lft-logo

Lançamento do site do Dicionário Cravo Albin da MPB

17 de Dezembro de 2001

O site é fruto de uma parceria entre a PUC-Rio, o Instituto Cravo Albin e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), e está hospedado na homepage da Biblioteca Nacional (www.bn.br).

Batizado com o nome do pesquisador e coordenador do projeto, Ricardo Cravo Albin, o dicionário tem verbetes abordando desde intérpretes, compositores e bandas até animadores culturais, passando por gêneros regionais e instrumentos. Segundo o prof. Júlio Diniz (LET), coordenador da pesquisa para os verbetes, o dicionário não exclui nenhum estilo e está aberto a qualquer pessoa que trabalhe com música popular brasileira, como críticos e estudiosos por exemplo.

A história da parceria que gerou o dicionário começou em 1995, inaugurando a fase de pesquisas. Seis anos depois, já com o apoio da Faperj e da Biblioteca Nacional, o dicionário chegou à internet, como resultado do trabalho de 25 pessoas - entre pesquisadores e redatores, todos professores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade - e da colaboração de muitos dos seus personagens, como músicos e especialistas.

| Referente a:  Departamento de Letras (LET)