Morreu, essa semana, o antropólogo e professor da UNICAMP Carlos Rodrigues Brandão. Carlos foi aluno de Psicologia da PUC-Rio, formado em 1965, muito ativo no movimento estudantil e na esquerda católica. Sua produção acadêmica e sua ação são de grande importância para o estudo dos movimentos populares e para a educação popular.
Carlos recebeu da PUC-Rio a medalha Dom Helder Camara, em reconhecimento pela importância social de seu trabalho, por ocasião da comemoração dos 70 anos da Universidade.
Carlos deixou uma linda carta aos amigos antes de partir, que reproduzimos no link em anexo (ver Saiba Mais ao final desta matéria).
Mensagem da profa. Lilia Schwarcz, publicada no Instagram:
Hoje faleceu o querido professor Carlos Rodrigues Brandão. Eu não o via faz tempo, mas sempre soube dele.
Foi o Brandão que me levou para a antropologia e para a Unicamp. Mudou minha vida como, tenho certeza, mudou a vida de um tantão de gente. Bondoso, simples, generoso, alegre ele sempre tinha uma palavra boa. Era grande teórico de uma educação para a liberdade e escrevia como bardo. Como poeta que era. Professor acadêmico reconhecido, na sua biografia se gabava de só ter pendurado na parede seus diplomas de escoteiro e de escalador. Basta ler a primeira frase da carta que Brandão deixou aos amigos para ter certeza da beleza de pessoa que hoje perdemos. Ele diz: “o melhor de mim são os outros”.
Segue em paz professor Brandão. E saiba, aonde estiver, que o melhor de nós (outros) é você.
O prof. Carlos Brandão tem um site no qual estão, segundo o próprio, "reunidos e disponíveis os meus livros, artigos e outros escritos".
Em 21/04/2021, o Jornal da PUC entrevistou o prof. Brandão: http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12080&sid=29
No site "a terra é redonda" a profa. Débora Mazza (do Departamento de Ciências Sociais da Unicamp) publicou uma homenagem ao prof. Brandão.
Sobre Carlos Rodrigues Brandão:
Licenciado em psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974); doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. Foi fellow do St. Edmunds College da Universidade de Cambridge. Foi professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor colaborador do POSGEO da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás. Atuou na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular. É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Lujan (Argentina), professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura.