Seminário Internacional Direito Ambiental no Início do Século XXI

31 de Maio de 2006

O seminário teve como tema central as perspectivas para a proteção do meio ambiente e o estágio atual do direito ambiental no mundo. O encontro celebrou a assinatura de convênios entre a PUC-Rio e universidades dos Estados Unidos e Austrália.

Programação: assinatura do convênio entre a PUC-Rio e as universidades norte-americanas Geórgia State University, Florida International University, Seattle University e Pace University, e a australiana Macquarie University; o prof. Guilherme José Purvin de Figueiredo, da Universidade São Francisco (USF), falou sobre Proteção do meio ambiente e advocacia pública; o prof. Clin Crawford, da Geórgia State University, apresentou A segunda geração do direito ambiental nos Estados Unidos da América; Perspectivas do direito ambiental na França foi apresentado pelo prof. Michel Prieur, da Université de Limoges, França; Antonio Herman Benjamin, do Ministério Público de São Paulo, apresentou Perspectivas do direito ambiental na Austrália/Oceania; os professores Michael Jeffery e Donna Craig, da Macquarie University,  Austrália, falaram sobre as Perspectivas do direito ambiental na União Européia; a profa. Mary Sancy, da Université d’Arlon, Luxemburgo, abordou Perspectivas da proteção do direito ambiental na União Européia; o prof. David Cassut, da Pace University, EUA, tratou das Perspectivas do direito ambiental nos Estados Unidos da América; o prof. Paulo Affonso Leme Machado, da Universidade Metodista de Piracicaba, SP, discorreu sobre o Direito Ambiental Brasileiro: Cidadania e Poder Público.