Nota de falecimento do Departamento de Psicologia:
É com enorme pesar e tristeza que comunicamos o falecimento da ex-professora Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos, nossa querida Betinha, ocorrido ontem [16/01/2022]. Betinha dirigiu o Departamento de Psicologia por dez anos, em dois períodos de 1985 a 1989, e de 2006 a 2012.
De delicadeza e generosidade ímpares, foi responsável por inúmeras iniciativas pioneiras, desde a criação do Setor de Psicologia Comunitária, em 1972, passando pela implantação do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde e dos Estágios Básicos nos quais, com o olhar voltado para os serviços públicos de saúde, deu início aos Estágios Externos em Saúde Mental.
Tendo se aposentado no final de 2012, nunca perdeu o vínculo com o Departamento que, por quatro décadas, considerou extensão de sua casa. A ela nossa afetuosa homenagem e gratidão; aos familiares e amigos, nossa solidariedade. O velório será realizado amanhã, 18/01/22, na Capela 01 do Cemitério São João Batista, a partir de 8 horas. O sepultamento ocorrerá às 10 horas.
Profa. Luciana Fontes Pessoa, diretora do Departamento de Psicologia
Nota do prof. Júlio Cesar Valladão Diniz, Decano do CTCH:
É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento da ex-professora Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos, a Betinha, ocorrido ontem.
Em nome do Decanato do CTCH, gostaria de externar nossos mais profundos sentimentos e nos solidarizamos com a família, amigos, com o Departamento de Psicologia e seus colaboradores.
Mensagem da profa. Margarida de Souza Neves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio:
Queridos colegas,
quero me solidarizar com todos os que conviveram com a professora Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos, a quem chamávamos carinhosamente de Betinha, nesse momento de dor e de perda. Penso de modo muito especial nos professores, funcionários e alunos do Departamento de Psicologia.
Me lembro muito de uma conversa ótima que tive com ela, almoçando no Couve Flor, quando ela decidiu ir para Londres e ficar mais perto da filha, que estava grávida. Ela estava muito feliz com a decisão que tinha tomado, e quero recorda-la assim.
Que a família e os amigos tenham paz e força nessa hora difícil.