O pesquisador Diego Penholato, mestrando em História pela USP, nos solicitou informações sobre Garrido Torres, economista que foi o primeiro Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio, entre 1968 e 1971. O pesquisador entrou em contato conosco por e-mail e depois fez uma visita ao Núcleo, na qual consultou os Anuários da PUC-Rio.
A partir dos Anuários e de pesquisa no acervo nos jornais Correio da Manhã e Jornal do Brasil, disponíveis em meio digital no site da Biblioteca Nacional, começamos a compreender o contexto de atuação de Garrido Torres na PUC-Rio, no momento em que a Universidade consolidava a Reforma Universitária e reestruturava sua base de financiamento, e para isso redefinia a atuação do Conselho de Desenvolvimento e criava a Vice-Reitoria de Desenvolvimento. Iniciamos, então, uma pesquisa no Arquivo da Reitoria, nas pastas identificadas com o Conselho de Desenvolvimento, desde a sua criação no início dos anos 1960, e com a Vice-Reitoria de Desenvolvimento, criada em 1968.
Alguns documentos diretamente relacionados a Garrido Torres foram selecionados e digitalizados, e enviados ao pesquisador. Dois bolsistas de IC do Núcleo de Memória foram envolvidos nesse processo, com a supervisão da Profa. SIlvia Ilg. A pesquisa permitiu uma maior compreensão de um momento importante na história da Universidade e da atuação do Conselho de Desenvolvimento e da Vice-Reitoria de Desenvolvimento.
