lft-logo

Escola de Sociologia e Política

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
Acervo do Prof. Paulo Novaes - Vice-reitoria de Desenvolvimento - parte 7 - bc0002_038 bc0002_038 1961 Colação de grau da Escola de Sociologia e Política.
Anuário da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro 1963 - eg0062_013 eg0062_013 1964 Aula Inaugural da PUC-Rio, “Análise da Situação Sócio-Econômica Brasileira”, proferida pelo Prof. Arthur Cezar Ferreira, da Faculdade de Filosofia, em 01 de março de 1963.
Colação de grau da primeira turma de Sociologia _
Criação do Instituto de Estudos Políticos e Sociais _
Criada a opção para formação em Economia na Escola de Sociologia e Política _
Documento de campanhas financeiras do acervo da Vice-Reitoria de Desenvolvimento - cg0151_025 cg0151_025 1966 Página do folder de divulgação da Campanha Financeira "Seja mais uma coluna da PUC". "25 anos de progresso e integração na comunidade". Breve histórico da PUC-Rio. Quantidades de alunos e expansão dos cursos nos últimos anos.
Formatura da primeira turma de Economia _
Fotos impressas do acervo Projeto Comunicar - cg0129_816 cg0129_816 1991 Padre Ávila em entrevista sobre a Escola de Sociologia e Política em comemoração aos 50 anos da PUC-Rio.
Fundação do Núcleo de Economia e Sociologia Aplicadas (NESA) _

O NESA estava vinculado ao Instituto de Estudos Políticos e Sociais, e tinha como objetivo atender à procura de pesquisas econômicas e sociais de caráter geral, por entidades públicas ou particulares, e de "conferir ao IEPS um papel ativo na formulação científica de uma política econômica e social brasileira" (Anuário PUC-Rio 1960, p.149).

Imagens e documentos de diversas fontes, produzidos entre os anos 1950 e 1990 - cg0150_012 cg0150_012 18/12/1967 Formatura de Regina Lúcia de Moraes na Escola de Sociologia e Política da PUC-Rio. Regina é filha de Evaristo de Moraes Filho.
Inauguração do Centro de Estudos Sociais _

Inauguração do Centro de Estudos Sociais, que tinha por objetivo estudar os problemas sociais do país.

Iniciadas as aulas do Instituto de Estudos Políticos e Sociais _

A sede do Instituto ficava na Rua Marques de São Vicente, 209, casa XVI da atual Vila dos Diretórios.

Instalação do NESA - Núcleo de Economia e de Sociologia Aplicada _

Ligado ao Instituto de Estudos Políticos e Sociais. Posteriormente denominado Departamento de Pesquisas Sociais.

O Instituto de Estudos Políticos e Sociais inicia a publicação de livros _

O Pe. Fernando Bastos de Ávilla, S.J. era o diretor responsável. O curso regular do Instituto foi iniciado em março deste mesmo ano.

Publicação do 1º Número da revista SPES - Síntese Política, Econômica e Social _

Distribuição do 1º Número de SPES - Síntese Política, Econômica e Social, revista de informação e doutrina do Instituto de Estudos Políticos e Sociais. O diretor responsável era o Pe. Fernando Bastos de Ávila  S.J..

Reconhecimento da Escola de Sociologia e Política _

Decreto 56.870.

Seminário sobre Relações Internacionais _

O prof. William Fox, da Universidade de Colúmbia, apresentou uma série de 13 conferências sobre os temas Sistemas de Estado, Ciências Políticas, População, Produtividade, Teorias de Relações Internacionais, Imperialismo, Descolonização, entre outros.

V Congresso Internacional da Federação das Universidades Católicas _

Realizado na Casa de Retiro Anchieta, com a participação de 40 reitores de todo o mundo. A PUC-Rio aproveitou a presença dos participantes do evento e promoveu um fórum com o tema Humanismo e Desenvolvimento Econômico.