lft-logo

Departamento de Educação (EDU)

Título Código Dataordem decrescente Descrição
E AGORA? Covid-19: Inteligência Artificial e a Internet das Coisas _

Com a participação dos professores Markus Endler (INF), Marco Aurelio Pacheco (ELE), Caitlin Mulholland (JUR) e a doutoranda Camila Leporace (EDU).

Palestra Dialogue in Times of Crisis: The Legacies of Martin Bubber and Abraham Joshua Heschel _

Apresentada pelo Prof. Joseph Edelheit, da Saint Cloud University. Organizada pelo Decanato do CTCH, Departamento de Educação e Curso de Estudos Judaicos. Realizada na sala 42-LF.

Mostra de Projetos PUC-Rio / Universidade Federal de Juiz de Fora _

Foram apresentados e discutidos os projetos selecionados pelo Edital PUC/CAEd-UFJF, sobre Pesquisas em Avaliação de Competências de Educação Básica. O Prof. Manuel Palácios da Cunha Melo, Coordenador geral do Centro de Avaliação e Políticas Públicas para a Educação (CAEd/UFJF) apresentou a palestra Desafios da Pesquisa na Area da Avaliação de Competências da Educação. Evento realizado no Auditório F300.

1º Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação _

Educação, pesquisa e democracia; Diferenças Culturais, Espaços de Formação e Processos Educativos; Educação, Desigualdades sociais e Políticas Públicas; Ideias e instituições educacionais; Linguagens digitais, tecnologias e educação; Trabalho docente, currículo, aprendizagem e práticas pedagógicas foram os principais temas abordados.

Segunda etapa do colóquio A Razão _

Palestra como tema Brasil, com o prof. Dráuzio Gonza­ga (PUC-Rio) e Vicente Barreto (Fundação Casa de Rui Barbosa); Ciências Humanas, com o prof. Leandro Konder (EDU), o prof. Reginaldo di Piero (SOC) e Luiz Eduardo Soares; Comunicação Social, com o prof. Muniz Sodré (UFRJ) e o prof. Everardo Rocha (COM).

Colóquio Itinerários de Walter Benjamin no Brasil _

Programação: Walter Benjamim: Passagens, por Willi Bolle (USP); Walter Benjamim: Leituras e Apropriações I - A cidade como lugar de deslocamento do corpo e da linguagem na produção dos sentidos, por Gamba Junior (DAD), Marcelo Santana (UFF) e Maria Luiza Oswald (Uerj); Walter Benjamin: Leituras e Apropriações II - A infância e a história - As crianças e as histórias, por Márcia Cabral (UERJ), Claudia Maria Castro (FIL), Patrícia Corsino (UFRJ) e Rita Ribes Pereira (Uerj); Walter Benjamin: tempo e produção, por Kátia Muricy (FIL), Leandro Konder (EDU) e Olgária Mattos (USP).

Palestra Democracy, Human Rights, and the Responsibility to Protect _

Ministrada pela Profa. Cristina Lafont (Northwestern University, EUA). O tema da conferência foi a discussão a respeito da compatibilidade ou incompatibilidade entre direitos humanos e democracia. Participaram o Prof. Ralph Ings Bannell (EDU) e a Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Direitos Humanos, Profa. Márcia Nina Bernardes (JUR). Evento realizado no Auditório B8.

Palestra Compreendendo Nosso Mundo Complexo: Ensino e Aprendizagem de Questões Sociocientíficas Controversas _

Com o Prof. Ralph Levinson, da University College London.

Aula Inaugural do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação _

O tema da aula foi Didática: Desafios da Contemporaneidade, apresentada pela Profa. Vera Candau.

Os direitos da criança: estatuto e código em debate _

Os departamentos de Psicologia, Serviço Social, Educação, o Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor (NEAM) e o Centro Aca­dêmico de Psicologia (CAPSI) promoveram o encontro, realizado no Auditório do RDC. No debate foram discutidos os novos direitos da criança e do adolescente. Contaram com a presença de Alyrio Cavalieri, ex-Juiz de Menores do Rio de Janeiro; Antônio do Amaral, Juiz de Menores de Santa Catarina; Edson Passetti, da PUC-SP; Rodrigo de Souza Filho, do Movimento Nacional dos Meninos de Rua; Person C. Matias da Silva, da FAMERJ, e o Major Freitas, do Núcleo de Menores da PM.

Jornada comemorativa Paulo Freire: A Experiência de Um Legado _

Programação: exposição Paulo Freire, cedida pelo Instituto Paulo Freire; Paulo Freire: uma biografia, com a profa. Maria Luiza Benício (Nead); Nead-Raízes Comunitárias: educação de jovens e adultos na PUC-Rio - proximidades e distanciamentos com a proposta freireana, com o prof. Renato Pontes Costa (Nead); mesa-redonda O Projeto Baixada - Uma Experiência de Adultos no Âmbito da Fundação Educar, com os professores Fernanda Nunes (EDU), Miguel Farah Neto (Unirio) e Teresa Cavalcanti (TEO); O Legado de Paulo Freire e o Movimento dos Pré-Vestibulares Comunitários, com o prof. José Carmelo Brás de Carvalho (EDU) e Reinaldo Guimarães (DBD).

Palestra Ensino de Qualidade: por que é importante, o que é, como obtê-lo _

Apresentada pelo Prof. Chris Husbands, diretor do Instituto de Educação da Universidade de Londres. Evento organizado pelo Departamento de Educação.

Jornada de Orientações e Debates Destinada a Educadores Comunitários e de Movimentos Sociais _

Direcionada a profissionais que trabalham na inclusão educacional de adolescentes das comunidades carentes, a Jornada abordou o tema As Políticas de Cotas e Ação Afirmativa no Acesso ao Ensino Técnico e às Escolas Médias Diferenciadas: uma agenda propositiva junto aos movimentos comunitários. Participaram do debate os professores Francisco Cordão (Conselho Nacional de Educação), Carla Bertania C. Souza (SEEDUC), Carlos Artexes Simões (SESC Nacional), Fernanda Paixão de Souza Gouveia (Instituto Federal RJ), Lygia Vuyk de Aquino (Colégio Pedro II), Risomar Guedes (FAETEC), José Cláudio Teixeira (CEFET) e um representante do Instituto Ser Cidadão. Evento do Departamento de Educação, realizado no Auditório Padre Anchieta.

Conferência A importância da cultura visual das crianças: uma pesquisa etnográfica longitudinal na Educação Infantil e no Ensino Fundamental _

Com o prof. William Corsaro, da Universidade de Bloomington, Indiana. A palestra foi organizada pelo Grupo de Pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura.

I Seminário de Psicologia da Educação: Questões sobre a Inclusão na Escola _

Evento organizado pelo Curso de Pedagogia do Departamento de Educação.

2º Encontro Pedagógico de Professores da PUC-Rio _

A Profa. Rosália Duarte (EDU) trabalhou o tema Motivação para aprender.

Posse da Profa. Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza como Diretora do Departamento de Educação _

Realizada na Sala do Conselho Universitário com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos Siqueira S.J., dos vice-reitores, decanos, convidados e do ex-diretor do Departamento, Prof. Ralph Ings Bannell.

Jornadas de Pesquisas em Educação _

Todos os encontros foram realizados na sala L532. A abertura teve a apresentação da pesquisa O Processo de avaliação dentro da escola, seguida de debate com o prof. Cipriano C. Luckesi (UFBa) que no mesmo dia fez a palestra O que pratica a escola: verificação ou avaliação?. No dia seguinte, houve a apresentação do painel Educação/Trabalho, e debate com os professores Gaudêncio Frigotto (UFF) e Rosa Maria Ribeiro (IBGE); apresentação da pesquisa O valor social da educação e do trabalho em camadas populares urbanas. No ultimo dia, apresentação da pesquisa O fracasso escolar e a busca de soluções alternativas, e debate com Therezinha Nunes Carraher (UFPe) com o tema O pensamento lógico-matemático e a lecto-escritura.

Aula Inaugural do Departamento de Educação _

Professor de quê? – uma visão 8.3 das relações recíprocas entre ensino e aprendizagem – foi o tema da aula com a profa. Apparecida Mamede, pesquisadora sênior do CNPQ e professora emérita da PUC-Rio.

Jornada Pré-Tecs Comunitários - Promovendo a Formação para a Inclusão _

A Jornada teve objetivo de apoiar o protagonismo comunitário dos cursos preparatórios para o ensino médio-técnico, apresentar suas experiências, promover o diálogo entre os cursos e as escolas técnico-profissionalizantes e projetar uma rede de apoio técnico e financeiro aos Pré-Tecs junto às universidades. Jefferson Machado, do Pré-Tec Perfeita Alegria, de Nilópolis, Johny Giffoni, do Canal do Anil, de Jacarepaguá, e Thales Reis, do Construindo o Saber, de Rio das Pedras, ao lado do prof. José Carmelo (EDU), contaram suas experiências nos projetos. Além do painel, foram apresentadas propostas de inclusão e orientações técnico-pedagógicas do Senai, Senac, Faetec, Cefet e CIEE.

Páginas