2007, Dezembro
- Seminário Memória e Verdade
Teve o objetivo de lembrar as violações aos direitos humanos durante a ditadura militar brasileira. O encontro foi parte do evento comemorativo do Dia Internacional dos Direitos Humanos, organizado em conjunto com núcleos universitários da UFRJ, com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e organizações não-governamentais.
- Seminário As Três Vertentes da Proteção Internacional dos Direitos da Pessoa Humana: Princi pais Obstáculos e Avanços
Estiveram presentes o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) no Brasil, Luis Varesi, o assessor jurídico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a América Latina (Escritório de Buenos Aires), Gabriel Valladares, e o prof. Gustavo Sénèchal (JUR).
2007, Novembro
- Inicio das comemorações dos 40 anos do Departamento de Informática
O início das comemorações foi marcado por um concerto de cravo executado pela ex-aluna e professora do Departamento, Rosana Lanzelotte, que tocou obras de Scarlatti e Ernesto Nazareth, entre outros. O concerto realizou-se na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, e foi transmitido on-line através da plataforma Second Life.
a - I Colóquio Luso-Brasileiro
Com o tema Leibniz: Linguagem e Metafísica. O encontro teve com palestras da profa. Déborah Danowski (FIL), do prof. Luis César Oliva (USP) e do prof. Nuno Ferro (Universidade Nova de Lisboa), entre outros.
a - PUC pela Paz
Com o objetivo de mobilizar toda a comunidade acadêmica em torno da luta pela paz. Durante o evento, os alunos participaram de diversas atividades em toda Universidade. A organização foi do Diretório Central do Estudantes (DCE), Grupo Apostolado Intelectual da Rede Apostólica Inaciana (RAIAI), Decanato do CTCH, Pastoral Universitária, Cátedra Carlo Maria Martini, Cátedra UNESCO de Leitura, Cultura Religiosa e Centro Loyola de Fé e Cultura.
a - IX Conferência de Geografia
Houve palestras, exibição de filmes e apresentação de painéis com o tema O Rio de Janeiro sob o Olhar Geográfico
- Encontro de Econofísica 2007
Apresentou um panorama da área que aplica conceitos da Física no mercado financeiro. A programação atraiu 150 participantes, entre pesquisadores e estudantes. Um dos destaques foi a palestra A insustentável leveza dos conceitos entrópicos e suas aplicações em Econofísica, do físico Constantino Tsallis (CBPF).
a - XV Seminário Internacional da Cátedra Padre Antônio Vieira de Estudos Portugueses
Com o tema O Intelectual e o Espaço Público, o encontro teve o objetivo de discutir a questão do intelectual, redimensionada nos últimos anos.
- O Projeto Comunicar completou 20 anos de sua criação
Veja aqui o artigo "Memórias de uma redação que nascia", publicado no Jornal da PUC, no. 194, em 07/12/2007.
2007, Outubro
- Jornada comemorativa Paulo Freire: A Experiência de Um Legado
Programação: exposição Paulo Freire, cedida pelo Instituto Paulo Freire; Paulo Freire: uma biografia, com a profa. Maria Luiza Benício (Nead); Nead-Raízes Comunitárias: educação de jovens e adultos na PUC-Rio - proximidades e distanciamentos com a proposta freireana, com o prof. Renato Pontes Costa (Nead); mesa-redonda O Projeto Baixada - Uma Experiência de Adultos no Âmbito da Fundação Educar, com os professores Fernanda Nunes (EDU), Miguel Farah Neto (Unirio) e Teresa Cavalcanti (TEO); O Legado de Paulo Freire e o Movimento dos Pré-Vestibulares Comunitários, com o prof. José Carmelo Brás de Carvalho (EDU) e Reinaldo Guimarães (DBD).
a - XI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine)
O seminário reuniu pesquisadores para expor estudos acadêmicos na área do cinema. Houve também quatro mostras cinematográficas, além de lançamento de livros e a exposição "Cinema, Exposto", no Solar GrandJean de Montigny. Na abertura do encontro, a diretora Sandra Kogut promoveu a pré-estréia de seu filme "Mutum", vencedor do prêmio de melhor direção no Festival do Rio 2007.
- Seminário Afrobrasilidade: Recomendações e Desafios para a Implantação da Lei 10.3-639
Sobre a implementação da Lei de Estudos Obrigatórios da História da África e Cultura Afro-Brasileira. Organizado pelo Nirema e pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara), com a presença dos reitores da PUC-Rio, Cândido Mendes e UniPalmares. As mesas de debate tiveram os temas: História da África e Diáspora; Cultura Negra no Brasil; Identidade Étnica, Linguagem e Literatura.
- Workshop Novas Tecnologias e Serviços em Comunicação sem Fio
Sobre a tecnologia 3G e a TV digital. Os palestrantes discutiram a rapidez dos meios de comunicação e as novas formas de transmissão de dados, em encontro que contou com a presença de diversas empresas do setor de telecomunicações.
- Exposição e documentário sobre a Memória do Movimento Estudantil
A exposição foi organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) com apoio da Fundação Roberto Marinho, e realizada nos pilotis do Edifício da Amizade. No dia 08/10 foi lançado o filme Memória do movimento estudantil, do prof. Silvio Tendler (COM), com debate com o diretor, o vice-presidente da UNE de 1980 a 1981, Luiz Mariano, o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ), Daniel lliescu, e representante do DCE da PUC-Rio.
- Seminário Propriedade Intelectual como Instrumento Estratégico para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico
Realizado com o apoio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para disseminar a cultura da proteção intelectual entre pesquisadores, alunos e empresários e fomentar a formação de multiplicadores deste conhecimento. Houve apresentações de executivos de empresas emergentes de base tecnológica, especialistas da PUC-Rio e do INPI e de advogados do escritório Atem&Remer. Entre os temas abordados, a importância da PI no contexto do desenvolvimento tecnológico e industrial e os desafios para sua gestão e comercialização
2007, Setembro
a - Semana de Psicologia
Com o tema O Eu e o Outro (?). Participação do cineasta Silvio Tendler na mesa-redonda Imagem e Memoria: Glauber, em homenagem aos 40 anos de Terra em Transe; a mesa Caminhos e Descaminhos da Psicanálise teve a presença do prof. Carlos Alberto Plastino (JUR) e de Octavio Souza (Instituto Fernandes Figueira).
- Criação da Ilha do IAG no Second Life
O Second Life (SL), ambiente tridimensional virtual na Internet, busca ampliar as relações interpessoais ao diminuir a fronteira entre realidade virtual e vida real. O jogo apela para a criatividade do usuário, que pode interagir com jogadores de todo o mundo e fazer suas próprias criações. O Departamento de Administração deu o primeiro passo para a entrada da Universidade no programa e inaugurou a Ilha do IAG, durante a Semana de Administração. A partir dela foram transmitidas palestras em tempo real, com a participação de professores e alunos e teve, em média, dois mil acessos durante os três dias. A PUC-Rio seria, então, a única instituição no Brasil que contaria com um espaço dentro do jogo.
- Lançamento do site do Núcleo de Memória da Pós-Graduação e da Pesquisa
Evento realizado no Auditório do Decanato do CTC, com a presença do Reitor pe. Jesús Hortal Sánchez S.J., do Vice-Reitor Acadêmico, prof. José Ricardo Bergmann, de convidados de todos os departamentos, programas de pós-graduação e órgãos da Universidade, da equipe do Núcleo de Memória, assim como de pessoas relacionadas à história da pós-graduação e da pesquisa na PUC-Rio.
No evento foram apresentadas em slideshow imagens do acervo do Núcleo, além do próprio site. O Reitor pe. Hortal S.J. fez um discurso celebrando a iniciativa da criação do Núcleo, como base para a memória da PUC-Rio.
A profa. Margarida de Souza Neves fez uma breve apresentação do site, como um convite a que todos navegassem pelas suas páginas e ajudassem a construí-lo e à memória da Pós-graduação e da Pesquisa na PUC-Rio.
Como uma forma de ilustrar a importância da participação de todos, foram colocadas em exposição algumas fotos impressas da PUC-Rio onde aparecem pessoas em diversas épocas e circunstâncias, para que os presentes ajudassem a identificar estas pessoas. Veja aqui os resultados desse processo de identificação.
, - Fórum Brasil-Japão de Meio Ambiente
O encontro reuniu estudos ambientais realizados nesses dois países a fim de ressaltar o valor da natureza no momento atual. Entre os palestrantes brasileiros estiveram a vereadora Aspásia Camargo (RJ) e José Arimatéia Silva, chefe do Departamento de Florestas da UFFRJ. Do Japão, os convidados foram os professores Shuichi Kitoh e Shin Nagata, ambos da Universidade de Tóquio.
- Operações de Paz: Entre Avanços e Incertezas
Mesa-redonda com os professores Mônica Rafael Simões e José Manoel Pureza, do Núcleo de Estudos para a Paz, da Universidade de Coimbra, em Portugal. Os palestrantes abordaram a situação de países ocupados por missões das Nações Unidas, questionaram suas contradições e analisaram a ideologia que motiva estas ocupações.
- Palestra Jornalistas em áreas de conflito
Com Cristiane de Cássia (O Globo) e Khaled Abu Toameh (correspondente do jornal The Jerusalém Post (Israel), na Cisjordânia e Gaza). Cristiane falou sobre O Trabalho Jornalístico nas Favelas do Rio, e Khaled Toameh falou sobre Um repórter nos territórios palestinos.
2007, Agosto
- Seminário interdisciplinar Agressividade, Violência e Direitos Humanos
Trata-se de um evento internacional ligado à cátedra da Unesco, Direitos Humanos e Violência: Governo e Governança, projeto de cooperação das Nações Unidas, da qual fazem parte a PUC-Rio, a Unisinos, a Universidad Externado de Colômbia e a Universidad Carlos III de Madrid. O objetivo foi debater o processo de produção social e cultural da violência e seu impacto para a garantia e difusão dos direitos humanos. O seminário contou com a presença, entre outros palestrantes, do Reitor pe. Jesús Hortal S.J., do professor e ministro do Supremo Tribunal Federal Argentino Raul Zaffaroni, e do professor André-Jean Arnaud, da Cátedra Unesco.
a - Seminário Caminhos do Brasil
Com o ex-ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, os professores Paul Singer, da USP, e Roberto Romano, da Unicamp e o Secretário Nacional de Justiça, Antonio Carlos Biscaia. O objetivo da reunião foi discutir o desenvolvimento do país em diversas áreas, tais como política, economia e reforma agrária.
- Palestra Sociologia sagrada: uma abordagem francesa da dimensão religiosa do fascismo
Com o historiador e antropólogo Cario Ginzburg, que veio à PUC-Rio para o lançamento de em seu novo livro O Fio e os Rastros: a linha tênue que separa história e literatura, fatos e versões. Em sua palestra, discutiu as origens do fascismo a partir da releitura de Voltaire, Sade e Bataille.