lft-logo

I Seminário da Pós-Graduação Em Comunicação

19 de Maio de 2003 a 21 de Maio de 2003

Refletindo a linha de pesquisa que inaugura o programa de Mestrado, o tema foi Comunicação de Massa: Representações e Práticas Sociais.

Seminários: Entre representações e mediações - qual o núcleo da comunicação?, por Vera Regina Veiga França (UFMG); Repensando os fundamentos da cultura de massa, por Eduardo Neiva Júnior (University of Alabama at Birmingham); O tic-tac do meu coração - a morte de Carmen Miranda na imprensa, por Eneida Maria de Souza (UFMG); A poética do filme - uma metodologia de análise no cinema, por Wilson Gomes (UFBA); Literatura e cinema - questões de adaptação e representação, por Randal Johnson (UCLA); O poético, o performático e o político - refletindo as mediações da representação em filmes recentes, por Angeluccia Bernardes Habert (COM); A televisão no Brasil - questões e perspectivas, por Nelson Hoineff (Jornal do Brasil); A comunicação e sua retórica, por Arlindo Machado (USP); O global e o local na teoria da comunicação, por José Carlos Rodrigues (COM); Mídia e representação indiciária, por Muniz Sodré (UFRJ); Narrativas paranóicas e o mal-estar da interpretação, por Vera Follain de Figueiredo (LET); A “estética da fome” e representações do Brasil, por Miguel Serpa Pereira (COM); O travesti, o híbrido e o integrado - identidades brancas na música popular brasileira, por Liv Sovik (UFRJ); Esporte, idolatria e identidade - a narrativa da imprensa na cobertura da Copa do Mundo de 2002 e a construção da história de Ronaldinho, por Ronaldo Helal (UERJ); Cenas urbanas - identidades fragmentadas, por Renato Cordeiro Gomes (LET); Texto/contexto - documentário e memória social, por João Luiz Vieira (UFF); Os novos realismos na arte e na cultura contemporâneas, por Karl Eric Schollhammer (LET); Representações do consumo na cultura de massa, por Everardo Guimarães Rocha (COM).