lft-logo

Falecimento do Frei Antônio Moser

09/03/2016

Nota do Reitor da PUC-Rio, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueria S.J.:

À Comunidade Universitária,

Recebemos com tristeza a morte violenta de nosso teólogo e ex-professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Frei ANTÔNIO MOSER, este franciscano tão querido de todos nós, tanto por sua grande contribuição na reflexão teológica, como pelas suas qualidades humanas reconhecidas por todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele. No momento em que precisamos tanto de pessoas que contribuam para uma sociedade mais justa e fraterna, a violência nos tira do convívio esta pessoa humana que sempre procurou defender os pobres e a ética do meio ambiente. Na certeza que toda a sua vida e obra ficará como um legado para a Igreja e para o mundo acadêmico,  peçamos ao SENHOR DEUS que o receba no seu Reino, onde certamente estará intercedendo por todos que acreditam que a reconciliação possa vencer os conflitos e a paz supere a violência.

Nota do diretor do Departamento de Teologia, Prof. Pe. Leonardo Agostini:

Prezados(as) amigos(as),

Com grande pesar, recebemos a triste notícia do falecimento do Frei Antônio Moser, OFM, que, por vários anos, entre os anos 1970 e 1980, foi professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, lecionando disciplinas de Teologia Moral tanto na Graduação como na Pós-Graduação.

Em nome do Departamento de Teologia, manifestamos a nossa solidariedade, nossas orações e profundos sentimentos de pesar junto aos familiares e à Ordem Franciscana (OFM), em particular da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Pedimos ao Senhor nosso Deus, fonte e origem da vida, que conceda ao Frei Antônio Moser o descanso eterno e a justa recompensa por tudo o que ensinou e fez em favor do bem, da justiça e da verdade, manifestando que o amor é a sublime ação do ser humano e a força transformadora da família e da sociedade.

Nota do Núcleo de Memória da PUC-Rio:

Segundo informações da imprensa, o Frei Antônio Moser, de 75 anos, foi baleado e morto por volta das 6h da manhã desta quarta-feira (09/03/2016) numa tentativa de assalto na Rodovia Washington Luiz. Ele era morador de Petrópolis e seguia de carro para o Rio de Janeiro quando foi abordado por dois criminosos.

Segundo o perfil de Frei Moser, publicado em seu site, ele estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis, licenciatura em Teologia em Lyon, França, e doutorou-se em Teologia na Academia Alfonsianum, em Roma. Durante 10 anos lecionou Teologia Patrística, tendo sido professor na PUC-Rio nos anos 1970 e 1980. Foi professor convidado na Universidade Católica de Lisboa e na Universidade de Berkeley. Atualmente era Diretor Presidente da Editora Vozes, professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis e Pároco da Igreja de Santa Clara.

Ver aqui matérias no jornal O Dia e no jornal O Globo.

Mensagens recebidas sobre o falecimento de Frei Moser:

Prof. Gustavo Sénéchal de Goffredo (JUR), Assessor Jurídico da Reitoria:

O falecimento do Frei Moser é uma perda lastimável.

Profa. Margarida de Souza Neves, Coordenadora do Núcleo de Memória:

Caro Padre Leonardo,

Foi com muita tristeza que recebemos no Núcleo de Memória a notícia da morte violenta do Moser.  Eu me lembro muito dele aqui na PUC-Rio.  Acho que são poucos os professores de hoje e de tempos passados cuja presença, a palavra e a atuação fossem tão opostas a qualquer tipo de violência ou desrespeito ao outro.  Me lembro dele firme, corajoso e com opiniões inequívocas, mas sempre próximo, discreto e compreensivo.  A violência é sempre absurda, mas esse absurdo fica mais evidente quando atinge a alguém perto de nós, e alguém cuja vida esteve a serviço da ética, da solidariedade e dos mais pobres. 

Por favor, diga aos professores da Teologia, muitos deles ex-alunos do Moser, aos alunos e funcionários do Departamento, que a equipe toda do Núcleo de Memória se sente muito próxima de vocês nesse momento de tristeza.  Caso isso seja possível, mande um abraço solidário à família dele, aos franciscanos de Petrópolis e à toda a equipe da Editora Vozes, onde ele, certamente, fará uma falta enorme.

Profa. Ana Waleska Mendonça, Departamento de Educação:

Aos colegas da Teologia,

Fiquei profundamente chocada com a notícia da morte violenta do Frei Moser. Eu tive o privilégio de ser sua aluna, quando, no início dos anos 1970, cursei algumas disciplinas do curso de Teologia que se abria aos leigos. Lembro-me muito dele, à época bem mais jovem, com os cabelos louros, risonho, mas sempre firme nas suas posições que refletiam uma visão de Igreja aberta e sensível ao mundo de hoje e particularmente às necessidades dos mais pobres.

Quero me juntar à Margarida e lembrar com tristeza que, num espaço curto de tempo, perdemos duas figuras ligadas à universidade por conta dessa violência absurda em que vivemos.

É uma enorme perda.

Prof. Luiz Camillo Osorio, Departamento de Filosofia:

Caro Padre Leonardo e demais colegas da Teologia,

Meus sentimentos e um abraço solidário.
 

Frei Antonio Moser. Fonte: currículo Lattes.
Frei Antonio Moser. Fonte: currículo Lattes.