Nota de repúdio à pixação em sala do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

16/10/2018

Hoje pela manhã, um grupo de alunos e alunas de nosso Departamento encontrou no quadro de uma de nossas salas de aula uma mensagem que, manifestando apoio a um candidato à presidência da República e desqualificando de modo ofensivo o candidato seu oponente, era ilustrada pelo desenho de duas suásticas.

Tão logo fomos informados da ocorrência, entramos em contato com a Vice-Reitoria Comunitária de nossa Universidade. Sob a liderança desta, está sendo constituída uma comissão de inquérito, cujo propósito, entre outros, é identificar o(s) autor(es) do texto e dos desenhos.

De nossa parte, manifestamos o mais veemente repúdio a esse ato. Manifestações de ódio e de incitação à violência – porque é disso que se trata quando se reproduz a imagem da suástica – são incompatíveis com os princípios de respeito e amor ao próximo que pautam as relações em nossa Universidade. Como tal, devem ser denunciadas e combatidas sem trégua.

Prof. Otavio Leonídio, diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo
16 de outubro de 2018

Nota do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo:

O CAAU vem através desta nota repudiar o ato inaceitável e criminoso (crime previsto na Lei 7.716/89) de propagação das idéias nazifascistas em nossa Universidade. O caso foi documentado e encaminhado para o Departamento, que já está em contato com a Vice-Reitoria Comunitária. Diante da ascensão de movimentos opressores e agressivos de cunho fascista, nós do CAAU nos posicionamos como frente antifascista e nos solidarizamos com xs alunxs vítimas de agressões e nos colocamos à disposição daqueles que buscam amparo devido à angústia do panorama político.

CAAU/DAU
Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo / Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Nota do Núcleo de Memória da PUC-Rio:

A equipe do Núcleo de Memória da PUC-Rio, indignada com a inadmissível e criminosa pixação de caráter nazifascista encontrada essa manhã em uma das salas do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, manifesta sua solidariedade com os professores, funcionários e alunos do Departamento diretamente atingidos e com toda a comunidade universitária, também vítima dessa violência.

A memória da PUC-Rio é feita de realizações, de valores humanistas e de compromisso com a democracia e com a sociedade brasileira.

Por isso mesmo, fatos como esse não podem ser ocultados, silenciados e ficar impunes.

Profa. Margarida de Souza Neves, pela equipe do Núcleo de Memória da PUC-Rio

16 de outubro de 2018