Fabricação de equipamentos de proteção individuais para profissionais de saúde na linha de frente

Produção de faceshields. Fonte: site do Departamento de Artes e Design.
19 de Março de 2020

Diante da constatação da falta de equipamentos de proteção individuais (EPIs) no mercado, professores, funcionários, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Artes e Design buscaram e modificaram projetos de EPIs já existentes (faceshields, óculos de proteção, etc) para que pudessem iniciar o mais rapidamente possível a produção destes equipamentos, utilizando a tecnologia de impressão 3D, para distribuir a profissionais de saúde em situação de risco na linha de frente contra o coronavírus. Posteriormente também foram produzidas máscaras, capotes, válvulas, entre outros equipamentos utilizados por médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde no Estado.
Estiveram envolvidos o Núcleo de Experimentação Tridimensional, o Laboratório de Modelos e Protótipos, o Laboratório de Volume Têxtil e o Laboratório de Processos Gráficos, não só na produção de EPIs mas também na divulgação de suas formas de uso. Foram doados para Hospitais, UPAS, Centros de Referência e também para os profissionais da Universidade que precisaram estar no campus mesmo em tempos de atividades presenciais suspensas.