Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
3º Simpósio de Química e das Engenharias Química e de Materiais _

Com o tema Trabalhando Sustentabilidade e Inovação por um mundo melhor, o encontro foi organizado pelo Diretório Acadêmico de Química e das Engenharias Química e de Nanotecnologia e Materiais (DAQEQ) e ofereceu palestras, minicursos, workshops, networking, Mesa-redonda e visitas técnicas.

4ª edição do Simpósio de Química e das Engenharias Química e de Materiais (SQM) _

O SQM PUC-Rio, evento organizado pelos alunos, possui como principal objetivo discutir os assuntos que estão em alta no mercado e oferecer aos participantes experiências diferentes das vivenciadas em sala de aula (com workshops, minicursos, visitas técnicas e networking).

Acervo do Decanato do CTC - cg0023_009 cg0023_009 5/1980 Laboratório de Hidrometalurgia - Projeto Manganês.
Acervo do Decanato do CTC - cg0023_010 cg0023_010 27/11/1980 Bancadas e armário com material e equipamento do Laboratório de Metalografia e Tratamentos Térmicos do ITUC. Os materiais e ferrosos e concretos empregados na Ponte Rio-Niterói foram analisados neste laboratório
Acervo do prof. Paulo Novaes - Vice-reitoria de Desenvolvimento - parte 2 - cg0036_077 cg0036_077 3/1980 Forno de indução elétrico desenvolvido sob a coordenação do prof. Astor Modesto de Souza. Utilizado para o tratamento térmico e fusão de ligas condutoras e elementos especiais.
Acervo do Prof. Paulo Novaes - Vice-reitoria de Desenvolvimento - parte 5 - cg0078_042 cg0078_042 27/11/1980 Bancadas e armário com material e equipamento do Laboratório de Metalografia e Tratamentos Térmicos do ITUC. Os materiais e ferrosos e concretos empregados na Ponte Rio-Niterói foram analisados neste laboratório.
Acervo do Prof. Paulo Novaes - Vice-reitoria de Desenvolvimento - parte 9 - bc0004_056 bc0004_056 3/1980 Forno de indução elétrico desenvolvido sob a coordenação do prof. Astor Modesto de Souza. Utilizado para o tratamento térmico e fusão de ligas condutoras e elementos especiais.
Acervo do professor Alfredo Jefferson relacionado ao DCE da PUC-Rio - ak0018_008 ak0018_008 10/1977 Informes dos departamentos de Metalurgia e Engenharias Civil, Mecânica e Elétrica. Carteirinhas de Estudante, 15,00 na Casa VII da Vila. Jornal do CTC da chapa Alternativa do movimento estudantil da PUC-Rio, número 02.
Além dos 10E7 Ciclos: novo conceito em fadiga _

Workshop e inauguração do Laboratório de Fadiga de Altíssimo Ciclo (LABFADAC). O laboratório é o único na América do Sul e um dos poucos no mundo a realizar ensaios ultrassônicos de fadiga em materiais estruturais e biomédicos. Evento do Departamento de Engenharia Química e de Materiais.

Aula Magistral do Prof. Roberto Ribeiro de Avillez _

Em sessão solene do Conselho Universitário, o Prof. Avillez (DEQM) tomou posse como Professor Titular da PUC-Rio e a ministrou aula Ordem no Caos: Entropia na Termodinâmica e na Comunicação.

Colóquio Hands off (my) Geology _

A palestra foi ministrada pela profa. Joan Esterle, chair da Vale UQ Coal Geosciences e The University of Queensland, na Austrália. Evento do Departamento de Engenharia Química e de Materiais.

Colóquio The Copper-Lithium-Magnesium-Hydrogen Auto-Catalytic System: Application to Ni-MH and Li-Batteries _

Com a Profa. Maria Helena Braga, da Universidade do Porto, em Portugal. Evento organizado pelo Departamento de Engenharia de Materiais.

Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência - CBRAVIC _

Realizado no Auditório do RDC, promovido pela Sociedade Brasileira de Vácuo. A sessão de abertura contou com a participação  do  Reitor  pe.  Laércio Dias de Moura S.J. e a palestra inaugural foi ministrada pelo  prof.  Eugênio  Lerner (UFRJ).  O  Congresso contou ainda com a presença de J.W. Corbun (IBM, Califórnia), presidente da American Vacuum Society. Fizeram parte da comissão organizadora os professores Bijoy K. Patnaik e Gilson B. Baptista, do Departamento de Física, e a Profa. Ivani Bott, do Departamento de Ciências dos Materiais e Metalurgia.

Folders do Acervo do prof. Alfredo Jefferson de Oliveira - iv0002_054 iv0002_054 2005 circa Apresentação do Curso de Engenharia Química. Oportunidades. Foto de laboratório. Endereço.
Folders do Acervo do prof. Alfredo Jefferson de Oliveira - iv0002_055 iv0002_055 2005 circa Apresentação do Curso de Engenharia Química. Opções (habilitações múltiplas), Corpo Docente e Infraestrutura. Foto de laboratório.
Folders do Acervo do prof. Alfredo Jefferson de Oliveira - iv0002_060 iv0002_060 2005 circa Apresentação do curso de Engenharia de Materiais e Metalurgia. Informações, endereço, atividades e interações profissionais e oportunidades profissionais.
Folders do Acervo do prof. Alfredo Jefferson de Oliveira - iv0002_061 iv0002_061 2005 circa Apresentação do curso de Engenharia de Materiais e Metalurgia. Corpo docente e infraestrutura. Opções (habilitações). Ilustração com um automóvel.
III Semana de Engenharia Química _

A III Semana de Engenharia Química, realizada no Decanato do CTC, reuniu palestras e minicursos organizados pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Química.

Inauguração do Laboratório de Fadiga de Altíssimo Ciclo (LABFADAC) - ac0022_003 ac0022_003 3/4/2019 Prof. Eduardo Brocchi, Diretor do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, na palestra sobre além dos 10E7 ciclos: Novo conceito em fadiga, promovido pelo DEQM.
Inauguração do Laboratório de Fadiga de Altíssimo Ciclo (LABFADAC) - ac0022_004 ac0022_004 3/4/2019 Priscilla Leandro Silva, Ph D, na palestra sobre além dos 10E7 ciclos: Novo conceito em fadiga, promovido pelo DEQM.