Mensagem do Prof. José Eugênio Leal, diretor do Departamento de Engenharia Industrial (18/02/2016):
Informo que o velório do Prof. Carlos Patrício Samanez, vítima de um suposto latrocínio, será [...] dia 19/02, no Crematório de São Francisco Xavier do Caju.
Por sugestão de Claudio, filho do Prof. Carlos Patrício, orientamos aos que desejarem comparecer, para que estejam lá por volta das 15 horas, visto que o corpo poderá ser velado por aproximadamente 30 minutos, período em que teremos a oportunidade de prestarmos nossas homenagens ao Prof. Carlos Patrício.
Às 16:00 horas, haverá a cerimônia de cremação apenas para os familiares.
Informo ainda que a missa de sétimo dia será realizada em 22/02/2016, 2ª feira, às 18:00 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus localizada no Campus da PUC-Rio.
Mensagem do Prof. José Eugênio Leal, diretor do Departamento de Engenharia Industrial (17/02/2016):
Caros colegas:
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso colega Carlos Patrício Samanez, do Departamento de Engenharia Industrial, ontem, dia 15 de fevereiro, aparentemente vítima de um latrocínio.
Logo que tivermos notícia, informaremos sobre o velório e o funeral.
Mensagem do Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Reitor da PUC-Rio:
Consternado com o trágico falecimento do Professor Carlos Patrício Samanez, transmito, em meu nome e de toda a Universidade, a minha solidariedade ao Departamento e aos familiares do Professor Samanez, que colaborou em prol da excelência do ensino na Universidade, por muito tempo, respeitado e estimado pelos alunos e professores.
Peço a Deus que conforte a família do Professor e lhe conceda o prêmio da Vida eterna.
Contem com as nossas orações.
Mensagem do Prof. Khosrow Ghavami, Departamento de Engenharia Civil:
Profundamente lamento o falecimento do nosso colega Carlos Patrício Samanez, do Departamento de Engenharia Industrial, que era muito querido entre os seus amigos. E [...] lamento que o governo e prefeitura do Rio do Janeiro não estão cuidando a segurança do seu povo.
Mensagem do Prof. Reinaldo Castro Souza, Departamento de Engenharia Elétrica:
Faço minhas as palavras do Ghavami. Onde vamos chegar com tanta violência nesta cidade, neste estado, neste país. Sinto muito pelo Carlos Patrício e imagino o que vocês do Departamento de Engenharia Industrial, seus alunos e sua família devem estar sentindo.
Recebam meu abraço carinhoso e que Deus dê o conforta a família do Patrício num momento tão difícil como este
Mensagem do Prof. Eugenio Kahn Epprecht, Departamento de Engenharia Elétrica:
Nem sei o que dizer, é revoltante...
Nem parece verdade...
Não poderei, claro, estar presente no velório/enterro mas meu coração está aí.
Mensagem da Profa. Angela Wagener, Departamento de Química:
É um choque para todos e meu coração está com a família de nosso colega. Para onde caminha este país?
Mensagem de Gustavo Santos Raposo, doutor em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio:
Meu amigo Carlos Patricio Samanez, foi com uma profunda tristeza que recebi a notícia de que não poderemos desfrutar, ao menos nesse mundo que conhecemos, do convívio com você. Apesar da revolta pela forma abrupta e violenta com que tudo se deu, guardo na memória e no coração apenas as boas lembranças e a grande amizade que construímos. Me arrependo de não ter te dito mais vezes da grande admiração que sinto por você. Tenho certeza de que Deus reservou um lugar especial para o Senhor; e Ele certamente saberá reconfortar os seus entes e amigos queridos que aqui ficaram. Um grande abraço Mestre e obrigado por todos os ensinamentos!!!
Mensagem da Profa. Mônica Naccache, Departamento de Engenharia Mecânica:
Prezado José Eugenio,
Em nome do Departamento, por favor transmita nossa solidariedade e nossos sentimentos de profundo pesar aos familiares e amigos.
Mensagem do Prof. José Marcus Godoy, Departamento de Química:
Carlos Patrício assassinado na Quinta da Boa Vista, turista argentina atacada e morta na Praia de Copacabana, tiroteio no Leme, etc e tal. Pontos nobres da cidade, imagine só como andarão as demais regiões.
Além da saúde pública e da educação, a segurança pública também parece estar falindo. Por hora, só nos resta rezar para não sermos os próximos e nos solidarizarmos com a família do Carlos Patrício.
Mensagem do Prof. Madiagne Diallo (licenciado), Departamento de Engenharia Industrial, Ministro Conselheiro do Governo do Senegal:
Sempre a serviço, nunca visto sem aquele sorriso, primeiro gesto dele uma tapa no ombro e a pergunta, “rapaz, está tudo bem?”.
Resumo de alguém que sempre desejou paz a todo mundo. Essa paz que infelizmente nunca chegou.
No caminho da paz a alma se foi: certamente, num passeio em que buscava uma paz interior, mais energia na busca a soluções aos problemas de finanças corporativas e públicas, mais vida para rejuvenescer e melhor servir a comunidade, as ciências e a sua família; nesse caminho encontrou o mal espírito, o diabo que de vez abortou um grande sonho de um pai de família que sacrificou cada segundo da sua vida a serviço da comunidade para garantir, pão, leite, carne, ... um pouco de felicidade brincando um dia com netos ao aposentar-se dignamente.
Impulsionador da área de finanças do Departamento de Engenharia Industrial, sem dúvida nos deixa um profundo buraco, como também um desafio na pesquisa que convida toda comunidade brasileira a pensar para a solução do problema: por quê isso?
Esta crise econômica e política que vem se juntar à eterna crise sociocultural deveria ser aproveitada para repensar as profundidades da sociedade brasileira e pôr bases para uma nova partida.
À família do Emérito Professor Carlos Patrício Samanez, ao magnífico Reitor da PUC-Rio Prof. Pe. Josafá, aos colegas do Departamento e toda comunidade da PUC-Rio incluindo nossos amigos, ou mesmo devo dizer, por mérito dele e pelo seu serviço, ao Brasil, gostaria de apresentar meus profundos pêsames.
O Atlântico nos separa no momento; mas distância não existe para o espírito. Me inclino, pedindo a Deus que retribua os bem feitos do amigo Excelentíssimo Senhor Carlos Patrício Samanez por um paraíso muito confortável numa paz eterna! Ameen