalho.

Em 01/05/1985, ela retornava à PUC para a Seção de Processamento Técnico com muita vontade de trabalhar e saudades de todos. Nesse tempo, as funcionárias tinham praticamente a mesma idade e, portanto, as festas de chás de panela, de bebê, nascimentos e de aniversários seus e dos filhos eram motivos de grandes reuniões e encontros. A amizade além do trabalho foi uma coisa bem marcante neste período.

Em 04/12/2014 passou a integrar a Seção de Desenvolvimento de Coleções e Aquisição, onde, mais uma vez desempenhava sua função com esmero e dedicação. Conceição era muito atuante e participava de seminários de bibliotecas, cursos e era chamada também para reuniões em comissões de bibliotecas. Foi uma pessoa de conduta irrepreensível, honesta, amiga e solidária. Um pouco reservada, mas de grande coração.

Pequena em estatura, mas grande em agilidade, responsabilidade, compromisso e vontade de viver. De temperamento ativo e agitado, vivia sempre correndo a fim de cumprir seu horário e sua missão muito bem na Universidade e na família.

Seus companheiros de trabalho lamentam a morte prematura desta excelente profissional, íntegra, conciliadora, bem-humorada, jovem de idade e de ideias, que contribuiu muito para a vida coletiva em nossa instituição.

Bibliotecária Maria de Lourdes Mendonça

Maria da Conceição dos Santos Ferreira, na Biblioteca Central. Fonte: DBD