III Simpósio Brasileiro de Solos Saturados

22 de Abril de 1997 a 25 de Abril de 1997

Realizado  no  RDC, o Simpósio contou com a presença de diversos professores es­trangeiros.  Palestras: “From Theory to the Practice of Unsatured  Soil Mechanics", com o prof. D. G. Fredlund (University of Saskatchewan, Canadá); “The practice of Modelling Engineering Problems on Unsaturated Soils", com o prof. Brian Richards; "Relatos de Estados da Arte: Resistência e Deformabilidade  de Solos Não Saturados”, com os professores J. Jucá e Amaro Lins (UFPE), Erundino Presa (UFBA) e Tácio Campos (PUC-Rio); "Engineering Structures in Expansive Soils”, com Robert L. Lytton (Texas A&M  University); "Relatos de Estado da Arte: Medidas de Sucção e Condutividade Hidráulica em Solos Não Saturados”, pelos professores Fernando Marinho (EPUSP) e Eurípedes Vargas; “Latest Developments  in Caracterizing the Mechanical Behaviour of Compacted Unsatured Soils”, com o prof. Eduar­do Alonso (Universidad Politécnica de Catalunya);  "Relatos de Estado da Arte: Ensaios de Campo e Comportamento de Obras em Solos Não Saturados”,  pelos professores Orêncio Villar (USP/SC), Willy Lacerda (COPPE/UFRJ) e Paulo Cruz (EPUSP).