Homenagem ao jornalista Tim Lopes

18 de Novembro de 2003

A celebração pelo 53° aniversário do jornalista Tim Lopes reuniu alunos e professores do Departamento de Comunicação Social e de outros cursos para assistir a uma palestra sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes, dada pela socióloga Marlene Vaz, do Instituto WCF-Brasil, e a uma exposição sobre jornalismo investigativo com os premiados no Concurso Tim Lopes para Projetos de Investigações Jornalísticas, realizado em junho deste ano em São Paulo. Com a presença do Vice-Reitor Acadêmico, prof. Danilo Marcondes, do Diretor do Departamento de Comunicação Social, prof. Miguel Pereira, do representante da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Veet Vivarta, da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Beth Costa, da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), América Ungaretti, do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Nassif Elias, e do editor executivo da Rede Globo de Televisão Ali Kamel, além de Tânia Muri Lopes, irmã de Tim Lopes, e do jornalista Chico Otávio, do jornal O Globo, também foi lançado o livro O grito dos inocentes (Cortez Editora), no Rio de Janeiro. A publicação é uma espécie de manual sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes com o objetivo de capacitar estudantes e jornalistas na produção de matérias sobre o tema.