lft-logo

Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
A Diáspora Africana e a Cidade do Rio de Janeiro - Cidade e Resistência _

Participantes: Angélica Ferrarez, doutora em História pela UERJ; Carla Nogueira, doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ; Luis Araújo, arquiteto e Cláudio Honorato, mestre em História Social Moderna pela UFF. Organização: Coletivo dos alunos da Pós-graduação em Arquitetura da PUC-Rio e Instituto de Memória e Pesquisa Pretos Novos (IPN).

A Visão de Cidades Biofílicas _

Com o prof. Tim Beatley, da Universidade da Virgínia. Participação da profa. Cecília Herzog (DAU) e do prof. Pierre-André Martin (DAU).

Abertura da Exposição Habitar o Mapa, no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro _

Organizada pelo Laboratório de Arquitetura Humanitária, ligado ao Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU-DAU). A Mostra está em exibição no Museu Histórico da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea, e reúne diversos mapas críticos que analisam a comunidade Vila Parque da Cidade. Os produtos exibidos fazem parte da primeira fase do projeto Potências Locais: cartografia de reconhecimento e ação.

Aprovado o projeto da Estação Científica de Fernando de Noronha, idealizado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo _

O projeto do Escritório Modelo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, é proveniente de um Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade e a Secretaria da Comissão Interministerial de Recursos do Mar realizado há cerca de seis anos. O Escritório Modelo apresentou a proposta de uma sede adaptada à natureza que a cerca. A previsão é que o espaço atenda 24 pesquisadores, tornando-se a primeira base acessível a pessoas com dificuldades de locomoção, com todos os ambientes adaptados.

Arquitetura dos abrigos de refúgio _

Fabio Sartori e Juliana Coelho, arquitetos da ACNUR, foram os palestrantes em atividade preparatória para o Congresso UIA2021 Rio/Rio2020 Capital Mundial da Arquitetura (encontro adiado para julho de 2021).

Arquitetura Ecológica _

Palestra com a especialista na área de construção sustentável, Dominique Gauzin-Müller, que apresentou um panorama sobre a arquitetura em madeira.

Arquitetura, Arte e Ralação _

Palestrante: arquiteto João Uchôa (Rock in Rio, Cidade do Samba, Centro de Treinamento do Flamengo, Bar do ZECA Pagodinho, escritório do Porta dos Fundos e BioParque do Rio).

Aula Aberta da Pós-Graduação em Paisagismo Ecológico _

Tema: Estruturando a agricultura urbana na França: juntos estamos mais fortes. Convidada: Anouck Barcat, presidente da Associação Francesa de Agricultura Urbana Profissional, AFAUP.

Aula Aberta – ATE – Entendendo o que é e como Calcular _

Palestrantes: Lúcia Vetter, subsecretaria Geral da Secretaria Municipal de Urbanismo, e o prof. Manuel Fiaschi (DAU).

Aula Inaugural do Departamento de Arquitetura e Urbanismo _

Com Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas – CUFA - e fundador do Laboratório de Inovação Social - LIS, sobre o tema Favela: A Potência do Brasil Invisível. Evento transmitido através do Youtube.

Aula Inaugural do Departamento de Arquitetura e Urbanismo _

Tema: Desafios políticos para a construção de uma cidade segura para as mulheres. Palestrante: arquiteta Monica Benicio, mestre em Arquitetura de Violência e Direito à Cidade.

Aula Magna do Departamento de Arquitetura e Urbanismo _

Com a jornalista Manuela D’Ávila.

Aula Magna do Departamento de Arquitetura e Urbanismo _

A aula foi ministrada pela Profa. Raquel Rolnik, da USP. A arquiteta e urbanista abordou a questão das cidades contemporâneas sob um olhar político e crítico.

Características Próprias da Legislação da Barra _

A palestra fez um recorte sobre as peculiaridades presentes na legislação da área, abrangendo todas as subzonas que compõem o Decreto 3046/1981. Com a profa. Lucia Vetter, da UERJ e da Secretaria Municipal de Urbanismo, e Miria Maleque também da SMU.

Cerimônia de Criação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo _

A comemoração realizou-se no Salão da Pastoral, com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., do Vice-Reitor Acadêmico Prof. José Ricardo Bergmann, do decano do CTCH, Prof. Paulo Fernando de Andrade, e da diretora do novo departamento, Profa. Maria Fernanda Lemos.

Ciclo de Conversas Mídia-Cidade: Arte Contemporânea Como Pensamento Sobre a Dimensão Urbana _

Com o objetivo de elaborar um pensamento crítico acerca da cidade a partir das práticas artísticas, o Ciclo de Conversas propiciou a investigação sobre  o lugar que a cidade ocupa na produção artística atual e explorou as perspectivas de interpretação do fenômeno urbano abertas por tais práticas. O encontro teve como convidada Eleonora Fabião, artista que realiza ações no espaço urbano, performer, teórica da performance e professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ.

Ciclo de encontros Além do mapa: cartografias urbanas _

Organizado em parceria pelos programas de pós-graduação dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo, História e Ciências Sociais, com o objetivo de reunir pesquisas recentes e discutir diferentes métodos e abordagens de mapeamento. Os encontros ocorreram nos dias 04, 11, 18 e 20/09.

Ciclo de Encontros Sentidos do Chão - Como Caminhar _

Palestrantes: prof. David Le Breton, da Universidade de Estrasburgo; Francesco Carer, arquiteto, e Patrícia Ferreira Pará Yxapy, professora e cineasta indígena brasileira.

Ciclo Internacional de Aula Aberta da Pós-Graduação em Paisagismo Ecológico - Cidades que Regeneram _

Com Oliver Hillel, da Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biologica da ONU, em Montreal, Canadá.

Cobertura fotográfica do Comunicar - 1990, 2000, 2016-2020 - ac0019_455 ac0019_455 25/9/2019 A jornalista Manuela D’Ávila na a Aula Magna do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Páginas