lft-logo

Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
Aprovado o projeto da Estação Científica de Fernando de Noronha, idealizado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo _

O projeto do Escritório Modelo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, é proveniente de um Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade e a Secretaria da Comissão Interministerial de Recursos do Mar realizado há cerca de seis anos. O Escritório Modelo apresentou a proposta de uma sede adaptada à natureza que a cerca. A previsão é que o espaço atenda 24 pesquisadores, tornando-se a primeira base acessível a pessoas com dificuldades de locomoção, com todos os ambientes adaptados.

Arquitetura Ecológica _

Palestra com a especialista na área de construção sustentável, Dominique Gauzin-Müller, que apresentou um panorama sobre a arquitetura em madeira.

Aula Magna do Departamento de Arquitetura e Urbanismo _

Com a jornalista Manuela D’Ávila.

Aula Magna do Departamento de Arquitetura e Urbanismo _

A aula foi ministrada pela Profa. Raquel Rolnik, da USP. A arquiteta e urbanista abordou a questão das cidades contemporâneas sob um olhar político e crítico.

Cerimônia de Criação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo _

A comemoração realizou-se no Salão da Pastoral, com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., do Vice-Reitor Acadêmico Prof. José Ricardo Bergmann, do decano do CTCH, Prof. Paulo Fernando de Andrade, e da diretora do novo departamento, Profa. Maria Fernanda Lemos.

Ciclo de Conversas Mídia-Cidade: Arte Contemporânea Como Pensamento Sobre a Dimensão Urbana _

Com o objetivo de elaborar um pensamento crítico acerca da cidade a partir das práticas artísticas, o Ciclo de Conversas propiciou a investigação sobre  o lugar que a cidade ocupa na produção artística atual e explorou as perspectivas de interpretação do fenômeno urbano abertas por tais práticas. O encontro teve como convidada Eleonora Fabião, artista que realiza ações no espaço urbano, performer, teórica da performance e professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ.

Ciclo de encontros Além do mapa: cartografias urbanas _

Organizado em parceria pelos programas de pós-graduação dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo, História e Ciências Sociais, com o objetivo de reunir pesquisas recentes e discutir diferentes métodos e abordagens de mapeamento. Os encontros ocorreram nos dias 04, 11, 18 e 20/09.

Cobertura fotográfica pautas do Comunicar 2016-2019 - ac0019_455 ac0019_455 25/9/2019 A jornalista Manuela D’Ávila na a Aula Magna do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Colóquio Direito à Cidade em Movimento: Vulnerabilidades nas Metrópoles _

Com representantes da UFRJ, Universitat Rovira i Virgili/Tarragona, UER, UNIFESP, UFRRJ, UFF, Fiocruz, Anhanguera JAC e UVA. Organizado pelos departamentos de Direito e Arquitetura e Urbanismo.

Colóquio Direito à Cidade em Movimento: Vulnerabilidades nas Metrópoles - ed0042_001 ed0042_001 1/12/2016 Palestrante do colóquio: prof. Jordi Jaria Manzano (Universitat Rovira i Virgili/Tarragona).
Colóquio Direito à Cidade em Movimento: Vulnerabilidades nas Metrópoles - ed0042_002 ed0042_002 1/12/2016 Palestrante prof. Jordi Jaria Manzano (Universitat Rovira i Virgili/Tarragona).
Colóquio Direito à Cidade em Movimento: Vulnerabilidades nas Metrópoles - ed0042_003 ed0042_003 1/12/2016 Palestrante prof. Jordi Jaria Manzano (Universitat Rovira i Virgili/Tarragona).
Colóquio Lugares e Memórias da Missão Francesa: Solar Grandjean de Montigny e os Debrets de Castro Maya _

Parte das comemorações dos 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil. Alguns dos temas foram: As Memórias do Solar de Montigny, com a Profa. Piedade Grinberg; Grandjean de Montigny e Debret: As Arquiteturas de Festa, com a Profa. Maria Pace Chiavari; Memórias de Debret a partir da Coleção de Castro Maya, com o lançamento do filme Os Rios de Castro Maya, dirigido pelo Prof. Silvio Tendler (COM); Debret Colecionador de Imagens da Cidade, com Jacques Leenhardt, diretor da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris; Coleção Debret e Construção da Memória Iconográfica do Rio de Janeiro, com Vera Alencar, diretora dos Museus Castro Maya – IBRAM. Evento organizado pelos departamentos de Comunicação Social e Arquitetura e Urbanismo.

Debate Remoções: Vazios Forçados _

Debate sobre as remoções que ocorreram na cidade do Rio de Janeiro na esteira das obras para as Olimpíadas. Houve a exibição de trecho do filme Remoção, com a presença do seu diretor, Luiz Antonio Pilar, o lançamento do livro SMH2016 - Remoções no Rio de Janeiro Olímpico, com a presença do autor, Lucas Faulhaber, e a apresentação da pesquisa Observatório de Projetos, da Profa. Ana Luiza Nobre (DAU). Evento organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Expo HIS 2016 - UIA 2020 _

O seminário reuniu professores e alunos de arquitetura e urbanismo para discutir o tema da habitação social, assentamentos informais e populações marginalizadas. Participação dos professores Maria Fernanda Lemos (DAU), Maria Lucia Pecly (UFRJ), Carolina Moreira de Hollanda (Unigranrio), Luis Madeira (DAU), Rafael Gonçalves (SER) e Marcelo Burgos (CIS).

Lançamento da coleção Pensamento da América Latina _

Mesa-Redonda com os autores Otavio Leonidio, Carlos Teixeira e Abílio Guerra. Evento do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Lançamento do livro Gestão de Recursos Hídricos: uma Reflexão para a Cidade do Rio de Janeiro _

A coletânea é o resultado da segunda edição do curso de extensão Os Desafios da Gestão Hídrica na Cidade do Rio de Janeiro. Produzido pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), com patrocínio da Fundação Cardinalle Paul Poupard, o livro apresenta, à luz da Encíclica Laudato Sí, a questão hídrica sob as perspectivas de diferentes áreas do conhecimento. Organizado pelos professores Luiz Felipe Guanaes, do Departamento de Geografia, Maria Fernanda Lemos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e Danielle Moreira, do Departamento de Direito.

Mesa-Redonda de lançamento do e-book Sérgio Bernardes: doutrina de uma civilização tropical _

O livro foi lançado pela Editora PUC-Rio. O debate teve a participação do autor, o geógrafo e diretor do NIMA, Luiz Felipe Guanaes Rego. Evento organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo e pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA).

Meu Primeiro Dia na PUC - ac0013_037 ac0013_037 11/8/2017 Recepção dos calouros de arquitetura de 2017.2.
Meu Primeiro Dia na PUC - ac0013_039 ac0013_039 11/8/2017 Recepção dos calouros de arquitetura no de 2017.2.

Páginas