lft-logo

Falecimento da Professora Eneida do Rego Monteiro Bomfim

08/02/2013

Morreu na noite do dia 08/02/2013 a professora Eneida do Rego Monteiro Bomfim. Grande colaboradora na administração central da PUC-Rio e pesquisadora reconhecida na área de Letras, Eneida era, principalmente, um ser humano extraordinário.

Muito querida por colegas, funcionários e ex-alunos, a professora Eneida do Rego Monteiro Bomfim nos deixou nesse início de fevereiro e sua figura ao mesmo tempo doce e firme será sempre lembrada com carinho por todos os que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com ela.

Eneida era bacharel e licenciada em Letras Clássicas pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Livre-docente em Língua portuguesa também pela PUC-Rio. Era Professora Emérita da PUC-Rio. E, por muitos anos atuou como professora do Departamento de Letras e foi Decana do CTCH.  Seus trabalhos em semântica e sintaxe e português arcaico fizeram dela uma pesquisadora reconhecida na área de Lingüística Histórica.

Os inúmeros e-mails que circularam pela rede da PUC-Rio e que estão reproduzidos aqui são testemunho do quanto Eneida era valorizada pela comunidade acadêmica tanto por seu trabalho intelectual quanto por suas qualidades humanas e por sua capacidade de contribuir para o coletivo da. Vida acadêmica da PUC-Rio.

Nos últimos anos, já como Professora Emérita, Eneida se dedicava com entusiasmo a dar continuidade ao monumental Dicionário iniciado pelo Padre Magne.

O Núcleo de Memória se une à dor dessa perda e à gratidão pelo trabalho e pela presença sempre tão positiva da professora Eneida na vida da PUC-Rio e manifesta à família sua solidariedade.

Mensagens enviadas sobre a professora Eneida Bomfim:

"Prezados professores,
"Em nome do Departamento de Letras comunico com profundo pesar o falecimento da professora Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim.
"A vida profissional de Eneida foi com a PUC-Rio e ela era e continuará sendo a professora de todos como profissional e principalmente como exemplo de dedicação, seriedade, coerência ética e calor  humano.
"Durante mais de uma década foi decana do CTCH e como professora emérita prosseguiu pesquisando com a mesma dedicação e interesse exemplares. Neste momento de muita tristeza aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar junto a ela sentem orgulho e sabemos que sua história se expressará na vocação de todos.
"O departamento de Letras se solidariza com os familiares neste momento difícil.
Prof. Karl Erik Schollhammer
Diretor do Departamento de Letras

"Eneida foi uma das melhores e mais leais colaboradoras que tive, durante meus anos como Reitor.  Sempre disposta, sempre alegre, sempre amiga.
"Professora de mão cheia e conciliadora por natureza. Verdadeiramente construtora da paz. Por isso, o melhor elogio é o da bem-aventurança correspondente: 'bem-aventurados os que constroem a paz, porque serão chamados filhos de Deus'.
"Que a filha de Deus descanse em paz!"
Prof. Pe. Jesus Hortal Sanchez S.J.
Departamento de Teologia

"Prezados Professores,
"Venho, em meu nome, e no de toda a Vice-Reitoria Acadêmica, manifestar profundos sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos da professora Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim.
"Faço minhas as palavras dos colegas quanto à sua competência, caráter e dedicação à Universidade, alunos e professores, e à especial colaboração no âmbito do CTCH, em seus muitos anos de decania."
Prof. José Ricardo Bergmann
Vice-Reitor Acadêmico

"Em meu nome e de todo o Centro de Teologia e Ciências Humanas, no qual a profa. Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim exerceu destacada liderança, tendo sido, por largo período, estimada Decana, tanto por sua competência acadêmica e administrativa, quanto por sua delicadeza e atitudes éticas, apresento, neste momento de dor, a seus familiares, amigos e membros de nossa Universidade votos de condolências, unindo-nos a todos em oração."
Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio

"Caríssimos
"Temos na nossa PUC pessoas doces, seres humanos excepcionais, mas poucos se igualam a nossa querida Eneida. Minha permanente força e equilibrio nos anos que fomos companheiros nas reuniões de Reitoria.
"Com sua suavidade, sua candura, e por que não lembrar suas doces balinhas, que ajudavam a tranqulizar a todos nos momentos dificeis...
"Sua lembrança será, como Deus quer, eterna.
"Muitas saudades desse pessoa maravilhosa."
Prof. Luiz Roberto Cunha
Decano do CCS

"Em nome do Centro Técnico Científico e em meu próprio, gostaria de expressar nosso pesar pelo falecimento da profa. Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim, do Departamento de Letras. Eneida, com quem tive a oportunidade de trabalhar constantemente quando Decana do CCS, além de extremamente competente era uma destas raras pessoas que conseguem combinar generosidade e delicadeza no trato pessoal com firmeza de princípios.
"Manifesto nossa solidariedade aos seus colegas e amigos da PUC-Rio e à sua família."
Prof. Luiz da Silva Mello
Decano do CTC-PUC

"Em meu nome e de toda a Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa, manifesto profundo pesar pela perda da excelente acadêmica, que tantos serviços prestou à PUC, da grande amiga e ser humano que foi a Profa. Eneida, e solidariedade a seus familiares, em especial a sua filha Cristina, amigos e colegas."
Prof. Paulo Cesar Duque Estrada
Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa

"Queridos amigos,
"Com muita tristeza e dor, comunico o falecimento na noite de hoje da nossa querida Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim, professora emérita, ex-decana do CTCH, pesquisadora exemplar e, principalmente, um dos melhores seres humanos que a PUC já conheceu. Saudade daquela que me recebeu de braços abertos no Departamento de Letras em 1982 e que foi uma das responsáveis por eu ter me tornado professor universitário."
Prof. Júlio Diniz
Departamento de Letras

"Comparto seu pesar, Julinho, mesmo sabendo que sua vida foi apenas transformada."
Profa. Eliana Yunes
Departamento de Letras

"Em nome de meus colegas do Departamento de Ciências Sociais faço coro às lindas palavras já escritas nesta lista sobre a colega Eneida, e que sua família encontre o conforto, na certeza de que ela já está em paz."
Profa. Maria Sarah da Silva Telles
Diretora do Departamento de Ciências Socais

"Caros Colegas,
"Tive a oportunidade de conviver com Eneida muito proximamente durante a época em que ambas fomos decanas. Ser humano extraordinário, de uma generosidade ímpar, com quem muito aprendi.
"Deixo aqui o meu abraço carinhoso aos seus familiares, amigos e companheiros de PUC-Rio."
Profa. Gisele Cittadino
Departamento de Direito

"Colegas e amigos,
"Não posso deixar de dar meu depoimento sobre o significado de Eneida em minha vida acadêmica.
"Minha primeira banca como doutor foi na UFRJ, de uma doutoranda orientada por Mônica Rector. Eneida estava na banca e me surpreendeu pela delicadeza e respeito de seus comentários, sobretudo o cuidado em acalmar a candidata naquele momento estressante, que todos conhecemos. Foi um exemplo para mim; marcou minha própria atitude em tantas outras bancas de que participei. Enquanto decana, Eneida esteve especialmente atenta às necessidades do Departamento de Artes & Design, assistindo-nos, pari-passu, nos momentos da construção de nossa pós-graduação. Equipou boa parte da secretaria e disponibilizou-me, por exemplo, o computador em que hoje trabalho. Quando fui diretor do DAD, já não mais decana, Eneida veio a mim oferecer sua colaboração para o que se fizesse necessário. Era um ser altruísta, exemplar!
"Querida Eneida, tenho grande orgulho em tê-la em minha jornada. Deus lhe tenha bem!"
Prof. Luiz Antonio L. Coelho
Departamento de Artes & Design

"Queridos colegas e amigos,
"Expresso meu profundo pesar pelo falecimento de nossa querida Eneida.
"Amiga e conselheira em muitos momentos de minha carreira academica. Incansável frente ao Decanato do CTCH, onde deixou uma marca de dedicação e competência.
"Que Deus lhe dê o descanso merecido."
Profa. Rita Maria de Souza Couto
Departamento de Artes e Design

"Querido Karl e colegas de Letras,
"Em meu nome pessoal e em nome do Núcleo de Memória quero manifestar nossa solidariedade e nosso pesar pela morte da Eneida.
"Todos nos lembramos dela com carinho e sabemos o quanto ela trabalhou pelo Departamento e pela PUC-Rio.
"Por favor, caso seja possível, transmita à família da Eneida nosso abraço cheio de carinho."
Profa. Margarida de Souza Neves e Núcleo de Memória

"Conheci a Profa Eneida,
"Manifesto os sentimentos aos familiares e desejo que o Senhor lhe conceda a recompensa dos justos.
Prof. Dom Paulo Cezar Costa
Departamento de Teologia

"É com pesar que recebemos a notícia da morte de Eneida. Unimo-nos a sua família e amigos na dor e na esperança da ressurreição."
Profa. Maria Clara Bingemer
Departamento de Teologia

"Em meu nome e do Departamento de Educação manifesto meu carinho e pesar à toda sua família, em particular às filhas Inês e Cristina."
Profa. Sonia Kramer
Diretora do Departamento de Educação

"Como diretora e coordenadora da pós-graduação da Educação nos anos 1990, venho manifestar a minha tristeza pela morte de Eneida. Foi uma pessoa extremamente compromissada com a excelência acadêmica de nossa universidade.
"Venho manifestar nossa solidariedade à família de nossa querida Eneida."
Profa. Isabel Lelis
Departamento de Educação

"O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem lamenta profundamente a perda da Profa. Eneida – professora emérita, fundadora do programa de pós-graduação em Letras da PUC-Rio, para cujo crescimento e solidificação contribuiu enormemente como docente, pesquisadora e coordenadora, aliando sabedoria, solidariedade e generosidade com o ser humano. Ainda ativa no atual Programa de Estudos da Linguagem, deixa grande saudade entre colegas, funcionários e alunos. Que os valores que Eneida representa permaneçam orientando nossas ações."
Profa. Letícia M. Sicuro Corrêa
Departamento de Letras

"Comunicamos por meio desta nosso pesar pelo falecimento da professora Eneida. À família, amigos e colegas, os nossos melhores sentimentos."
Prof. Welles Morgado
Diretor do Departamento de Física

"O Diretor do Departamento de Matemática, prof. Lorenzo J. Díaz, e o corpo docente do DMAT manifestam grande pesar pela perda da profa. Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim, do Departamento de Letras."

"Mais uma vez cumpro a missão, como diretor do Depto. de Geografia, de enviar aos inúmeros amigos, ex-alunos, ex-colegas de trabalho e a todas as pessoas que tiveram a sorte de passar pela vida da Profa. Eneida o nosso pesar pela perda de mais uma pessoa fundante da memória da PUC-Rio."
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
Diretor do Departamento de Geografia

"Em nome do Departamento de Psicologia, expresso sinceros votos de pesar pelo falecimento  da inesquecível professora Eneida."
Prof. J. Landeira-Fernandez
Diretor do Departamento de Psicologia

Professora Eneida do Rego Monteiro Bomfim
Professora Eneida do Rego Monteiro Bomfim