Nota de pesar da Reitoria da PUC-Rio:
Com profundo pesar, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) comunica o falecimento do Professor José Luiz Mendes Ripper. Professor Emérito da PUC-Rio, Ripper contribuiu signifi cativamente para a consolidação da área de Design na Universidade.
Com olhar sempre voltado para a pesquisa, a experimentação e o aprendizado contínuo, o Professor Ripper viu no conhecimento um processo dinâmico, essencial para a formação integral dos indivíduos em consonância com a identidade e missão da nossa Universidade. O Professor Ripper nos deixa sua visão sempre à frente de seu tempo, e sua busca serena por novas perguntas, novas curiosidades e novas investigações.
Neste momento de tristeza, a PUC-Rio se solidariza com seus familiares, amigos, colegas e ex-alunos, reconhecendo a importância de suas contribuições e a marca fundamental que o Professor Ripper deixou em nossa Comunidade Universitária.
Pe. Anderson Antonio Pedroso S.J., Reitor
Nota do Departamento de Artes e Design:
O Departamento de Artes e Design comunica à comunidade PUC-Rio, à rede de amigos e profissionais o falecimento do professor José Luiz Ripper no dia 14 de março de 2025. O professor foi um dos fundadores do dAD e um dos pilares do projeto pedagógico do curso.
Celebrando a importância da sua trajetória, recebeu em 2020 o título de professor emérito da PUC-Rio, e em 2014 foi feita uma publicação que organizou a abrangência da sua obra. Em 2024, foi homenageado no Corredor Cultural da Gávea do Rio com a exposição Laboratório de Investigação em Living Design (LILD): pioneirismo e memória, onde foram expostas obras e material fotográfico sobre o seu trabalho pioneiro na utilização do bambu.
José Ripper deixa um legado para alunos, colegas e profissionais que o manterá vivo como um eterno mestre para a instituição e para sociedade.
Desejamos que essa trajetória seja, neste momento, um conforto para a saudade em cada um de nós.
“As mãos que foram feitas de barro, que fazem com barro, que serão feitas de barro novamente. Para que da lama, da terra e da água, através das nossas mãos humanas, venha a nascer um mundo.
Ripper nos presenteou e continua nos presenteando, em sua trajetória, a busca de uma era, de um novo tempo de mãos, não apenas como mãos que manipulam e usam, mas mãos para construir um tempo de fazer e de pensar, digamos, mãos universitárias, mãos transformadoras”. Arturo Chicano (2024)
Nota de pesar do Decanato do CTCH:
O Decanato do CTCH manifesta seu pesar pelo falecimento do Professor Emérito José Luiz Ripper. Pesquisador visionário, sua presença em nossa universidade, em especial no Departamento de Design, sempre foi iluminadora, abrindo a universidade para formas heterogêneas, mas não menos rigorosas, de conhecimento e pesquisa. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, colegas e ex-alunos que conviveram com ele ao longo de tantos anos.
Prof. Luiz Camillo Osorio, Decano do CTCH
Nota do Departamento de Arquitetura e Urbanismo:
O Departament de Arquitetura e Urbanismo lamenta profundamente o recente falecimento do nosso amigo, arquiteto, urbanista e professor José Luiz Ripper, cuja trajetória impactou gerações de arquitetos e designers, unindo excelência acadêmica, inovação, acessibilidade e sustentabilidade.
Ripper foi um dos fundadores do Curso de Artes e Design e um dos responsáveis pela criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio em 2001. Em 2010 recebeu o título de professor emérito pela PUC-Rio. Sua carreira foi marcada pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias acessíveis, com foco em materiais naturais e soluções para inclusão e bem-estar social.
Estendemos nossos sentimentos de pesar e solidariedade a todos os amigos e familiares.
Nota de pesar da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio:
A Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio presta suas homenagens, lamentando o recente falecimento do arquiteto, urbanista e professor José Luiz Ripper.
Um dos fundadores do Curso de Artes e Design e responsável pela criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio em 2001, Ripper deixa um legado de inovação e impacto com seu trabalho como professor, artista e visionário.
Sua trajetória de vida e contribuições para a sociedade estão registradas em um livro publicado em 2014, que mostra sua maestria no uso do bambu no Design e em produtos e estruturas.
Ao longo de sua carreira acadêmica, contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento e práticas sustentáveis – com foco em materiais naturais e soluções para os espaços, sempre com um apelo social.
Deixamos aqui nossas reverências e homenagens a esse professor, que ficará marcado na história da PUC-Rio. E registramos os nossos sentimentos e solidariedade a todos os amigos e familiares.