MENSAGEM DO REITOR
em homenagem à Professora Angela Maria de Randolpho Paiva.
Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 2023.
Com profundo pesar, a PUC-Rio recebe a triste notícia do falecimento da estimada Professora Angela Maria de Randolpho Paiva. Ao longo de sua destacada carreira como Socióloga e Pesquisadora no Departamento de Ciências Sociais, consolidou-se como uma referência significativa em pesquisas sobre direitos humanos, religião e política, relações raciais, movimentos sociais, juventude e ação afirmativa.
A Professora Angela Paiva foi um exemplo notável de dedicação, destacando-se pela sua excelência acadêmica e, sobretudo, pela humanidade em suas ações. Desde 2014, desempenhava o papel de Coordenadora Central de Cooperação Internacional (CCCI) da PUC-Rio, e, em setembro deste ano, foi nomeada membro do Conselho de Identidade e Missão da Universidade, uma instância de discernimento ligada à Reitoria da Universidade.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos enlutados. Que o legado e o exemplo da querida Professora Angela Paiva continue a nos inspirar e fortalecer no caminho para o bem.
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.
Reitor
Prof. Marcelo Burgos, Diretor do Departamento de Ciências Sociais:
Em nome do Departamento de Ciências Sociais, onde nossa querida Angela trabalhou em seus quase 25 anos de PUC-Rio, gostaríamos de agradecer pelas palavras de conforto e de condolências a nós direcionadas. Angela foi uma verdadeira âncora de nosso Departamento, na sala de aula, na pesquisa e na orientação. Pela pessoa que era, aberta, generosa e extremamente comprometida com a instituição; e por sua atuação como intelectual pública, que atravessava temas como movimentos sociais, ações afirmativas, direitos humanos, e cultura cívica. Sua partida nos deixa desolados, mas com um sentimento imenso de gratidão por tê-la tido conosco por todo esse período. Aos colegas, estudantes, funcionários e amigos, esperamos encontrá-las/los na missa de 7º dia, que será realizada no próximo dia 15, às 18hs, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio.
Homenagem do Departamento de Ciências Sociais à Profa. Angela Paiva:
O Departamento de Ciências Sociais fará 70 anos em 2024, a Professora Angela Randolpho Paiva participou de quase 25 anos dessa história. Sua presença e atuação tiveram e tem uma importancia extraordinária em todas as dimensões que um departamento exige. Angela foi criadora institucional, desenhou e implantou a licenciatura em Sociologia, desenhou e coordenou o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memoria Afrodescendente (Nirema), e dirigiu a cátedra Fullbright, tendo sido responsável por promover intenso e fértil intercambio do Departamento com pesquisadores internacionais, especialmente nas áreas de estudos raciais e interseccionais.
Como pesquisadora, atuou e publicou artigos e livros em diversos temas como direitos humanos, ações afirmativas, movimentos sociais, religião, cultura cívica e educação, inscrevendo o Departamento no debate acadêmico nessas áreas, tendo também incidência no debate público, sempre com grande preocupação e compromisso com a democracia e a cidadania.
Angela foi uma grande orientadora, provavelmente a mais procurada por nossas alunas e alunos de pós, certamente por sua notória capacidade didática e pela forma segura com que os introduzia no universo da pesquisa e da produção acadêmica. Disso também são testemunhos os inúmeros livros que ela organizou reunindo a participação de suas orientandas e orientandos, inclusive o último, intitulado Movimentos e Coletivos Sociais, publicado há pouquíssimos meses.
Foi também uma exímia professora, sempre muito preocupada em se comunicar e escutar seus alunos, e em ensinar e aprender. Eu próprio sou beneficiário dessa sua competencia docente, porque tive o privilégio de dividir com ela, durante anos, a sala de aula em um curso de Especialização em Sociologia Política e Cultura.
Além de tudo isso, Angela foi uma grande colega de Departamento, do qual foi diretora por dois mandatos. Sempre aberta ao diálogo, sempre atenta, sempre cuidadosa na relação com os colegas, teve papel importante na implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, tendo sido ainda uma das criadoras e principal incentivadora do Grupo de Estudos Direitos, Reconhecimento e Desigualdade (Gedred).
Intensa no trabalho, constante, presente e atuante, Angela nos fará uma falta gigantesca, mas seu legado nos faz pensar em vida e em futuro, e na nossa responsabilidade enquanto universidade e cientistas sociais (tenho certeza de que ela gostaria de me ouvir falando isso e portanto falo em nosso nome!)
Querida Angela, em nome do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, ao qual você dedicou o melhor de sua energia pessoal e profissional, o NOSSO MUITO OBRIGADO!
Texto do Prof. Danilo Marcondes, do Departamento de Filosofia:
Todos nós temos em alguma medida encontros com pessoas notáveis! Para mim, Angela Paiva foi uma dessas pessoas. Sem dúvida uma das melhores pessoas que conheci na PUC e com que trabalhei. Angela era tranquila, mas firme; tolerante, mas exigente; flexível, mas eficiente, objetiva, mas criativa. Pesquisadora com muitos trabalhos de grande relevância publicados; orientadora de um grande número de teses e dissertações, professora admirada por seus alunos. Angela teve carreira internacional importante, exercendo cargos de direção na LASA e na BRASA. Mas, apesar de tudo isso era uma pessoa sem vaidade, de grande simplicidade no trato e sempre muito acolhedora. Fizemos muitas viagens para memoráveis encontros internacionais de universidades, ela enquanto Coordenadora Central de Cooperação Internacional, eu como Coordenador de Internacionalização. Recebíamos junto com o pessoal da CCCI muitos representantes de universidades estrangeiras interessadas em convênios e intercâmbios. Ao final desses longos dias de trabalho, que incluíam almoços e recepções oferecidas por universidades parceiras. Angela era infatigável, sempre disposta e bem-humorada. São lembranças que permanecerem, ela nos fará muita falta.
Outras Mensagens
Prof. Júlio César Valladão Diniz, Decano do CTCH:
O Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas lamenta com profundo pesar o falecimento da nossa querida amiga, colega e professora Angela de Randolpho Paiva, do Departamento de Ciências Sociais.
Nossa solidariedade e apoio aos familiares e amigos da Angela Paiva nesse difícil momento.
Prof. Sidnei Paciornik, Decano do CTC:
O Decanato do CTC gostaria de expressar seu pesar pelo falecimento da Profa. Angela de Randolpho Paiva, do Departamento de Ciências Sociais e da Coordenação Central de Cooperação Internacional.
Nesse momento de tristeza, expressamos nossos sentimentos aos familiares e amigos.
Prof. Henrique Estrada Rodrigues, Diretor do Departamento de História:
Em nome dos docentes do Departamento de História, gostaria de manifestar o profundo sentimento de consternação pelo falecimento da querida Angela de Paiva.
Presença fundamental no campus, através da combinação virtuosa de afeto e comprometimento institucional, ela soube cultivar sólidos laços de amizade e de colaboração com nosso Departamento. Sua calorosa presença e sua capacidade de escuta marcou definitivamente nossos vínculos com a CCCI, que Angela dirigiu com tanta competência.
Que os colegas na CCCI e no Departamento de Ciências Sociais e, especialmente, sua família e amigos mais próximos, reúnam forças para enfrentar este momento.
Profa. Luciana Fontes Pessôa, Diretora do Departamento de Psicologia:
Em nome dos professores e funcionários do Departamento de Psicologia, lamentamos profundamente o falecimento da Profa. Angela de Randolpho Paiva, do Departamento de Ciências Sociais e da Coordenação Central de Cooperação Internacional. Aos familiares e aos amigos, nossa palavra de conforto neste momento de tristeza.
Professor Alexandre Montaury Baptista Coutinho, Diretor do Departamento de Letras:
O Departamento de Letras manifesta profundo sentimento de pesar pelo falecimento da Professora Angela Paiva. Sentiremos muita falta da sua calorosa presença no campus da PUC e do convívio produtivo, que sempre caracterizou as relações entre a CCCI e o Departamento de Letras.
Em meu nome pessoal e em nome do Departamento, faço votos de que familiares, amigos e colegas possam encontrar conforto na memória de momentos bons compartilhados com a nossa querida Angela.
Profa. Cristina Carvalho, Diretora do Departamento de Educação:
Em nome do Departamento de Educação, e em meu nome, manifesto sentimentos de profundo pesar aos familiares e amigos da Professora Angela Paiva, que tanto contribuiu para a PUC-Rio e em atividades desenvolvidas pelo nosso Departamento.
Angela era sinônimo de acolhimento, delicadeza, competência, e vai fazer muita falta!
Ficam os votos de que os inúmeros amigos tenham muita força para superar esse momento.
Profa. Isabel Rocha de Siqueira, Diretora do Departamento Instituto de Relações Internacionais:
Me solidarizo com a família, o Departamento de Ciências Sociais e todas as colegas que vão sentir sua falta.
Que ela esteja em paz,
Prof. Adriano Pilatti, Departamento de Direito:
Dia de grande tristeza e profundo luto para todos nós...
Lamento profundamente a perda que toda a Comunidade Universitária hoje enfrenta, e me permito realçar a falta que fará também ao Conselho Universitário, onde por tantos anos compartilhamos junto(a)s a honrosa missão de representar o Corpo Docente do CCS.
Que a família, as amigas e os amigos e todos seus entes queridos recebam todo o carinho, a solidariedade e o conforto necessários para enfrentar esse terrível momento.
Beijo grande, Angela! Tua memória há de nos iluminar sempre!
Prof. Fernando Espósito, Departamento de Arquitetura e Urbanismo:
Em nome do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, e em meu nome, expresso meus sentimentos de pesar à família, amigos e colegas da Professora Angela.
Um abraço carinhoso para todas e todos e muita força neste momento triste, mas também de muita gratidão por ter tido a oportunidade de conhecer à professora Angela.
Profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória da PUC-Rio:
Fico muito triste com a notícia da morte da Angela Paiva, colega que respeito e admiro e amiga de muitas conversas pelo campus. Acho que cada um de nós guardará uma lembrança muito especial da Angela, porque ela é uma pessoa muito especial. E uso o tempo do verbo no presente porque a memória não gosta de deixar as pessoas queridas no passado. A lembrança que eu guardo com mais carinho é da Angela rindo. E eu sei que muitas vezes esse riso gostoso era um ato de coragem.
Um abraço solidário à família da Angela, aos colegas do Departamento de Ciências Sociais, a todos os que trabalham na Coordenação Central de Intercâmbio Internacional, e aos muitos amigos que a Angela soube fazer na PUC-Rio.
Que ela esteja em Paz.
Profa. Tania Dauster, Departamento de Letras.
Sinto demais! Repouse em paz.
Profa. Maria Apparecida Mamede-Neves, Departamento de Educação:
Angela era delicadeza, competência, ternura que ela espalhava por onde passava. Seu sorriso contagiante tinha sabor de esperança. Um preço alto, mas que cativava. Morreu uma flor no Campus da PUC-Rio.
O meu carinho aos familiares. Ela está com o Pai!